A primeira série traz episódios semanais para aproximar inventores da Unifesp do processo de inovação

A agência de inovação tecnológica e social da Unifesp lança seu podcast com roadshow e apresentação de equipe. A proposta é explicar os vários processos de patentes e registros abertos para que inventores e pesquisadores possam escolher o melhor caminho após a concepção de uma ideia até a inovação.

A primeira série, tem nove episódios e conta com a participação de todos os membros da equipe e convidadas. Além de falar sobre conceitos e definições, a proposta educacional do podcast é explicar os passos que sua ideia deve tomar, comunicados, buscas de anterioridade e patentes, uso do DOI (digital object identifier) e a importância do impacto social e políticas públicas de inovações geradas nas Universidades.

“Queremos desburocratizar processos e agilizar as decisões que pesquisadores precisam tomar, antes de pedir a patente e nos contar sua ideia. O trabalho é conjunto e para isso, só a educação e o conhecimento das fases dos processos tão importantes”, para que a colaboração aconteça”, explica o diretor da agência, Paulo Schor.

Além do podcast, a Agits reestruturou o site, acelerou processos e, principalmente, vem apoiando a descentralização das atividades em escritórios de inovação nos campi. Como o InovaEPM e os agentes de inovação nos escritórios de apoio aos pesquisadores, iniciativas do Campus São Paulo e Baixada Santista e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, respectivamente.

Ao final de cada episódio tem dica cultural! Nesta primeira série, a agência traz sugestões da sétima arte e o que o cinema traz em documentários e filmes que mostram invenções e sua importância para o mercado e a sociedade.

O primeiro episódio já está disponível aqui e em outras plataformas de áudio.

imagem interna