CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Trabalho de conclusão de curso de graduação


Número total de itens: 76

2017

1.   Camila Usan Elvino. Oficina temática: biodiesel,. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Shirley Possidonio.
2.   Danielle Severi dos Santos. Reutilização de medicamentos vencidos: uma proposta de atividade experimental para o ensino de química. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Hélio Elael Bonini Viana.
3.   Denise Correia e Silva. O ensino da microbiologia na educação básica: importância e estratégias. (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Maria Nizete de Azevedo.
4.   Elizabete Guitzel. APRENDIZAGEM DO DEFICIENTE VISUAL EM LABORATÓRIO QUÍMICO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Shirley Possidonio.
5.   Jessica Foster. Investigando a aprendizagem dos alunos do ensino médio sobre a Alquimia a partir de uma atividade experimental. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Simone Alves de Assis Martorano.
6.   Marcelo Seabra Vatri. QUÍMICA VERDE: CONCEITO E PRÁTICA NO CENÁRIO ATUAL DO ENSINO MÉDIO ANÁLISE DA PERSPECITIVA AMBIENTAL PARA INSERÇÃO DA QUÍMICA VERDE NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo (Diadema), . 2017.
Orientador: Elisângela Vinhato.
7.   Paulo Mattos. Um modelo de avaliação para o ensino de ciências fundamentado no processo de construção do conhecimento.. (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Verilda Speridião Kluth.
8.   Thiana Carolina Romero Martínez. Violência e estrutura econômico-social na filosofia moral de Theodor Adorno. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, . 2017.
Orientador: Denilson Soares Cordeiro.

2016

1.   Alex de Castro. AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE IPERÓ E A IMPLEMENTAÇÃO DO REATOR MULTIPROPÓSITO: UM ESTUDO DE CASO. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Luciana Aparecida Farias.
2.   Aline Domingues Rebecca. Projetos Pedagógicos no Ensino de Ciências: desafios de implementação. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leonardo André Testoni.
3.   Amanda de Lima Pereira. Análise da Efetividade das ações do projeto de extensão ?Promoção da saúde sexual nas escolas públicas de Diadema/SP. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
4.   Amanda Prilip do Carmo. Uma proposta de experimentação investigativa para o ensino de Química baseada na ?História Química de uma vela". (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Hélio Elael Bonini Viana.
5.   ANA CAROLINA DE ASSIS ROCHA. O PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Luciana Aparecida Farias.
6.   Barbara Rodrigues Riccomini. Análise do Processo de Licenciamento Ambiental em uma Central de Tratamento e Valorização Ambiental de Resíduos Sólidos Urbanos. (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
7.   Beatriz Colosso Bramante. Análise das concepções da Química por alunos, professores e donas de casa, através de suas percepções, usos e manuseios de produtos saneantes. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ana Valeria Santos de Lourenço.
8.   Camila de Lima Bezerra Nonato. Nanociência, Nanotecnologia e Ciências da Saúde -Uma contribuição para o ensino básico. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Lucinéia Ferreira Ceridório.
9.   Carolina Dona de Araujo. Análise de publicações sobre interdisciplinaridade no ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
10.   Dante Cavalhero Garcia. Avaliação da metodologia aplicada no levantamento faunístico em Estudos de Impacto Ambiental (EIA) de aterros sanitários do estado de São Paulo.. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
11.   Erika Nobetani. UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES E FÍSICA NUCLEAR NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Roseli Kunzel.
12.   Evenilda Maria da Silva. Avaliação da percepção dos professores do Ensino Médio sobre a prática didática relacionada ao ensino de Imunologia em Escolas da Rede Pública do Município de Diadema/SP. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Renato Barboza.
13.   Fabíola Oliveira do Nascimento. Pensando como Cientistas: a pilha de Volta. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ronaldo Savarino Levenhagen.
14.   Fernanda Flavia de Oliveira. SOFTWARE ?OS MACRONUTRIENTES E O SÓDIO? COMO PROMOTOR DE DISCUSSÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
15.   Fernando de Jesus Guilger. História da Alquimia no Ensino: Caminhos para introdução de aspectos da Natureza da Ciência. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato.
16.   Flaviston Ferreira Pires. Estética e simetria na física na formação de professores: uma comparação entre a formulação das leis de Newton em uma perspectiva histórica e alguns livros usados na formação de professores. (Graduação em Ciências-Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientadores: José Alves da Silva, Thaís Cyrino de Mello Forato.
17.   Francisco Aparecido Cardeira. O USO DO GÁS HIDROGÊNIO: DOS AEROSTATOS AOS ÔNIBUS DA EMTU/SP - UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Hélio Elael Bonini Viana.
18.   Guilherme Fernandes Mogadouro de Souza. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FERRAMENTAS HIPERMÍDIA PARA PROMOVER O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ronaldo Savarino Levenhagen.
19.   JEFFERSON MENDES DO NASCIMENTO. UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Patricia Rosana Linardi.
20.   Luciana Silva Soares. Expectativas dos Professores em relação à aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) em uma escola estadual de Diadema. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
21.   Marcela Oliveira Garcia. ?Estado da Arte Sobre o Uso de Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Simone Alves de Assis Martorano.
22.   Marcio Jose Aguiar Gomes. Um olhar para o modelo Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Patricia Rosana Linardi.
23.   Márcio Peroni Lemos. Experimentação no ensino de Química: fabricação e uso de espectrômetro caseiro para o ensino de espectrofotometria de emissão molecular.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
24.   Nathália Silva de Sousa. Valorização de Resíduos Sólidos Orgânicos: compostagem em pequena escala. (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
25.   Paloma Marques dos Santos. A experimentação no ensino de ciências em ambientes não formais de educação: Alternativas para a educação. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Ana Maria Santos Gouw.
26.   Paulo Henrique Aparecido. Da Ficção à Sala de Aula: uma lacuna a ser preenchida. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leonardo André Testoni.
27.   Pedro Rodrigues da Silva. Inteligibilidade da fala em sala de aula.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Evaldo Araújo de Oliveira Filho.
28.   Raquel Santos Palma. ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Itale Luciane Cericato.
29.   ROBERTO DA SILVA PASSOS. Articulação da Pesquisa e Prática ? Um estudo de caso sobre a Educação Ambiental. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Eliane de Souza Cruz.
30.   Rúbia de Fátima Antunes Martins Fernandes. Física Forense e CTS: uma proposta par o ensino das leis de Newton em uma perspectiva de formação cidadã. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Leonardo André Testoni.
31.   Tiago da Silva. Estimativa do Potencial Energético do Biogás de Resíduos Sólidos Urbanos: Estudo de Caso no Município de Diadema - SP. (Graduação em Química) - Instituto Federal de São Paulo, . 2016.
Orientador: Giovano Candiani.
32.   Vilma Zulma Avalos. Um uso da tecnologia para o ensino de matemática no ensino fundamental II. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2016.
Orientadores: Luciane de Fatima Bertini, Patricia Rosana Linardi.

2015

1.   Adriélle Cristine da Silva. DESCRIÇÃO DE UMA NOVA ESPECIE DE PEIXE CASCUDINHO BRASILEIRO: E ISSO AJUDA A ENTENDER ZOOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS?. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ilana Fichberg.
2.   ALINE MIDORI KANASHIRO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS QUESTÕES ÉTNICORRACIAIS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS MARGINALIZANTES. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Luciana Aparecida Farias.
3.   Ana Carolina Carvalho dos Santos. Desigualdades educacionais uma perspectiva das diferenças de gênero nos indicadores educacionais. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Sergio Stoco.
4.   Ana Lúcia Carvalho Valiengo. História de vida: trajetória de formação docente. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
5.   André Vieira da Cunha. Discernimento sobre as Abordagens do Processo de Ensino, Referenciado no Pensamento de Hannah Arendt: Educação para a Autonomia do Sujeito.. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientadores: Sergio Stoco, Denilson Soares Cordeiro.
6.   Bianca Alves Pereira. Dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral I: a análise de erros como método de investigação. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2015.
Orientador: Gleiciane da Silva Aragão.
7.   Bruno Silva Barbosa. Desenvolvimento e análise de atividades lúdicas no ensino de bioquímica. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
8.   CAMILA DOMENICIS. Revisão e análise das estratégias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da EJA. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Simone Alves de Assis Martorano.
9.   Caroline Souza. UMA ABORDAGEM FILOGENÉTICA EM ZOOLOGIA: UM DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Cibele Bragagnolo.
10.   Cesar Rogério Cardoso. TCC - O uso de um episódio histórico para o ensino de Física na utilização de máquinas térmicas na estação ferroviária Alto da Serra - Paranapiacaba - no século XIX. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Flaminio de Oliveira Rangel.
11.   Cristiano Tavares Malheiro. A IMPORTÂNCIA DO TUTOR PRESENCIAL E O USO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA NO ENSINO À DISTÂNCIA (EAD). (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Roseli Kunzel.
12.   César Cardoso. Ensino de Física na Escola Básica: Abordando a História da Ciência no Brasil.. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato.
13.   Denilson Ferreira de Barros. A pessoa formando o docente; o docente formando o estudante. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
14.   DENISE SANNY MANÇANO WAKASUGI. RADIOATIVIDADE: HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Elisângela Vinhato.
15.   Eder Souza. Ensino de física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de ensino por investigação. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato.
16.   Eloisa Neri de Oliveira. Adolescência e Física: Experiências do PIBID ? Física em uma escola pública do município de Diadema. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: José Alves da Silva.
17.   Fabio Mitami. Artes Marciais no Ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: André Amaral Goncalves Bianco.
18.   Flavia Falotico. Contribuições da brincadeira para o desenvolvimento infantil segundo Vigotski. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Itale Luciane Cericato.
19.   Franciele Dutra das Neves. 9.000 cm3 de ciência. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: André Amaral Goncalves Bianco.
20.   Francisco Aparecido Cardeira. O USO DO GÁS DE HIDROGÊNIO DOS AERÓSTATOS AOS ÔNIBUS DA EMTU/SP E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Thaís Cyrino de Mello Forato.
21.   Gabriela Carvalho Queiroz. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA DAS RADIAÇÕES NO ENSINO MÉDIO. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Roseli Kunzel.
22.   Gabriela Fiorentin de Oliveira. "Sarapalha" como subsídio para o ensino de biologia: a experiência do PIBID em conceitualizar a Malária. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
23.   Gilmar Alves de Almeida. Uso do tema gerador liquens para o ensino de espectrometria de emissão atômica. (Graduação em Ciências - Licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Helga Gabriela Aleme.
24.   Janio Henrique Bernardes. Oficina Divina Proporção: contribuições na formação de jovens a partir de um projeto PIBID. (Graduação em Curso de Ciências - licenciatura) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2015.
Orientador: Verilda Speridião Kluth.
25.   Laércio Leracitano Vieira. O uso de histórias de ficção científica dos universos Marvel e DC, no Ensino de Ciências. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: André Amaral Goncalves Bianco.
26.   Lucas Galhego. A Trágica Conservação do Momento: as histórias em quadrinhos no ensino de Física-Matemática. (Graduação em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Leonardo André Testoni.
27.   Marianne Andrade Nogueira de Oliveira. Trabalho por projetos: impactos no âmbito escolar. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
28.   Natália Ferreira Dias. Integrando tecnologia digital e processo de ensino - aprendizagem de Ciências / Biologia: utilização do jogo MINECRAFT. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
29.   Natália Ribeiro Brito Cunha Rocha. Análise qualitativa e comparativa do conteúdo de Sistemática Filogenética em materiais didáticos utilizados no Ensino Médio nas redes pública e privada do estado de São Paulo. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Cibele Bragagnolo.
30.   Rafaela Barros dos Santos. O USO DA FOTOGRAFIA PARA A VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS DE ARTRÓPODES. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: André Amaral Goncalves Bianco.
31.   Rayssa Santos Moreira. Elaboração de Recursos Didáticos para as aulas sobre sistema circulatório ministradas no Ensino Médio. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.
32.   Renan da Silva Damasceno. Estudo sobre educação e cultura no pensamento de Hannah Arendt. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Denilson Soares Cordeiro.
33.   Sabrina Alves Pereira. Análise qualitativa de modelos matemáticos com Equações Diferenciais, aplicados à Física. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. 2015.
Orientador: Gleiciane da Silva Aragão.
34.   Tatiana Marcondes. O ensino da sexualidade para adolescentes: o currículo na educação básica para a educação especial. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: José Alves da Silva.
35.   Tiago Leite Trujillano. Eletromagnekids: Experimento de eletricidade e magnetismo para o ensino fundamental. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade de São Paulo, . 2015.
Orientador: Rui Manoel de Bastos Vieira.
36.   VLANDIA VIANA GOMES. Ensino aprendizagem de biologia com o uso de recursos lúdicos. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2015.
Orientador: Ligia Ajaime Azzalis.


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:41