Campus Baixada Santista • Instituto Saúde e Sociedade
Câmara de Extensão e Cultura

Processo Seletivo Programa de Educação Tutorial – Educação Popular

O presente Edital torna público a seleção de estudantes e de lista de espera para preenchimento de vagas do Programa de Educação Tutorial – EDUCAÇÃO POPULAR

O PET (Programa de Educação Tutorial) Educação Popular “Criando e Recriando a Realidade Social”, busca desenvolver ações que abordem, por meio de ensino, pesquisa e extensão, algumas das expressões da questão social no contexto local. A partir de um conjunto de referenciais teórico-metodológicos viabiliza reflexões e vivências para subsidiar a
a formação dos discentes, contribuir com a produção do conhecimento e gerar processos de transformação da realidade dos sujeitos envolvidos na comunidade da Baixada Santista.
Desde o início de 2011 tem sido realizado um processo amplo de formação, envolvendo discentes, técnicos e docentes da UNIFESP/BS e diversos sujeitos da comunidade local, numa perspectiva teórico-metodológica e ético-política ancorada na concepção de Educação Popular de Paulo Freire.
Com o objetivo de ampliar o grupo com a participação de estudantes, como bolsistas e também como não bolsistas, é que se realiza o presente processo seletivo. Os novos membros darão início a sua participação, provavelmente, em outubro de 2024.

✍️🏼É DESEJADO DOS PARTICIPANTES:
● Demonstrar interesse pela temática da Educação Popular;
● Demonstrar criatividade e boa articulação/clareza de ideias via expressão oral, escrita e/ ou artística;
● Ter disponibilidade de, no mínimo, 20 horas semanais;
● Apresentar desempenho acadêmico através do Histórico Acadêmico
● Ter disposição para trabalhar em equipe e desenvolver atividades de extensão, formação e pesquisa;
● Apresentar capacidade de organização, proposição, planejamento, registro e divulgação de informações, com uso de múltiplas linguagens (fotos, vídeos, escrita-relatorias, textos acadêmicos, boletins, cadernos, material formativo e outras);

✍️🏽PRÉ REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
1) Estar regularmente matriculado em qualquer um dos cursos de graduação do campus BS/UNIFESP
2) Ter interesse e disponibilidade para dedicar 20 horas semanais ao PET-Educação Popular.
3) Enviar os quatro documentos solicitados no item abaixo.
4) Não ter outra bolsa acadêmica (não considerar a bolsa PAPE - Permanência) e nem ter vínculo empregatício, no caso das/os bolsistas.

PARA INSCRIÇÃO A/O CANDIDATA/O DEVE ENVIAR:
1) Ficha de inscrição;
2) Cópia do Histórico Acadêmico (modelo on-line) em PDF;
3) Cópia do Currículo Lattes em PDF;
4) Carta de interesse em participar do PET Educação Popular, no máximo duas páginas digitadas em texto corrido, em Word, Arial 12, espaçamento 1,5, em PDF.

🗓CALENDÁRIO:
INSCRIÇÃO: De 24 de setembro de 2024 até 04 de outubro de 2024 às 17h.
PROCESSO SELETIVO: Análise do currículo lattes, histórico acadêmico, carta de interesse e encontro com a Comissão de Seleção: roda de Conversa dia 07/10/2024 às 14hs, presencialmente, na sala 212 (Serão convocadas/os para roda de conversa as/os candidatas/os que tiverem sua inscrição deferida com os requisitos deste edital).
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: Dia 09 de outubro de 2024.

🌐Acesse o edital:

#PraCegoVer #Pratodosverem #Pratodomundover #DescricaoDalmagem #CAECISSAcessivel

No post é utilizado as cores: branco, azul e preto. No cabeçalho os dizeres "Programa de Educação Tutorial - Educação Popular". No centro escrito de forma destacada "Seleção bolsista". Na parte inferior direita está escrito o número do edital (01/2024) com a cor preta de fundo e a cor da letra em azul.