Evento acontece em novembro e o Brasil é o único país com o maior número de pessoas com inovações e startups.
Na terça-feira, dia 12 de setembro, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sediou a final nacional do Falling Walls Lab Brazil. O evento foi realizado no Anfiteatro da Reitoria, em São Paulo. A realização do evento foi dividida entre a Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp e o Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP) que dividiram, também, a mediação do evento.
Com a abertura da reitora da Unifesp, a Profa. Dra. Raiane Assumpção e do cônsul de cultura e ciência, Johannes Wahner, que ressaltaram a importância de uma comunicação rápida e eficaz, o Brasil leva três representantes para a final global em Berlim:
1.º lugar Denis da Silva da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), com o projeto Breaking the wall of fake news detection;
2.º lugar ficou com Elias Barbosa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o projeto Breaking the wall of neglected regeneration;
3.º lugar foi dividido por Bruna Enne da Universidade de São Paulo (USP), com o projeto Breaking the wall of sign language in Brazil e por Caio Teixeira da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com o projeto Breaking the wall of mobility for the blind.
O prêmio do público ficou com Caio, com quase ¼ dos dos votos on-line.
O diferencial deste evento é a comunicação ágil e objetiva (e no caso deste evento, para um público não especialista). É o chamado pitch, que se popularizou com os hackathons dos anos 2000, no Vale do Silício, mas foi migrando para eventos científicos, como o FameLab e o Euraxess. Como o Falling Walls Lab Brazil é um evento com interface entre ciência e inovação, o treinamento de pitch ficou por conta da agits, organizado por Sylvia Maria Affonso, bióloga e comunicadora em inovação da agência.
Desde a primeira edição online do Congresso Acadêmico, a Unifesp tem usado essa forma de comunicação e que estão disponíveis nos e-books de 2021 e 2022.
Veja a cobertura completa do evento nesta matéria: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/noticias-anteriores-dci/item/6632-unifesp-sedia-final-nacional-do-falling-walls-lab-brazil