Com o edital para organizações inovadoras, agência lança áreas elementares em seu portal

AGENTES PII INTERNA

Photo by Federico Beccari Conection

O que seria de John Lennon sem Paul McCartney? Ou melhor, Caetano sem Gil? Em tempos de competitividade acirrada, faz mais sentido se juntar porque “juntos somos mais fortes”, certo? Não! Porque juntos somos mais rápidos. O mercado e a sociedade têm pressa por soluções para problemas que estão sendo enfrentados e a pandemia provou que algumas soluções precisam ser realmente ágeis para evitar (ou mitigar) danos.

Atenta a isso, a Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp (agits) estruturou a área parceriagits em seu portal. Nela estão as informações sobre as organizações inovadoras já credenciadas na agência e com interesse explícito em fazer parceria com grupos de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os pontos convergentes das empresas com as estratégias de inovação da agits são identificados durante a reunião com a diretoria e análise do formulário. “Em geral a reunião leva 45 minutos e são acordados os pontos de interesse da empresa que tem sinergia com a agência”, explica Aline Correia, administradora na agits e membro da equipe organizadora da iniciativa.

O diferencial da área de parcerias são filtros e informações completas em um único box, atualizados mensalmente. Para participar, basta o pesquisador ou a pesquisadora responsável por um projeto alinhado com tema da área de parcerias entrar em contato com o responsável da empresa. Atente-se para as orientações na descrição de cada empresa. O credenciamento realizado pela agits não dispensa os pesquisadores de formalizar a parceria com os devidos instrumentos, convênios, por exemplo, nas instâncias do seu campus.

FLUXO EMPRESA 2

Fluxo Empresa

“Esperamos que com essa primeira aproximação, as empresas apresentem demandas que agreguem grupos interessados e, a partir da identificação de desafios factíveis, sejam elaborados planos de trabalho e um acordo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, explica Paulo Schor, diretor da agits.

Além das parcerias, o conectagits é a área de conexão da agência que envolve interesses da sociedade, empresas, grupos e laboratórios de pesquisa em inovação, bem como o mostruário de invenções – local onde serão reunidos os registros de patente, software e, mais recentemente, os registros abertos com número de identificação, o doi (sigla em inglês para digital object identifier).

A agência tem a particularidade de ter heterogeneidade nos usuários que usam seus serviços. De inventores à sociedade, passando pelas organizações com foco em inovação, o portal foi estruturado para entregar informações precisas com as ferramentas necessárias para essas pessoas, uma vez que são as responsáveis pela fluidez dos processos de registro de invenções e parcerias.

Para alcançar esse objetivo, foi necessário um estudo de usabilidade liderado por um dos bolsistas do Esquadraoagits - do projeto FAPESP - e só foi possível com o apoio e suporte da superintendente de tecnologia da informação da Unifesp, Lidiane Cristina Silva e equipe.