Evento online reúne educadores-cientistas para discutir técnicas em educação e o papel de professores

O Pint of Science é um festival anual de divulgação científica que leva cientistas para conversar sobre Ciência em bares por todo o mundo. Devido à pandemia do novo coronavírus, a quinta edição do festival troca os bares pelas lives e acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro.

A novidade de 2020 é a divisão em dois blocos: os eventos locais das 73 cidades brasileiras participantes e o evento nacional, que fecha a noite a partir das 20h. Em São Paulo, o evento contará com atividades coordenadas pelo canal de divulgação científica Eureka!Brasil em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp).

A proposta de fazer um evento específico para estudantes e professores vem da necessidade em discutir técnicas de educação à distância e o papel do educador no país e reforçado pela experiência do Eureka!

O evento é coordenador pela pós-graduanda do Programa em Psicobiologia da Unifesp, Letícia Pichinin, que prezou pela representatividade de mulheres cientistas e teve a colaboração de Thiago Alegria, biólogo e professor de cursinho popular na Universidade de São Paulo, que fortaleceu os conteúdos pedagógicos. “Incentivamos a inovação em todas as áreas e não seria diferente na divulgação científica”, afirma Paulo Schor, diretor da agência e apoiador do evento desde 2017.

Este ano, o evento ocorre na Semana da Independência e adota tom de manifesto Investimento ou morte. “A ciência é essencial porque dá ao país a capacidade de inovar e crescer, mesmo em tempos de crise”, afirma Karina Abrahão, docente da Unifesp e fundadora do Eureka!Brasil.

O Pint Educação tem foco educacional e reúne educadores-cientistas que abordarão técnicas de ensino à distância, papel dos professores e mães educadoras. Serão três lives que começam às 16hs em todos os dias do evento. A ideia é fruto de projetos da bióloga e comunicadora da Agits, Sylvia Maria Affonso, que já coordenou o festival presencial na cidade, é assessora do Eureka!Brasil e responsável pelo projeto de audiocasts da RedeConciência.

O Pint of Science São Paulo, traz em seu horário clássico duas atividades com cientistas e divulgadores para mediar o bate-papo. O primeiro happy hour será às 18h com a Rodada de Ciência - evento interativo no formato Q&A - e às 19h, o Gole de Ciência com uma versão leve e descontraída das palestras.

Os eventos seguem a diversidade usual e abordam temáticas que vão de mulheres na ciência à algoritmos de mídias sociais, passando por cannabis medicinal e física quântica. Ao todo, serão vinte palestrantes e sete mediadores de canais de divulgação como Agência Bori, Nunca Vi um Cientista, SciCast, Naruhodo e Make Science BR.

Data: 08, 09 e 10 de setembro

Pint Educação: das 16h às 17h30

Pint of Science SP: das 18h às 20h

Transmissão: canal do Youtube e Fabebook do Eureka!Brasil