Apelidado de PIPE-zero, o curso visa levar a cultura do empreendedorismo para laboratórios e espaços acadêmicos

Criado em 1997, o Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em pequenas empresas no Estado de São Paulo. Dentre seus objetivos se destaca a possibilidade das empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa que visam a inovação tecnológica.

Foi a partir da iniciativa pioneira e vencedora do programa PIPE-FAPESP que a Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) da Unifesp, em parceria com o Prof. Flavio Grynszpan montou uma rede de treinamento e capacitação de agentes de inovação, incluindo mentores, gestores e convidaram núcleos de inovação tecnológica para essa parceria.

Grynszpan foi fundador da sociedade brasileira de engenharia biomédica e responsável pela mentoria e acompanhamento dos projetos selecionados para o PIPE-FAPESP. “Queremos trazer a expertise de quem já esteve nas áreas acadêmica e empresarial e sabe como juntar as duas!”, diz Paulo Schor, diretor da Agits sobre a parceria com Grynszpan.

O curso elaborado terá quatro encontros exclusivamente virtuais de duas horas cada, abordando os temas: inovação empresarial e o papel das startups na transferência do resultado das pesquisas cientificas para o setor produtivo; canais de relacionamento com clientes; modelos de receita e parcerias; recursos, custos, e métricas para startup.

Além da Unifesp, foram convidadas instituições como UFSCAR, Butantan, UFABC, Dante Pazzanese, UNESP, Centro Paula Souza, InovaHC, Instituto Adolfo Lutz e ITA. A Unifesp terá 10 vagas para docentes, técnicos administrativos e estudantes.

“A Universidade tem boas ideias e o mundo empresarial tem a velocidade e investimento para colocá-las em prática. Vamos aproximar as pessoas, as ideias e criar possibilidades”, acrescenta Marcos Bizeto, vice-diretor da Agits que compõe a equipe do curso.

As aulas serão online, nos dias 30 de julho, 6, 13 e 20 de agosto, das 9h às 11h, as inscrições podem ser feitas de 23 a 29 de julho, em link a ser divulgado brevemente. Serão aceitos os primeiros dez inscritos, sendo cinco vagas para docentes, três vagas para estudantes e duas para técnicos administrativos da Unifesp.

*Com informações do Portal FAPESP

pipe