Dissertação de mestrado

1.   ALINE MIDORI KANASHIRO LOPES. DOIS CAMINHOS, UMA ENCRUZILHADA, NOVA TRAJETÓRIA - RELIGIOSIDADE E SUSTENTABILDADE SOCIOAMBIENTAL NA HISTÓRIA DA RECUPERAÇÃO DA ANTIGA PEDREIRA DO MONTANHÃO. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
2.   Ana Carolina Carvalho dos Santos. Desigualdades educativas: o direito a alimentação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
3.   Barbara Rodrigues Riccomini. Gestão Ambiental na Região de Paranapiacaba no Município de Santo André-SP. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
4.   Camila Ingrid Marques Almeida. Genômica populacional e demografia histórica comparada de aves da Mata Atlântica: um teste da hipótese dos refúgios e do papel da distribuição altitudinal na filogeografia. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2017.
5.   CAROLINA CUNHA DA SILVA. Educação, cinema e crítica. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Denilson Soares Cordeiro.
6.   Caíque Matheus Santos Pereira Noda. Vídeo Quiz: uma nova proposta metodológica para o Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
7.   FERNANDA CRISTINA ROMERO. PERCEPÇÃO DE RISCO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DE REJEITOS RADIOATIVOS ENTRE ESTUDANTES DE DIFERENTES UNIDADES DO IPEN. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
8.   Flaviston Ferreira Pires. Estética e simetria no ensino de mecânica: análise de discurso de professores de física da educação básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
9.   Gabriela Aprigia Monteferrante. Concepções dos professores de ciências sobre obesidade e comorbidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (33009015174p2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
10.   Giane Rodrigues. Ensino e aprendizagem: propondo uma metodologia participativa para escolas e cursos de formação de professores.. Dissertação (Mestrado em Ensino De Ciências e Matemática) - Unifesp - Diadema, . Início: 2017.
11.   Guilherme Cavicchioli. Agressões Interespecíficas Mediam Limites De Distribuição Em Um Gradiente Altitudinal Na Mata Atlântica? Um Estudo De Caso Com Três Espécies Do Gênero Chamaeza Vigors, 1825 (Aves, Formicariidae).. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
12.   Ivone Lemos da Rocha. Os problemas algébricos nos manuais escolares do ensino primário (1890-1940). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
13.   JHONY RODRIGO DOS SANTOS. O Uso de Energias Renováveis como Ferramenta de Aprendizagem Transveral. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
14.   Laércio Ieracitano Vieira. LIVRO ILUSTRADO: USANDO OS SUPER HERÓIS DAS EDITORAS DC COMICS E MARVEL PARA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
15.   Leticia Moreira Viesba. Cenários e alterações da paisagem urbana frente ao descarte inadequado de resíduos sólidos no município de Diadema, SP. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Giovano Candiani.
16.   Lucas Galhego Mendonça. Comportamento assintótico de problemas parabólicos com termos concentrados. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
17.   Marcos Roberto Ligori Filho. Potencialidades e riscos do uso de jogos em ensino de física em tempos de pós-modernidade. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
18.   Márcio Peroni Lemos. Experimentação no ensino de química: fabricação e uso de espectrômetro caseiro para o ensino de espectrofotometria de emissão molecular. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
19.   Pamella Mayumi Dias Inamori. Validação e potencial didático de protocolo de aula prática baseada em smartphones para o ensino de fisiologia do exercício. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (33009015174p2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
20.   Patricia Regina Amaral. Genero e sexualidade no ensino de Biologia: possibilidades e desafios.. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
21.   Renata Vasconcelos Alves Silveira. Mediação docente e atividades investigativas na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de CIencias e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Maria Nizete de Azevedo.
22.   Rogerio Barros. Revisão Sistemática e Análise Filogenética de Caramana Mello-Leitão, 1935 (Opiliones: Gonyleptoidea: Cryptogeobiidae). Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
23.   Stephanie Siqueira Vasconcelos. Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a Formação Inicial de Professores. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.

1.   Aline da Costa Silva. O ensino de fungos: proposta de uma sequência didática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
2.   Ana Angélica Cordeiro de Sousa. O gênero Acalypha L. (Euphorbiaceae) na Floresta Atlântica. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
3.   Ana Luiza Amarante Arantes. Discurso do Mestre: um estudo contemporâneo das representações do ser e fazer docente no ensino médio técnico de enfermagem.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
4.   Ana Lúcia Carvalho Valiengo. Práticas pedagógicas de bolsistas de iniciação à docência - PIBID. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
5.   André Vieira da Cunha. Análise dos projetos extracurriculares de escolas do município de diadema dos pontos de vista da democracia participativa, da micropolítica e do ensino de ciências e matemática.. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Sergio Stoco.
6.   Andréia Melo de Andrade. Aquecimento Global: estudo de uma controvérsia científica em uma perspectiva historiográfica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2016.
7.   ARNALDO DA SILVA SANTANA. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE JOVENS ESTUDANTES DO MUNICÍPIO DE SANTOS NA REGIÃO COSTEIRA DE SÃO PAULO - Um Estudo de Caso Sobre Trilhas Urbanas Ambientais -. Dissertação (Mestrado em Análise Ambiental Integrada) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
8.   Beatriz Belloti di Traglia. Dificuldades no Ensino e Aprendizagem no Ensino de Biologia Evolutiva na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
9.   Bárbara de Freitas Beserra. O Desenvolvimento da Alfabetização Científica de Alunos do Ensino Médio, por Meio de Vídeos Educativos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
10.   Carolina Doná de Araújo. Classificação biológica e evolução ? a análise de uma sequência didática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
11.   Caroline de Souza Silva. Chernobyl 3.0 - uma proposta de formação de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
12.   Caroline Santana Gouveia. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA E A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E O AMBIENTE. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
13.   Cauê Beloni. O uso das TDICS na formação continuada de professores na escola estadual Raul Saddi: um apoio ao letramento digital. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
14.   Daniel de Carvalho. A licenciatura em ciências na Unifesp e o papel do estágio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
15.   Defferson Rodrigues Martins das Neves. Instrumentalizando o professor de ciências em formação para a experimentação de fenômenos físicos com o uso da eletrônica e Arduino: uma abordagem orientada pela teoria de aprendizagem sócio-cultural de Vygotsky,. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2016.
Orientadores: Rui Manoel de Bastos Vieira, Thaís Cyrino de Mello Forato.
16.   Erika da Cunha Rodrigues. Objetos antigos como fontes para a história da disciplina de Física. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
17.   ESTELA FERREIRA SANTANA. UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA. Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÂTICA (33009015174P2)) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
18.   Fabio Riuiti Mitami. Uma proposta para o ensino de química orgânica a partir de uma abordagem CTS. Dissertação (Mestrado profissional em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÂTICA (33009015174P2)) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
19.   Fernanda Flavia de Oliveira. EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM UMA PROPOSTA CTS. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
20.   Flávia Cardoso Rodrigues. Desenvolvimento e avaliação de estratégias de aprendizagem significativa para professores de biologia em formação inicial. Dissertação (Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
21.   Gabriela Carvalho Queiroz. Uma análise sobre a formação de professores de Ciências na Unifesp - Diadema para o ensino de radiação no Ensino Fundamental II, por meio do uso de mapas conceituais e pirâmide informacional. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Carlos Roberto Senise Júnior.
22.   Giseli de Oliveira Cardoso. A história da disciplina escolar contada a partir de objetos educacionais para o ensino de Química do século XX. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
23.   Lucas Mesquita. Investigando os elementos estruturantes. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
24.   Mara Regina Prata Walério. O museu de objetos de acervos escolares como recurso didático. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
25.   Marcel Fernandes Neves. A distribuição altitudinal de aves de clima subtropical na Mata Atlântica reflete divergência na fisiológica metabólica e térmica?. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
26.   Marcelo Nogueira Machado. Licenciados em Biologia ensinando Física no ensino fundamental: saberes docentes em movimento. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. Início: 2016.
27.   Marcone José das Neves. Perspectivas intersetorias para o ensino de ciências: limites e possibilidades para a prevenção do uso de drogas lícitas.. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Sergio Stoco.
28.   Matheus Luciano Duarte Cardoso. Teoria Celular: Utilização da História e Filosofia da Ciência para uma abordagem de aspectos epistemológicos e científicos na sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2016.
29.   Márcia Regina Fernandes Sgrinhelli. Programa Educativo para a Saúde Bucal no Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
30.   Márcio Yoshimura. Brinquedos no Ensino de Física para Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
31.   Natália Ferreira Dias. Utilização de tecnologias digitais no processo de ensino de Ciências: influência na memória e na aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
32.   Paloma Marques dos Santos. As Contribuições Da Experimentação Em Ciências Em Espaços Não Formais De Educação. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
33.   Priscila Toscano de Lima. Tecnologia da Informação e Comunicação para o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
34.   Raquel Santos Palma. Os conceitos químicos envolvidos nos procedimentos de conservação de objetos culturais de ensino em ciências. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em ensino de ciências e matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Reginaldo Alberto Meloni.
35.   Rúbia Fernandes. Utilização de Desenhos Animados no Ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
36.   STÉFANI DINIZ ESTEVES DE OLIVEIRA TEODORO. CLUBE DE CIÊNCIAS NA ESCOLA. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
37.   Tatiana Marcondes. Impactos de ações educacionais sobre o tema adolescência na formação de professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
38.   Thais Cyrino de Mello Forato. Aquecimento Global: estudo de uma controvérsia científica em uma perspectiva historiográfica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador).. Início: 2016.
Supervisor: Hélio Elael Bonini Viana.
39.   Éder Souza Junior. Física Forense: uma proposta para a Educação Científica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.

1.   Karel Pontes Leal. Relações entre Fé e Ciência: abordagens históricas no ensino de física. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino) - Instituto de Física - USP, . Início: 2015.
2.   Renata Neves Biancalana. Incidência de paternidade extra par e fidelidade ao ninho em Cypseloides fumigatus (Aves: Apodidae) no Parque Estadual Intervales, São Paulo.. Dissertação (Mestrado em Evolução e diversidade) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral.