O edital de chamamento público tem parecer da procuradoria da Unifesp e vale por um ano

A Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp) está com o edital Agits 01/2021 aberto. O edital de chamamento público para credenciamento de organizações inovadoras foi publicado no diário oficial e visa conectar empresas, associações sem fins lucrativos e outros tipos de organizações que tenham a intenção de se aproximar das inovações acadêmicas que ocorrem na Unifesp.

“A Agits tem a missão de ser a ponte entre os diversos atores além da atuação cartorial da agência. Com este edital, queremos abrir caminhos para novas formas de parceria que sejam menos burocráticas, respeitando o espaço público e valorizando a inovação na Unifesp”, explica Paulo Schor, diretor da Agits.

Desde o início de sua criação, a Agits busca inovar na comunicação com inventores e pesquisadores da Unifesp, com foco em uma inovação colaborativa e que impacta positivamente a vida das pessoas. Esta é a ação feita pela agência, em especial, em sua área educativa - com lançamento previsto para abril de 2021.

O chamamento público é um instrumento que órgãos públicos utilizam para firmar parcerias com organizações da sociedade civil e que garante os princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade e da probidade administrativa.

“Este edital inicia uma nova forma de estabelecer parcerias com a Universidade. Além de empresas e fundações, há outras organizações com quem ainda não nos relacionamos. Para inovar é preciso estar atento às mudanças que estão ocorrendo ao redor”, acrescenta Marcos Bizeto, vice-diretor da Agits.

Transparência nas ações

O edital tem por objetivo tornar públicas as normativas para credenciamento de Organizações Inovadoras, vale dizer, empresas privadas, entidades públicas, organizações não governamentais, visando, primeiramente, discussões amplas voltadas para a realização de parcerias.

No caso de projetos avançarem com atores específicos e vislumbrarem parcerias efetivas, o acordo de parceria em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) será formalizado de forma mais célere.

Além de tornar público o processo de credenciamento de organizações inovadoras pela Agits, destacam-se os seguintes objetivos do edital: democratizar o acesso de organizações inovadoras ao conhecimento produzido pela Unifesp, estabelecer parcerias de forma mais eficiente e efetiva e estimular a Unifesp e as organizações inovadoras a participarem de atividades científicas, tecnológicas e de inovação.

Cabe à Agits prezar pela inovação, qualidade e nível técnico e tecnológico em busca de soluções inovadoras e os critérios de análise e avaliação estão disponíveis no edital que está público no site da Agits, no portal da Unifesp e no Diário Oficial da União.

O edital pode ser acessado na íntegra aqui.

Se você é uma empresa, investidor, fundação, associação sem fins lucrativos ou outra organização com interesse em parcerias inovadoras através da Agits, o contato é exclusivamente pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.