CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 42

2017

1.   Abner Ferreira dos Santos. Modelagem e Literatura no Ensino de Matemática: Apropriação de Signos e Símbolos na Construção de Narrativas Literárias. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Tiago Nunes Castilho.
2.   Camila Cezar de Lima. Gestão democrática e repressão na escola: Impactos sobre a autonomia do cidadão. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
3.   Carolina Bucheb. Experimentação no ensino de Química em espaços não formais: o uso da cozinha em uma proposta contextualizada para o ensino de estequiometria e reações químicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
4.   Carolina Lucio Baptista. Análise do conceito de espécie em livros didáticos adotados no Ensino Médio e nos Cadernos do Estado de São Paulo.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Cibele Bragagnolo.
5.   caroline sodré de menezes. Dislexia no processo de ensino e aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em ciencias) - Fundação de Apoio a Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Itale Luciane Cericato.
6.   Claudia Maria Losada. Estudante em liberdade assistida: o que muda no processo educativo com a resolução n. 3/2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Sergio Stoco.
7.   Fernanda Fagundes de Macena. Desenvolvimento e aplicações de novos ligantes quirais imidazolínicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química-Integral) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
Orientador: Elisângela Vinhato.
8.   Gilson Alves da Silva. Geração de energia eólica e fotovoltaica em residências na formação de jovens e adultos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato.
9.   Giovanna Cristina de Souza. Análise dos Indicadores de Desempenho Ambiental em Empresas Certificadas pela Norma ISO 14001 do Setor de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Giovano Candiani.
10.   Gisele da Silva Carvalho. Desafios enfrentados por professores de escolas públicas da região de Diadema no ensino de química orgânica e o livro didático. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
Orientador: Elisângela Vinhato.
11.   Henriette Moura Erhard. Aplicativos para Geometria. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Início: 2017.
Orientador: Paola Andrea Gaviria Kassama.
12.   João Vitor Ferreira Da Silva Gonzalez. INTERFACE FÍSICA E BIOLOGIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E AS CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE EM SISTEMAS TERMODINÂMICOS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Roseli Kunzel.
13.   Juliano Araujo Costa de Oliveira. Atividades Experimentais contextualizadas e interdisciplinares de química orgânica no ensino médio: Revisão Bibliográfica e proposta de sequencia didática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
Orientador: Elisângela Vinhato.
14.   Larissa Jurado de Santana. Utilização de "mini lessons" como ferramenta didática no 1º ano do Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Ilana Fichberg.
15.   Larissa Pereira de Andrade. Indefinido. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Renato Marcone José de Souza.
16.   Luara Baia Belchior. Uso de áudio como material paradidático de Ciência. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Evaldo Araújo de Oliveira Filho.
17.   Raquel Tiburcio Faliosa. Indefinido. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Renato Marcone José de Souza.
18.   Rodrigo Mota Santos. Metodologias de ensino que proporcionam uma contextualização social para formação crítica nas aulas de Ciências e Química. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Ana Valeria Santos de Lourenço.
19.   Rogerio Marques Buzato. DEFINIÇÃO DE ESPÉCIE BIOLÓGICA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A ABORDAGEM PRÁTICA E A SALA DE AULA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Cibele Bragagnolo.
20.   Simone Maria de Barros. A importância do Ensino de Sistemática Filogenética a partir do Ensino Fundamental II. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Ilana Fichberg.
21.   Sérgio Ricardo Bonachela. Uso da Tecnologia de Impressão 3D no Ensino da Química Orgânica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . Início: 2017.
Orientador: Elisângela Vinhato.
22.   Thalita Poças Pellegrini. abordagem interdisciplinar no ensino de ciências para alunos de 6º ano com uso do sistema anglo de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2017.
Orientador: Eliane de Souza Cruz.

2016

1.   Alex Cordeiro de Brito. Avaliação ambiental de organizações de catadores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
2.   Denis Lira. Utilização das abelhas como ferramenta facilitadora para aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo - campus Diadema, . Início: 2016.
Orientador: Michelle Manfrini Morais Vátimo.
3.   Fábio Pires Watanabe. Desafios do Gerenciamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em Universidade: Estudo de Caso no Campus Diadema na Universidade Federal de São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
4.   Gil Chinagaia. A promoção da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: propostas e desafios. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Renato Barboza.
5.   Hadassa Harumi Castelo Onisaki. O uso da tecnologia de impressão 3D na produção de material didático.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
6.   Hamilton Okubo Cavamura. Física da Realidade Virtual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
7.   MARCOS VINÍCIUS DE LIMA PESTANA. Divulgação Científica e sua importância para a articulação da pesquisa e prática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Eliane de Souza Cruz.
8.   Patrícia Oliveira de Castro. O processo de elaboração de jogos no auxilio ao aprendizado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Renato Barboza.
9.   Paulo Borges Viríssimo Dos Santos. Construções robóticas, confeccionadas com materiais de baixo custos, utilizadas como recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
10.   Rodrigo de Oliveira Carvalho. FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, NO PLANO CARTESIANO, DE FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL A VALORES REAIS. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
11.   Thais Oliveira de Almeida. Teoria dos Jogos e sua Aplicação na Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Tiago Nunes Castilho.
12.   Vinicius Saito. Elaboração de Material Didático para abordagem de tópicos de Nanotecnologia no Ensino Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2016.
Orientador: Lucinéia Ferreira Ceridório.

2015

1.   Ana Maria Gomes Inocêncio. Análise da implementação da Agenda 21 escolar em uma escola pública de Diadema - SP (título provisório). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
2.   Carina Pazini Cavalcante. O processo evolutivo do PCN: De sua implementação a sua contemporaneidade.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Sergio Stoco.
3.   MARIANA CHICCOLLI PEREIRA DE REZENDE. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO BÁSICO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Patricia Rosana Linardi.
4.   Rafael Carneiro Sierra. Deficiências no ensino de astronomia no ensino médio e fundamental: a utilização de ferramentas lúdicas na auxilio do ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
5.   Rodrigo de Oliveira Carvalho. Utilização do GeoGebra como ferramenta facilitadora no ensino de funções. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Início: 2015.
Orientador: Gleiciane da Silva Aragão.
6.   Rovena Feltrin Contente. Escolas Bilíngues para Surdos: como estão sendo estruturadas?. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Silvana Zajac.
7.   Stephanie Franchini Silva. Sobre a demonstração Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Verilda Speridião Kluth.
8.   Tatiane Barros da Silva. Identificação de espécies vegetais adequadas para o ensino de genética no ensino médio brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2015.
Orientador: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral.


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:41