Com o apoio do Ministério da Educação o novo grupo de pesquisa foi selecionado e credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

sjc interna

A nova unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na Unifesp é formada por pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) e oferecerá ao setor produtivo a expertise na área de materiais avançados, com foco em materiais poliméricos e nanomateriais.

O desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nessas áreas possibilita importante avanço nos segmentos químico, farmacêutico, saúde, aeroespacial, defesa, construção civil, celulose, cosmético e automotivo. A Embrapii vai financiar um terço do valor do projeto com recursos não reembolsáveis. O modelo de financiamento potencializa a parceria com empresas por sua capacidade de gerar soluções tecnológicas.

A unidade do ICT foi uma das 11 selecionadas pela Embrapii; espera-se que as empresas invistam cerca de R$ 50 milhões nos projetos selecionados. “Entramos para o seleto clube das instituições que já mostraram colaboração e tem potencial para multiplicar sua interação com empresas. Inovação se faz com pesquisa de ponta e indústria”, explica Paulo Schor, diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (Agits) da Unifesp.

A Agits, órgão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp apoia e parabeniza os Professores Maurício Pinheiro de Oliveira e Fabiano Carlos Paixão pelo êxito na aprovação da unidade.

Além estimular a interação entre o setor produtivo e os centros acadêmicos, o credenciamento da unidade em uma universidade federal também visa capacitar profissionais qualificados para atuarem em projetos de PD&I na indústria. O programa prevê a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos Embrapii, no modelo hands-on, permitindo o aprendizado a partir da experiência real.

Sobre a Embrapii A organização social é uma instituição privada sem fins lucrativos, que tem como principal missão contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. Além do MEC, os ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e da Saúde são responsáveis, predominantemente, pelos recursos da Embrapii, provenientes de contratos de gestão.

Outras informações no clicando Aqui