O treinamento faz parte das atividades educacionais da Agits e incentiva o empreendedorismo estudantil

A Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp) se juntou ao Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e realizou, entre agosto e setembro, o ciclo de mentoria online para avaliação de produtos e serviços das Empresas Juniores (EJs) da Unifesp, como parte de suas ações de incentivo à cultura empreendedora.

Coordenado por Carla Duarte, docente do Departamento de Ciências Ambientais, do Campus Diadema, o processo de análise das EJs é parte de uma parceria com o Sebrae, que disponibilizou o material técnico em sua plataforma. “O objetivo foi oferecer suporte às atividades de planejamento das EJs, colocando cada uma delas em contato com mentores experientes do Sebrae”, explica Carla.

A organização do treinamento contou com a colaboração da coordenadora da equipe de mentores do Sebrae, Andrea Alvares de Oliveira, e de Rejane De Marco, responsável pelo programa nacional de educação empreendedora, em São Paulo. Ambas ressaltaram, na reunião de encerramento do ciclo de treinamento, a importância desse tipo de processo na área acadêmica.

Ao todo foram três mentores para oito EJ que participaram das duas fases do processo: elaboração dos canvas de proposta de valor e de modelo de negócios. Paula Gonzalez, engenheira de produção e consultora de projetos, que analisou as empresas Pharminder Jr. e Trinus Jr.; Sergio Capozzielli, jornalista e consultor de marketing, que auxiliou as empresas EPPEN Jr., EPEQ Jr. e BUD Jr. e Renato Taguchi, administrador e analista de negócios, que fez a mentoria da Sustentare Jr., SciTec Jr. e IMar Jr.

A Agits tem a missão de promover a política e a cultura de inovações e cursos e mentorias e projetos na área empreendedora e de inovação tecnológica e social são essenciais para despertar o interesse de estudantes, em nível de graduação e pós-graduação. “Podemos montar a melhor máquina de inovação do mundo, mas sem combustível, ela não produz”, explica Paulo Schor, diretor da Agits e coordenador de Pesquisa em Inovação da FAPESP.

Para a Agência, o combustível da transformação universitária são os estudantes, que têm recebido mentorias e cursos sobre empreendedorismo e atuação no mercado de trabalho. “Nesse contexto estão as EJ, startups e ações de empreendedorismo com impacto”, completa.

As Empresas Juniores são compostas por estudantes de graduação, de um ou mais cursos, e que possuem um docente orientador, responsável por suas ações. Assim como toda empresa, possuem CNPJ, estatuto, ata de fundação e a necessidade de honrar com obrigações legais e contábeis, junto a órgãos públicos, devem passar por um processo de credenciamento na Unifesp, para que sejam reconhecidas e oficializadas, assumindo a obrigação de apresentação de relatório anual de atividades. Essa proximidade, criada pela Unifesp, é uma inovação e um grande ganho para as EJs, de acordo com a Federação Paulista de Empresas Juniores.

Desde 2019, Anthony Diniz, coordenador do comitê de acompanhamento das EJs, realiza reuniões com os responsáveis pelas empresas, orientando os grupos de alunos nas questões burocráticas e promovendo reuniões de integração com as equipes das EJs. O comitê é composto por representantes das EJs, Agits, Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Pró-Reitoria de Graduação e tem sido parceiro da Agits nas iniciativas de suporte às EJs.

Conheça as empresas juniores da Unifesp que participaram da mentoria

BUDjr @bud_jrbudjr
Presidência: Lorena Rodrigues Pereira de Aguiar
Número de membros: 38