Total de orientações em andamento

1.   Abner Ferreira dos Santos. Modelagem e Literatura no Ensino de Matemática: Apropriação de Signos e Símbolos na Construção de Narrativas Literárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Tiago Nunes Castilho.
2.   ALINE MIDORI KANASHIRO LOPES. DOIS CAMINHOS, UMA ENCRUZILHADA, NOVA TRAJETÓRIA - RELIGIOSIDADE E SUSTENTABILDADE SOCIOAMBIENTAL NA HISTÓRIA DA RECUPERAÇÃO DA ANTIGA PEDREIRA DO MONTANHÃO. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
3.   Ana Carolina Carvalho dos Santos. Desigualdades educativas: o direito a alimentação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
4.   ANDERSON RICARDO JÚNIOR DA ROCHA SILVA. O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO PSICOFISIOLÓGICA. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
5.   Andressa Beatriz Marinho Lucio. Antitranspirante no contexto Ciência, Tecnologia e Sociedade - proposta de recurso didático para alfabetização científica no ensino básico. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
6.   Ariadne de Jesus Vicente. Aplicações de ligantes bis-imidazolínicos inéditos em reações de adição conjugada de nucleófilos ativados a alquilidenomalonatos. Iniciação científica (Graduando em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
7.   Barbara Rodrigues Riccomini. Gestão Ambiental na Região de Paranapiacaba no Município de Santo André-SP. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
8.   Camila Cezar de Lima. Gestão democrática e repressão na escola: Impactos sobre a autonomia do cidadão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
9.   Camila Ingrid Marques Almeida. Genômica populacional e demografia histórica comparada de aves da Mata Atlântica: um teste da hipótese dos refúgios e do papel da distribuição altitudinal na filogeografia. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
10.   Carolina Bucheb. Experimentação no ensino de Química em espaços não formais: o uso da cozinha em uma proposta contextualizada para o ensino de estequiometria e reações químicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
11.   CAROLINA CUNHA DA SILVA. Educação, cinema e crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Denilson Soares Cordeiro.
12.   Carolina Lucio Baptista. Análise do conceito de espécie em livros didáticos adotados no Ensino Médio e nos Cadernos do Estado de São Paulo.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
13.   caroline sodré de menezes. Dislexia no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em ciencias) - Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
14.   Caroline Sodré. Programa de Monitoria. Disciplina Matemática III (Cálculo Integral). Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Início: 2017.
15.   Caíque Matheus Santos Pereira Noda. Vídeo Quiz: uma nova proposta metodológica para o Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
16.   Claudia Maria Losada. Estudante em liberdade assistida: o que muda no processo educativo com a resolução n. 3/2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
17.   FERNANDA CRISTINA ROMERO. PERCEPÇÃO DE RISCO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DE REJEITOS RADIOATIVOS ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES UNIDADES DO IPEN. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
18.   Fernanda Fagundes de Macena. Desenvolvimento e aplicações de novos ligantes quirais imidazolínicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química-Integral) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
19.   Flaviston Ferreira Pires. Estética e simetria no ensino de mecânica: análise de discurso de professores de física da educação básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
20.   Gabriela Aprigia Monteferrante. Concepções dos professores de ciências sobre obesidade e comorbidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (33009015174p2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
21.   Giane Rodrigues. Ensino e aprendizagem: propondo uma metodologia participativa para escolas e cursos de formação de professores.. Dissertação (Mestrado em Ensino De Ciências e Matemática) - Unifesp - Diadema, . Início: 2017.
22.   Gilson Alves da Silva. Geração de energia eólica e fotovoltaica em residências na formação de jovens e adultos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
23.   Giovanna Cristina de Souza. Análise dos Indicadores de Desempenho Ambiental em Empresas Certificadas pela Norma ISO 14001 do Setor de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
24.   Gisele da Silva Carvalho. Desafios enfrentados por professores de escolas públicas da região de Diadema no ensino de química orgânica e o livro didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
25.   Guilherme Cavicchioli. Agressões Interespecíficas Mediam Limites De Distribuição Em Um Gradiente Altitudinal Na Mata Atlântica? Um Estudo De Caso Com Três Espécies Do Gênero Chamaeza Vigors, 1825 (Aves, Formicariidae).. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
26.   Henriette Moura Erhard. Aplicativos para Geometria. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Início: 2017.
Orientador: Paola Andrea Gaviria Kassama.
27.   Ivone Lemos da Rocha. Os problemas algébricos nos manuais escolares do ensino primário (1890-1940). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
28.   JHONY RODRIGO DOS SANTOS. O Uso de Energias Renováveis como Ferramenta de Aprendizagem Transveral. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
29.   João Vitor Ferreira Da Silva Gonzalez. INTERFACE FÍSICA E BIOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM SISTEMAS TERMODINÂMICOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Kunzel.
30.   Juliano Araujo Costa de Oliveira. Atividades Experimentais contextualizadas e interdisciplinares de química orgânica no ensino médio: Revisão Bibliográfica e proposta de sequencia didática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
31.   Larissa Jurado de Santana. Utilização de "mini lessons" como ferramenta didática no 1º ano do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Ilana Fichberg.
32.   Larissa Pereira de Andrade. Indefinido. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Renato Marcone José de Souza.
33.   Laércio Ieracitano Vieira. LIVRO ILUSTRADO: USANDO OS SUPER HERÓIS DAS EDITORAS DC COMICS E MARVEL PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
34.   Leticia Moreira Viesba. Cenários e alterações da paisagem urbana frente ao descarte inadequado de resíduos sólidos no município de Diadema, SP. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Giovano Candiani.
35.   Luara Baia Belchior. Uso de áudio como material paradidático de Ciência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Evaldo Araújo de Oliveira Filho.
36.   Lucas Galhego Mendonça. Comportamento assintótico de problemas parabólicos com termos concentrados. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
37.   Marcos Roberto Ligori Filho. Potencialidades e riscos do uso de jogos em ensino de física em tempos de pós-modernidade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
38.   Matheus Henrique Pacheco Pavani. Números Complexos e o livro Didático. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Wagner Marcelo Pommer.
39.   Miguel Valinho Rezende. Jogos na Educação Matemática na escolaridade básica. . Início: 2017.
Orientador: Wagner Marcelo Pommer.
40.   Márcio Peroni Lemos. Experimentação no ensino de química: fabricação e uso de espectrômetro caseiro para o ensino de espectrofotometria de emissão molecular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
41.   Natalia Matias. Educação sanitária através de animações. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
42.   Pamella Mayumi Dias Inamori. Validação e potencial didático de protocolo de aula prática baseada em smartphones para o ensino de fisiologia do exercício. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (33009015174p2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
43.   Patricia Regina Amaral. Genero e sexualidade no ensino de Biologia: possibilidades e desafios.. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
44.   Rafael Chaves Queiroz. Números Irracionais e as questões de vestibulares. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Wagner Marcelo Pommer.
45.   Raquel Tiburcio Faliosa. Indefinido. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Renato Marcone José de Souza.
46.   Renata Vasconcelos Alves Silveira. Mediação docente e atividades investigativas na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de CIencias e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Maria Nizete de Azevedo.
47.   Rodrigo Mota Santos. Metodologias de ensino que proporcionam uma contextualização social para formação crítica nas aulas de Ciências e Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
48.   Rogerio Barros. Revisão Sistemática e Análise Filogenética de Caramana Mello-Leitão, 1935 (Opiliones: Gonyleptoidea: Cryptogeobiidae). Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
49.   Rogerio Marques Buzato. DEFINIÇÃO DE ESPÉCIE BIOLÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM PRÁTICA E A SALA DE AULA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
50.   Simone Maria de Barros. A importância do Ensino de Sistemática Filogenética a partir do Ensino Fundamental II. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Ilana Fichberg.
51.   Stephanie Siqueira Vasconcelos. Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a Formação Inicial de Professores. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
52.   Sérgio Ricardo Bonachela. Uso da Tecnologia de Impressão 3D no Ensino da Química Orgânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
53.   Talitha Braga Franco. Propriedades luminescentes de complexos de terras raras. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
54.   Thalita Poças Pellegrini. abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para alunos de 6º ano com uso do sistema anglo de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Eliane de Souza Cruz.
55.   Yuri Vieira Romano. Monitoria na UC Química II. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.

1.   Alex Cordeiro de Brito. Avaliação ambiental de organizações de catadores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
2.   Aline da Costa Silva. O ensino de fungos: proposta de uma sequência didática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
3.   Amanda Malheiros. Neurociência e Educação: a busca por conexões. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
4.   Ana Angélica Cordeiro de Sousa. O gênero Acalypha L. (Euphorbiaceae) na Floresta Atlântica. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
5.   Ana Luiza Amarante Arantes. Discurso do Mestre: um estudo contemporâneo das representações do ser e fazer docente no ensino médio técnico de enfermagem.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
6.   Ana Lúcia Carvalho Valiengo. Práticas pedagógicas de bolsistas de iniciação à docência - PIBID. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
7.   André Vieira da Cunha. Análise dos projetos extracurriculares de escolas do município de diadema dos pontos de vista da democracia participativa, da micropolítica e do ensino de ciências e matemática.. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Sergio Stoco.
8.   Andréia Melo de Andrade. Aquecimento Global: estudo de uma controvérsia científica em uma perspectiva historiográfica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2016.
9.   Anna Vivian Tabosa da Silva Ferreira. O letramento digital dos professores em formação inicial. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
10.   ARNALDO DA SILVA SANTANA. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE SANTOS NA REGIÃO COSTEIRA DE SÃO PAULO - Um Estudo de Caso Sobre Trilhas Urbanas Ambientais -. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
11.   Beatriz Belloti di Traglia. Dificuldades no Ensino e Aprendizagem no Ensino de Biologia Evolutiva na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
12.   Bárbara de Freitas Beserra. O Desenvolvimento da Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Médio, por Meio de Vídeos Educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
13.   Carolina Doná de Araújo. Classificação biológica e evolução ? a análise de uma sequência didática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
14.   Carolina Lucio. Distribuição e biogeografia de Stephanoxis lalandi.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
15.   Caroline de Souza Silva. Chernobyl 3.0 - uma proposta de formação de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
16.   Caroline Santana Gouveia. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E O AMBIENTE. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
17.   Cassio Alberto do Nascimento. O ensino de ciências e as comunidades vulneráveis. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
18.   Catarine Perri de Moraes. Pibid - Ciências. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
19.   Cauê Beloni. O uso das TDICS na formação continuada de professores na escola estadual Raul Saddi: um apoio ao letramento digital. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
20.   Daniel Bueno. Impacto da metodologia de ensino "RG Celular" no aprendizado de Fisiologia Humana. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
21.   Daniel de Carvalho. A licenciatura em ciências na Unifesp e o papel do estágio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
22.   Defferson Rodrigues Martins das Neves. Instrumentalizando o professor de ciências em formação para a experimentação de fenômenos físicos com o uso da eletrônica e Arduino: uma abordagem orientada pela teoria de aprendizagem sócio-cultural de Vygotsky,. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2016.
Orientadores: Rui Manoel de Bastos Vieira, Thaís Cyrino de Mello Forato.
23.   Denis Lira. Utilização das abelhas como ferramenta facilitadora para aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, . Início: 2016.
Orientador: Michelle Manfrini Morais Vátimo.
24.   Eduardo Ferreira Caetano. O ensino de física nuclear no ensino médio. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
25.   Erika da Cunha Rodrigues. Objetos antigos como fontes para a história da disciplina de Física. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
26.   ESTELA FERREIRA SANTANA. UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA. Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÂTICA (33009015174P2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
27.   Fabio Riuiti Mitami. Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS. Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÂTICA (33009015174P2)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
28.   Fernanda Flavia de Oliveira. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UMA PROPOSTA CTS. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
29.   Flávia Cardoso Rodrigues. Desenvolvimento e avaliação de estratégias de aprendizagem significativa para professores de biologia em formação inicial. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
30.   Francini Martines de Oliveira. No Caminho das Abelhas: Conhecendo a diversidade e importância das abelhas nativas do Brasil. Iniciação científica (Graduando em Curso de Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, . Início: 2016.
Orientador: Michelle Manfrini Morais Vátimo.
31.   Fábio Pires Watanabe. Desafios do Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em Universidade: Estudo de Caso no Campus Diadema na Universidade Federal de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
32.   Gabriela Carvalho Queiroz. Uma análise sobre a formação de professores de Ciências na Unifesp - Diadema para o ensino de radiação no Ensino Fundamental II, por meio do uso de mapas conceituais e pirâmide informacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Carlos Roberto Senise Júnior.
33.   Gil Chinagaia. A promoção da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: propostas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
34.   Giovanna Campilongo. Investigando a Fisiologia: o uso de MobLeLabs como ferramenta de ensino.. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
35.   Giseli de Oliveira Cardoso. A história da disciplina escolar contada a partir de objetos educacionais para o ensino de Química do século XX. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
36.   Gustavo Tanajura. A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência: o caso da Unifesp. Iniciação científica (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
37.   Hadassa Harumi Castelo Onisaki. O uso da tecnologia de impressão 3D na produção de material didático.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
38.   Hamilton Okubo Cavamura. Física da Realidade Virtual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
39.   Heitor Augusto Maldonado. A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência. Iniciação científica (Graduando em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
40.   Isabella Andrade Souza. Síntese de ligantes quirais inéditos derivados da imidazolina e cobaltoceno e Aplicações na síntese estereosseletiva de pirrolidinas substituídas. Iniciação científica (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
41.   Jennifer Naomi. Distribuição e biogeografia de Poospiza cabanisi/lateralis. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
42.   Joyce Soares Oliveira. Abelhas e Zoologia: uma proposta de Ensino de Ciências. Iniciação científica (Graduando em Curso de Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, . Início: 2016.
Orientador: Michelle Manfrini Morais Vátimo.
43.   Lucas Mesquita. Investigando os elementos estruturantes. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
44.   Lucas Sodré. Pibid - Ciências. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
45.   Mara Regina Prata Walério. O museu de objetos de acervos escolares como recurso didático. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
46.   Marcel Fernandes Neves. A distribuição altitudinal de aves de clima subtropical na Mata Atlântica reflete divergência na fisiológica metabólica e térmica?. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
47.   Marcelo Nogueira Machado. Licenciados em Biologia ensinando Física no ensino fundamental: saberes docentes em movimento. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. Início: 2016.
48.   Marcone José das Neves. Perspectivas intersetorias para o ensino de ciências: limites e possibilidades para a prevenção do uso de drogas lícitas.. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Sergio Stoco.
49.   MARCOS VINÍCIUS DE LIMA PESTANA. Divulgação Científica e sua importância para a articulação da pesquisa e prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Eliane de Souza Cruz.
50.   Matheus Lermen Gonçalves. O ensino de ciências e as comunidades vulneráveis. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
51.   Matheus Luciano Duarte Cardoso. Teoria Celular: Utilização da História e Filosofia da Ciência para uma abordagem de aspectos epistemológicos e científicos na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2016.
52.   Márcia Regina Fernandes Sgrinhelli. Programa Educativo para a Saúde Bucal no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
53.   Márcio Yoshimura. Brinquedos no Ensino de Física para Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
54.   Natália Ferreira Dias. Utilização de tecnologias digitais no processo de ensino de Ciências: influência na memória e na aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
55.   Paloma Marques dos Santos. As Contribuições Da Experimentação Em Ciências Em Espaços Não Formais De Educação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
56.   Patrícia Oliveira de Castro. O processo de elaboração de jogos no auxilio ao aprendizado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
57.   Paulo Borges Viríssimo Dos Santos. Construções robóticas, confeccionadas com materiais de baixo custos, utilizadas como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
58.   Priscila Toscano de Lima. Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
59.   Raquel Santos Palma. Os conceitos químicos envolvidos nos procedimentos de conservação de objetos culturais de ensino em ciências. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
60.   Rodrigo de Oliveira Carvalho. FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, NO PLANO CARTESIANO, DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL A VALORES REAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
61.   Rômulo Pinheiro de Souza. Perpesctivas ambientais incorporadas por licenciandos em ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
62.   Rúbia Fernandes. Utilização de Desenhos Animados no Ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
63.   STÉFANI DINIZ ESTEVES DE OLIVEIRA TEODORO. CLUBE DE CIÊNCIAS NA ESCOLA. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
64.   Tatiana Marcondes. Impactos de ações educacionais sobre o tema adolescência na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
65.   Thais Cyrino de Mello Forato. Aquecimento Global: estudo de uma controvérsia científica em uma perspectiva historiográfica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador).. Início: 2016.
Supervisor: Hélio Elael Bonini Viana.
66.   Thais Martins. Distribuição e biogeografia do complexo Hemitriccus obsoletus. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
67.   Thais Oliveira de Almeida. Teoria dos Jogos e sua Aplicação na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Tiago Nunes Castilho.
68.   Thaís Oliveira. Pibid - Ciências. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
69.   Thiago Graça da Silveira. A evasão na licenciatura da Unifesp. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
70.   valeria ferreira da silva. Percepções sobre a formação e atuação docente para a educação inclusiva. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
71.   Vinicius Amaral. Distribuição e biogeografia de Poospiza thoracica.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
72.   Vinicius Saito. Elaboração de Material Didático para abordagem de tópicos de Nanotecnologia no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Lucinéia Ferreira Ceridório.
73.   Wagner José Razvickas Filho. Desempenho escolar e vulnerabilidade social: fatores intervenientes na formulação de políticas públicas educacionais.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Sergio Stoco.
74.   Éder Souza Junior. Física Forense: uma proposta para a Educação Científica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.

1.   Ana Maria Gomes Inocêncio. Análise da implementação da Agenda 21 escolar em uma escola pública de Diadema - SP (título provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
2.   Carina Pazini Cavalcante. O processo evolutivo do PCN: De sua implementação a sua contemporaneidade.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Sergio Stoco.
3.   Carla Haisler Sardelli. Reconstrução de cenários evolutivos de espécies endêmicas da Amazônia e Floresta Atlântica com base em metodologias multilocos: o caso de Neopelma (Aves:Pipridae). Tese (Doutorado em Genética e Biologia Evolutiva) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral.
4.   Danilo Macedo Rocha. Monga: uma abordagem sócio-histórica da ótica na divulgação científica. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
5.   Juliana da Silva Medeiros. Levantamento e classificação de materiais didáticos sobre diabetes e obesidade em livros didáticos impressos e MILOs.. Iniciação científica (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
6.   Karel Pontes Leal. Relações entre Fé e Ciência: abordagens históricas no ensino de física. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino) - Instituto de Física - USP, . Início: 2015.
7.   MARIANA CHICCOLLI PEREIRA DE REZENDE. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
8.   Rafael Carneiro Sierra. Deficiências no ensino de astronomia no ensino médio e fundamental: a utilização de ferramentas lúdicas na auxilio do ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
9.   Renata Neves Biancalana. Incidência de paternidade extra par e fidelidade ao ninho em Cypseloides fumigatus (Aves: Apodidae) no Parque Estadual Intervales, São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Evolução e diversidade) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral.
10.   Rodrigo de Oliveira Carvalho. Utilização do GeoGebra como ferramenta facilitadora no ensino de funções. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Início: 2015.
11.   Rogerio Marques Buzato Filho. Descrição de uma nova espécie de Stygnus (Opiliones, Laniatores, Stygnidae) do Brasil.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
12.   Rovena Feltrin Contente. Escolas Bilíngues para Surdos: como estão sendo estruturadas?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Silvana Zajac.
13.   Sancleverson Vasconcellos Mota. Pibid-Ciências. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
14.   Stephanie Franchini Silva. Sobre a demonstração Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
15.   Stephanie Franchini Silva. Modos de ver a demonstração em Geometria ( título provisório). Iniciação científica (Graduando em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
16.   Tatiane Barros da Silva. Identificação de espécies vegetais adequadas para o ensino de genética no ensino médio brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
17.   William de Mendonça Lima. Desigualdades territoriais. Tese (Doutorado em Demografia) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Sergio Stoco.