O trabalho apresentado por Guilherme Brandão, analista de CTI da agência, foi selecionado entre as melhores apresentações orais

Em outubro passado, a agência de inovação tecnológica e social (agits) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participou de evento em Cuiabá composto de três encontros - nacionais e internacionais - para fortalecer as discussões e compartilhamento de informações na temática de inovação e sustentabilidade.  A apresentação oral do trabalho "Cienciometria, Patentometria, Altimetria: cultura de métricas e sua necessidade na Ciência atual” foi selecionada pelo comitê científico do Profinit e o artigo está sendo preparado para publicação em revista internacional.

"O trabalho defende a necessidade de massificação do uso responsável de métricas científicas para o planejamento e monitoramento da prática científica", explica Guilherme Brandão, analista de CT&I da agits, assessor externo da FAPESP e autor do trabalho. Os argumentos para essa prática são o aumento no número de publicações nos últimos 20 anos e do número de referências bibliográficas por publicação, além do fato da pesquisa disciplinar, atualmente, ser menos inovativa e disruptiva. 

Essa discussão iniciou-se no início de 2023 na Revista Nature, que apontou a produção de pesquisas interdisciplinares de qualidade e utilização maciça de métricas como ferramentas imprescindíveis para enfrentar o desafio de estruturar  pesquisas mais inovativas.

O trabalho apresentado por Guilherme  é inovador quando propõe igualar a cienciometria, a patentometria e a altimetria ao método científico, obrigatórias em todos os cursos de Ensino Superior do Brasil. Ainda, o trabalho propõe uma nova perspectiva estratégica, além dos rankings e do índice H, para as ferramentas cienciométricas.

Entendendo os nomes

Pode ser que alguns nomes acima ainda sejam desconhecidos e apontamos as definições,, com as palavras do especialista:

Cienciometria: é o ramo da sociologia da ciência que opera com as métricas da produção científica, como as bases de dados Scopus/Scival, Web of Science/Incites, Dimensions.

Patentometria: é um ramo da cienciometria, relacionado às métricas das patentes. Algumas bases como exemplo são: Lens, Derwent, LexisNexis, PatSnap.

Altimetria ao método científico: trata da análise da difusão e do impacto social da ciência nos diferentes ambientes online, podendo ser redes sociais como Twitter, Facebook, download de artigos com softwares especializados.

"Eventualmente pode-se apontar como inovador no Brasil a necessidade da cultura de métricas para a governança eficaz, eficiente e efetiva do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação ", complementa Brandão. Inovador, para ele, é a busca estratégica a partir de ferramentas cienciométricas pelos pontos (nós) que unem diferentes redes de autores e temas que obrigatoriamente se unem em um contexto de pesquisa interdisciplinar.

O diretor da agits, Marcos Bizeto e a vice-diretora Carla Duarte participaram das discussões e fizeram valiosas contribuições para a versão final do artigo, em especial porque em suas gestões fomentam a temática abordada no trabalho, a fim de trazer para o cotidiano da agência de inovação da Unifesp a pesquisa, a prospecção e a avaliação de temas e parcerias estratégicas por meio de estudos cienciométricos, patentométricos e altimétricos.

A seleção do trabalho por ser acompanhada neste link: https://www.youtube.com/watch?v=4uM6sbPKXoA