1. | Camila Usan Elvino. Oficina temática: biodiesel,. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Shirley Possidonio. |
2. | Danielle Severi dos Santos. Reutilização de medicamentos vencidos: uma proposta de atividade experimental para o ensino de química. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Hélio Elael Bonini Viana. |
3. | Denise Correia e Silva. O ensino da microbiologia na educação básica: importância e estratégias. (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Maria Nizete de Azevedo. |
4. | Elizabete Guitzel. APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE VISUAL EM LABORATÓRIO QUÍMICO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Shirley Possidonio. |
5. | Jessica Foster. Investigando a aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre a Alquimia a partir de uma atividade experimental. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Simone Alves de Assis Martorano. |
6. | Marcelo Seabra Vatri. QUÍMICA VERDE: CONCEITO E PRÁTICA NO CENÁRIO ATUAL DO ENSINO MÉDIO ANÁLISE DA PERSPECITIVA AMBIENTAL PARA INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . 2017. Orientador: Elisângela Vinhato. |
7. | Paulo Mattos. Um modelo de avaliação para o ensino de ciências fundamentado no processo de construção do conhecimento.. (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Verilda Speridião Kluth. |
8. | Thiana Carolina Romero Martínez. Violência e estrutura econômico-social na filosofia moral de Theodor Adorno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017. Orientador: Denilson Soares Cordeiro. |
1. | Alex de Castro. AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IPERÓ E A IMPLEMENTAÇÃO DO REATOR MULTIPROPÓSITO: UM ESTUDO DE CASO. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Luciana Aparecida Farias. |
2. | Aline Domingues Rebecca. Projetos Pedagógicos no Ensino de Ciências: desafios de implementação. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Leonardo André Testoni. |
3. | Amanda de Lima Pereira. Análise da Efetividade das ações do projeto de extensão ?Promoção da saúde sexual nas escolas públicas de Diadema/SP. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
4. | Amanda Prilip do Carmo. Uma proposta de experimentação investigativa para o ensino de Química baseada na ?História Química de uma vela". (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Hélio Elael Bonini Viana. |
5. | ANA CAROLINA DE ASSIS ROCHA. O PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Luciana Aparecida Farias. |
6. | Barbara Rodrigues Riccomini. Análise do Processo de Licenciamento Ambiental em uma Central de Tratamento e Valorização Ambiental de Resíduos Sólidos Urbanos. (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016. Orientador: Giovano Candiani. |
7. | Beatriz Colosso Bramante. Análise das concepções da Química por alunos, professores e donas de casa, através de suas percepções, usos e manuseios de produtos saneantes. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ana Valeria Santos de Lourenço. |
8. | Camila de Lima Bezerra Nonato. Nanociência, Nanotecnologia e Ciências da Saúde -Uma contribuição para o ensino básico. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Lucinéia Ferreira Ceridório. |
9. | Carolina Dona de Araujo. Análise de publicações sobre interdisciplinaridade no ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ana Maria Santos Gouw. |
10. | Dante Cavalhero Garcia. Avaliação da metodologia aplicada no levantamento faunístico em Estudos de Impacto Ambiental (EIA) de aterros sanitários do estado de São Paulo.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Giovano Candiani. |
11. | Erika Nobetani. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES E FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Roseli Kunzel. |
12. | Evenilda Maria da Silva. Avaliação da percepção dos professores do Ensino Médio sobre a prática didática relacionada ao ensino de Imunologia em Escolas da Rede Pública do Município de Diadema/SP. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Renato Barboza. |
13. | Fabíola Oliveira do Nascimento. Pensando como Cientistas: a pilha de Volta. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ronaldo Savarino Levenhagen. |
14. | Fernanda Flavia de Oliveira. SOFTWARE ?OS MACRONUTRIENTES E O SÓDIO? COMO PROMOTOR DE DISCUSSÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
15. | Fernando de Jesus Guilger. História da Alquimia no Ensino: Caminhos para introdução de aspectos da Natureza da Ciência. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato. |
16. | Flaviston Ferreira Pires. Estética e simetria na física na formação de professores: uma comparação entre a formulação das leis de Newton em uma perspectiva histórica e alguns livros usados na formação de professores. (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientadores: José Alves da Silva, Thaís Cyrino de Mello Forato. |
17. | Francisco Aparecido Cardeira. O USO DO GÁS HIDROGÊNIO: DOS AEROSTATOS AOS ÔNIBUS DA EMTU/SP - UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Hélio Elael Bonini Viana. |
18. | Guilherme Fernandes Mogadouro de Souza. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FERRAMENTAS HIPERMÍDIA PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ronaldo Savarino Levenhagen. |
19. | JEFFERSON MENDES DO NASCIMENTO. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Patricia Rosana Linardi. |
20. | Luciana Silva Soares. Expectativas dos Professores em relação à aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) em uma escola estadual de Diadema. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
21. | Marcela Oliveira Garcia. ?Estado da Arte Sobre o Uso de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Simone Alves de Assis Martorano. |
22. | Marcio Jose Aguiar Gomes. Um olhar para o modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Patricia Rosana Linardi. |
23. | Márcio Peroni Lemos. Experimentação no ensino de Química: fabricação e uso de espectrômetro caseiro para o ensino de espectrofotometria de emissão molecular.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Helga Gabriela Aleme. |
24. | Nathália Silva de Sousa. Valorização de Resíduos Sólidos Orgânicos: compostagem em pequena escala. (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Giovano Candiani. |
25. | Paloma Marques dos Santos. A experimentação no ensino de ciências em ambientes não formais de educação: Alternativas para a educação. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Ana Maria Santos Gouw. |
26. | Paulo Henrique Aparecido. Da Ficção à Sala de Aula: uma lacuna a ser preenchida. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Leonardo André Testoni. |
27. | Pedro Rodrigues da Silva. Inteligibilidade da fala em sala de aula.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Evaldo Araújo de Oliveira Filho. |
28. | Raquel Santos Palma. ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Itale Luciane Cericato. |
29. | ROBERTO DA SILVA PASSOS. Articulação da Pesquisa e Prática ? Um estudo de caso sobre a Educação Ambiental. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Eliane de Souza Cruz. |
30. | Rúbia de Fátima Antunes Martins Fernandes. Física Forense e CTS: uma proposta par o ensino das leis de Newton em uma perspectiva de formação cidadã. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Leonardo André Testoni. |
31. | Tiago da Silva. Estimativa do Potencial Energético do Biogás de Resíduos Sólidos Urbanos: Estudo de Caso no Município de Diadema - SP. (Graduação em Química) - Instituto Federal de São Paulo, . 2016. Orientador: Giovano Candiani. |
32. | Vilma Zulma Avalos. Um uso da tecnologia para o ensino de matemática no ensino fundamental II. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016. Orientadores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi. |
1. | Adriélle Cristine da Silva. DESCRIÇÃO DE UMA NOVA ESPECIE DE PEIXE CASCUDINHO BRASILEIRO: E ISSO AJUDA A ENTENDER ZOOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS?. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Ilana Fichberg. |
2. | ALINE MIDORI KANASHIRO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS MARGINALIZANTES. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Luciana Aparecida Farias. |
3. | Ana Carolina Carvalho dos Santos. Desigualdades educacionais uma perspectiva das diferenças de gênero nos indicadores educacionais. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Sergio Stoco. |
4. | Ana Lúcia Carvalho Valiengo. História de vida: trajetória de formação docente. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen. |
5. | André Vieira da Cunha. Discernimento sobre as Abordagens do Processo de Ensino, Referenciado no Pensamento de Hannah Arendt: Educação para a Autonomia do Sujeito.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientadores: Sergio Stoco, Denilson Soares Cordeiro. |
6. | Bianca Alves Pereira. Dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral I: a análise de erros como método de investigação. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2015. Orientador: Gleiciane da Silva Aragão. |
7. | Bruno Silva Barbosa. Desenvolvimento e análise de atividades lúdicas no ensino de bioquímica. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
8. | CAMILA DOMENICIS. Revisão e análise das estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da EJA. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Simone Alves de Assis Martorano. |
9. | Caroline Souza. UMA ABORDAGEM FILOGENÉTICA EM ZOOLOGIA: UM DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Cibele Bragagnolo. |
10. | Cesar Rogério Cardoso. TCC - O uso de um episódio histórico para o ensino de Física na utilização de máquinas térmicas na estação ferroviária Alto da Serra - Paranapiacaba - no século XIX. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Flaminio de Oliveira Rangel. |
11. | Cristiano Tavares Malheiro. A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL E O USO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA NO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD). (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Roseli Kunzel. |
12. | César Cardoso. Ensino de Física na Escola Básica: Abordando a História da Ciência no Brasil.. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato. |
13. | Denilson Ferreira de Barros. A pessoa formando o docente; o docente formando o estudante. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen. |
14. | DENISE SANNY MANÇANO WAKASUGI. RADIOATIVIDADE: HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Elisângela Vinhato. |
15. | Eder Souza. Ensino de física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de ensino por investigação. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato. |
16. | Eloisa Neri de Oliveira. Adolescência e Física: Experiências do PIBID ? Física em uma escola pública do município de Diadema. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: José Alves da Silva. |
17. | Fabio Mitami. Artes Marciais no Ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: André Amaral Goncalves Bianco. |
18. | Flavia Falotico. Contribuições da brincadeira para o desenvolvimento infantil segundo Vigotski. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Itale Luciane Cericato. |
19. | Franciele Dutra das Neves. 9.000 cm3 de ciência. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: André Amaral Goncalves Bianco. |
20. | Francisco Aparecido Cardeira. O USO DO GÁS DE HIDROGÊNIO DOS AERÓSTATOS AOS ÔNIBUS DA EMTU/SP E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato. |
21. | Gabriela Carvalho Queiroz. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Roseli Kunzel. |
22. | Gabriela Fiorentin de Oliveira. "Sarapalha" como subsídio para o ensino de biologia: a experiência do PIBID em conceitualizar a Malária. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
23. | Gilmar Alves de Almeida. Uso do tema gerador liquens para o ensino de espectrometria de emissão atômica. (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Helga Gabriela Aleme. |
24. | Janio Henrique Bernardes. Oficina Divina Proporção: contribuições na formação de jovens a partir de um projeto PIBID. (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015. Orientador: Verilda Speridião Kluth. |
25. | Laércio Leracitano Vieira. O uso de histórias de ficção científica dos universos Marvel e DC, no Ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: André Amaral Goncalves Bianco. |
26. | Lucas Galhego. A Trágica Conservação do Momento: as histórias em quadrinhos no ensino de Física-Matemática. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Leonardo André Testoni. |
27. | Marianne Andrade Nogueira de Oliveira. Trabalho por projetos: impactos no âmbito escolar. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen. |
28. | Natália Ferreira Dias. Integrando tecnologia digital e processo de ensino - aprendizagem de Ciências / Biologia: utilização do jogo MINECRAFT. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen. |
29. | Natália Ribeiro Brito Cunha Rocha. Análise qualitativa e comparativa do conteúdo de Sistemática Filogenética em materiais didáticos utilizados no Ensino Médio nas redes pública e privada do estado de São Paulo. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Cibele Bragagnolo. |
30. | Rafaela Barros dos Santos. O USO DA FOTOGRAFIA PARA A VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS DE ARTRÓPODES. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: André Amaral Goncalves Bianco. |
31. | Rayssa Santos Moreira. Elaboração de Recursos Didáticos para as aulas sobre sistema circulatório ministradas no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
32. | Renan da Silva Damasceno. Estudo sobre educação e cultura no pensamento de Hannah Arendt. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Denilson Soares Cordeiro. |
33. | Sabrina Alves Pereira. Análise qualitativa de modelos matemáticos com Equações Diferenciais, aplicados à Física. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2015. Orientador: Gleiciane da Silva Aragão. |
34. | Tatiana Marcondes. O ensino da sexualidade para adolescentes: o currículo na educação básica para a educação especial. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: José Alves da Silva. |
35. | Tiago Leite Trujillano. Eletromagnekids: Experimento de eletricidade e magnetismo para o ensino fundamental. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, . 2015. Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira. |
36. | VLANDIA VIANA GOMES. Ensino aprendizagem de biologia com o uso de recursos lúdicos. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015. Orientador: Ligia Ajaime Azzalis. |
(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:41