Parceria inédita envolverá educadores, profissionais da saúde e da computação de universidades, empresas e institutos de pesquisas

Desde abril, o Instituto de Tecnologia de Massachussetts, o MIT, realiza webinars e hackathons online para construir somit globalluções para a crise mundial de Covid-19. Já foram realizados eventos para os problemas enfrentados pela África, uso de banco de dados e dois “Beat the pandemic”. A próxima edição é o Latam vs Covid-19 e será de 19 a 21 de junho. Pela primeira vez, a Unifesp, por meio da Agits (Agência de Inovação Tecnológica e Social), será parceira de uma iniciativa do tipo.

Os hackathons são eventos que reúnem diversos profissionais, como desenvolvedores de softwares, designers e educadores, para criar soluções inovadoras e resolver um problema específico. Um exemplo é a Cov-Connect, protótipo criado em 48 horas pela equipe de Henrique Ferrer, estudante de medicina da EPM, para ajudar na comunicação entre idosos, parentes e voluntários sobre a prevenção da doença.

Seguindo a missão de inovar no diálogo e nas parcerias entre instituições, a Agits é parceira, apoiadora e tem membros participando do próximo desafio. “A realidade que temos no Brasil e em países vizinhos é mais desafiadora e será estimulante para os participantes” diz Paulo Schor, diretor da Agits e Professor do Departamento de Oftalmologia da Unifesp.

Após seu período como professor visitante do MIT, em 2012, Schor fundou o MedHacker, grupo multidisciplinar de inovação aberta. Em 2015 foi realizada a “Clínica Olímpica”, um hackathon no Campus Santo Amaro que ouviu os problemas de médicos e atletas das Olimpíadas do Rio. Cada grupo escolheu um problema para solucionar de forma inovadora e criar um protótipo.

No evento, online, cada equipe escolherá um problema para tentar resolver e os times poderão ser compostos por pessoas da Índia, Colômbia, Alemanha, portanto, fusos horários diferentes, linguagens e culturas distintas. Os interessados podem se candidatar como participantes (formar um time para propor uma solução) ou como mentores (orientar os times em seus projetos).

“Essa é a riqueza do evento: abrir mão de seu ponto de vista para ouvir quem discorda traz maturidade para o profissional. Por isso a Agits fez essa parceria: precisamos buscar na diversidade a inovação social”, completa Schor.

Serviço:

LatAm vs Covid