Após dois anos em meio, a agência tem fluxos sistematizados e nova gestão foca
no desenvolvimento do ecossistema para inovação de base científica institucional

Thich Nhat Hanh, monge pacifista do Vietnã, proferiu muitas palestras, em especial, sobre a impermanência e certa vez comentou: "Nós estamos frequentemente tristes e sofremos quando as coisas mudam, mas a mudança tem um lado positivo. Graças à impermanência, tudo é possível." Esta notícia é sobre mudança, uma mudança muito positiva!

Em abril de 2019, o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) se transformou em agits, agência de inovação tecnológica e social. Após seis meses neste novo formato, Paulo Schor tornou-se diretor e sucedeu grandes lideranças, como Luiz Eugênio Mello, Pollyana de Carvalho, Jair Chagas, entre outros.

Paulo Schor
Paulo é médico oftalmologista pela Universidade de São Paulo (do campus Ribeirão Preto, onde fez residência), mas o mestrado e o doutorado já o trouxeram  para sua nova casa, a Unifesp. Com sanduíche na Harvard Medical School e professor visitante do Massachusetts Institute of Technology, o MIT, Paulo é um  inovador em várias facetas.

Foi com o desejo de aprofundar possibilidades que Paulo trouxe para a agits uma gestão descentralizada e participativa. Em dois anos e meio, sistematizou processos e finalizou um projeto de apoio à propriedade intelectual com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP ) que contou com 12 bolsistas, um portal de comunicação reformulado, um novo sistema de gestão de propriedade intelectual e outras ações que podem ser conferidas aqui.

Paulo 'atravessa a av. 23 de maio'; e sai da agits para fazer parte do time de coordenadores adjuntos da FAPESP, um grupo responsável por todas as etapas de avaliação e deliberação, até a recomendação dos projetos à Diretoria Científica. O compromisso e o trabalho são grandes, pois devem incentivar que as pesquisas em inovação tragam soluções tecnológicas e promovam o desenvolvimento econômico e social com impactos positivos. “A participação da Unifesp na FAPESP fortalece ambos os sistemas e aumenta a responsabilidade de quem ocupa os cargos. Na coordenadoria adjunta, o desafio é manter os processos rodando de modo qualificado e ágil, além de trazer novas perspectivas espelhadas em experiências internacionais, com foco em talentos produtivos. São sete coordenadores de diversas áreas, sendo a saúde uma temática central, que traz de biólogos a informatas na busca de soluções e investimentos de grande impacto”, explica Paulo Schor, ex-diretor da agits.
Durante sua direção, Paulo e a agência sempre tiveram apoio da gestão central. "A Unifesp agradece o empenho arrojado do Paulo. Da agits à FAPESP, sabemos que podemos contar com ele e vamos apoiá-lo em seus novos passos, bem como acolher a nova gestão; assim, nossa agência de inovação segue inovadora e eficiente" comenta Nelson Sass, reitor da Unifesp.

MarcosBizeto
Assume o cargo  de diretor da agência, Marcos Bizeto, docente do  Departamento de Química do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e  Farmacêuticas. Marcos é químico, orientador no programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade e coordena o  Grupo de Pesquisas em Sólidos Lamelares e Mesoporosos Funcionais  do Laboratório de Materiais Híbridos.

Marcos exprime a representação de um pesquisador da área básica que articula com a inovação e aplicabilidade das pesquisas em que atua. "Compartilhar a gestão com o Paulo foi enriquecedor. O desafio foi grande, e a pandemia não deu trégua, mas sua competência e interlocução fizeram a agits superar esses desafios e atingir outro patamar. Ao Paulo, desejo sucesso no novo cargo e agradeço pela confiança e parceria. Seguiremos trabalhando para que a agência continue no caminho da eficiência e do protagonismo no ecossistema institucional de inovação" diz Marcos Bizeto, novo diretor da agits.