Evento ocorre em março, totalmente online e com a participação de estudantes de graduação e pós graduação de todas as áreas da Unifesp
Parece um hackathon, mas não é. Tem oficina de inovação, mas não é só isso. Em seu segundo evento, a Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) reúne estudantes de todos os campi para um desafio: solucionar problemas relacionados à alimentação.
O HackAgits ocorrerá entre os dias 12 e 14 de março, e terá dois eixos de atuação: sustentabilidade e equilíbrio saudável. Enquanto o eixo sustentabilidade trata de soluções para o desperdício e circularidade de embalagens, o de equilíbrio saudável aborda saúde global e autocuidado, acessibilidade e educação alimentar e a jornada médico-paciente.
“Este evento foi pensado para incluir todas as carreiras que temos na Unifesp e conectar nossa comunidade com as muitas formas de inovar que existem”, explica Carla Duarte, organizadora do evento e docente do Departamento de Ciências Ambientais do Campus de Diadema.
Desde agosto de 2020 Carla está à frente da capacitação das empresas juniores da Unifesp em parceria com o serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae SP) como uma parceria com a Agits, que inaugura sua área educacional em março de 2021.
Dinâmica
As inscrições serão individuais e contará com duas fases. Primeiro, os interessados em participar fazem a inscrição no neste link para receberem um formulário de avaliação de perfil. Depois, serão divididos em 24 grupos de cinco participantes, totalizando 120 estudantes de todas as áreas: tecnológicas, sustentabilidade, saúde, finanças e dos níveis de graduação e pós-graduação.
Haverá um evento aberto ao público para apresentar os parceiros e as atividades que acontecerão ao longo das 48 horas. Cada eixo terá seus grupos distribuídos de acordo com os problemas apresentados e as soluções serão desenvolvidas durante o final de semana com apoio de 30 especialistas e mentores da Unifesp.
O evento conta com o apoio e participação de colaboradores de empresas como a Danone, Sebrae, Unilever, Opty, Quimiweb, Embrapii, STATE e MedHacker.
Ao final do desafio, o grupo que propuser a melhor solução de acordo com os indicadores do edital, ganha uma mentoria do Sebrae durante um mês. Os segundos e terceiros colocados terão acesso aos vídeos dos cursos do Sebrae para aprofundarem o desenvolvimento de seu protótipo.
“A Agits incentiva a conversa com a sociedade e quer ouvir seus problemas. Somos um meio para que o conhecimento seja efetivamente transferido e utilizado. Isso é inovação!” reforça Paulo Schor, diretor da Agits.
Serviço
HackAgits
Data: 12 a 14 de março
Inscrições para seleção até 28 de fevereiro