CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Trabalhos completos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 95

2017

1.   BARBOZA, R.; RODRIGUES, F. C. ; MARTORANO, S. A. A. ; Gouw, A.M.S.. Critérios de seleção de conteúdos de Biologia utilizados por professores em formação inicial. Em: XI ENPEC, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; MESQUITA, L. ; CONTRUCCI, C. ; ALINE, P.. Fases da Lua: concepções e evoluções no pensamento de licenciandos em ciências. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   COLAGRANDE, E. A. ; FARIAS, L. A.. Educação ambiental e futuros professores de química - uma discussão sobre representações e propostas didáticas?. Em: IX EPEA ? Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental?, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CRUZ, E. S.; FIRMINO, A. M. ; LOPES, J. B. ; COSTA, N.. Programa Articul@ções Pesquisa-Práticas ? Ir ou não ir à Escola, eis a questão. Em: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XI ENPEC, v. 1, p. 1-12, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CRUZ, E. S.; FIRMINO, A. M. ; LOPES, J. B. ; COSTA, N.. Programa Articul@Ções ?Pesquisa - Práticas? ? Etapa Exploração do estudo etnográfico. Em: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, v. 1, p. 1-9, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CUNHA, A.M ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; ABIB, MLVS. ; BROCKINGTON, G.. ESTÁGIO INVESTIGATIVO-SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA. Em: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   DEL-CORSO, T. M. ; TRIVELATO, S. L. F. ; SILVA, M.B.. Indicadores de alfabetização científica em relatórios escritos no contexto de uma sequência de ensino investigativo. Em: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, p. 1-8, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   FARIAS, L. A.; MARTORANO, S. A. A.. O desafio das questões etnicorraciais e a educação ambiental na formação de profesores: um estudo de caso. Em: IX EPEA ? Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   GOMES, G. S. ; SALES, N. L. ; CRUZ, E. S.. SITE FÍSICA MODERNA CONTEMPORÂNEA NAS ESCOLAS ? DA PESQUISA À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Em: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, v. 1, p. 1-6, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   LEAL, K. P. ; FORATO, Thaís C. M.. Ciência e Religião no ensino de física: promoção da interculturalidade, direitos humanos e aprendizado de conteúdos científicos. Em: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 1, p. 1-8, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   Macedo, D. ; Onisaki, H. ; TESTONI, L. A.. Abordagem Investigativa no Ensino de Óptica: uma prática formativa para licenciandos em ciências. Em: RedPop - Conexiones, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   MORAIS, Rosilda dos Santos. Um caderno escolar como fonte de pesquisa para a história da educação matemática. Em: XV Seminário Temático: cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MORAIS, Rosilda dos Santos. Os experts da educação como vetores de objetivação de saberes. Em: VII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   Romano, Y. ; TESTONI, L. A.. PERÍCIA CRIMINAL E A ESCOLA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA BIOLOGIA FORENSE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   SANTOS, R. M. ; LOURENÇO, A V S ; Lucio, A. B. M. ; MENEZES, C. S. ; Souza, J. C. F. ; ALMEIDA, R. M.. Divulgação científica utilizando oficinas temáticas: Luz e Protetor Solar. Em: Evento de Educação em Química - EVEQ, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   SILVA, M.B.; GEROLIN, E.C. ; TRIVELATO, S. L. F.. Ensino de biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. Em: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, p. 1-8, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   TESTONI, L. A.; Souza, E. ; Yoshimura, M.. O Jogo Do Perito: Uma Proposta Investigativa Para O Ensino de Ciências Utilizando Elementos De Física Forense. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   TESTONI, L. A.; SOUZA, P. H. ; NAKAMURA, E. ; Lavorato, I.T. ; Yoshimura, M.. HOMEM-ARANHA VERSUS DINÂMICA NEWTONIANA: UMA PROPOSTA DE ENSINO BASEADA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Em: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   ALMEIDA, P. A. ; FARIAS, L. A.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE NA FICÇÃO DE UM MUNDO APOCALÍPTICO, ONDE OS MORTOS GANHAM VIDA: THE WALKING DEAD. Em: XIII Encontro Nacional de ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   AYLLON, R. M. ; CASTRO, A. A. ; FARIAS, L. A.. Acceptance of a nuclear installation is related to communication to local residents?. Em: International Symposium on Naturally Ocuring Radiation Material (NORM), v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BARROSO, S. P. ; ALEIXO, S. ; ARROIO, A. ; FARIAS, L. A.. A BIOFOTOGRAFIA COMO REVELADORA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS RESIDENTES EM MARGENS OPOSTAS DE UM MESMO SISTEMA HÍDRICO. Em: XIII Encontro Nacional de ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BERTINI, L. F. OS PROBLEMAS NA ?SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR? DE RENÉ BARRETO. Em: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, p. 1-10, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   Waleiro, M. R. P ; MORAES, F. V. ; CARDOSO, C. R. ; MARTINS, A. G. A. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; Martorano, S. A. A. ; SILVA, J. L. ; Ceridório, L.F.. Reflexões sobre ensino e aprendizagem nas abordagens de Transformações Químicas e Físicas. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), p. 1-8, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CERICATO, Itale Luciane; DIAS FILHO, C. A. T.. Desafios enfrentados por um professor em começo de carreira. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), p. 6217-6228, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   COLAGRANDE, E. A. ; LEITE, L. ; FARIAS, L. A.. Representações Sociais Sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental - Análise com Licenciandos em Química Participantes do PIBID. Em: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL E VI ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   GUILGER, F. J. ; MARTORANO, S. A. A. ; MITAMI, F. R.. HISTÓRIA DA ALQUIMIA E TEATRO NO ENSINO: UMA AMÁLGAMA. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), p. 1-8, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   JUSTULIN, A. M. ; MORAIS, Rosilda dos Santos. A Resolução de Problemas em três contextos: pesquisa, documentos oficiais e livros didáticos. Em: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   KANASHIRO, A. M. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A.. Mirongas Ambientais: reflexões sobre educação ambiental, as questões etnicorraciais e a desconstrução de preconceitos por meio de um estudo de caso. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), p. 1-12, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   LINARDI, P. R. Uma possibilidade para a formação matemática de professores de matemática. Em: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, p. 9144-9155, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   LINARDI, P. R. A Formação Matemática do Professor de Matemática: dos conteúdos aos processos de produção de significados. Em: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   MELONI, R. A. ; VIANA, H. E. B.. Os manuais de ensino de Química no Brasil e a circulação das ideias sobre o atomismo no século XIX. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   MORAIS, Rosilda dos Santos. A MATEMÁTICA DO ENSINO PRIMÁRIO NOS ANAIS DA I CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (1927) ? fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana (mesa redonda: Por que Michel Foucault em História da Educação Matemática). Em: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   NEVES, D. ; PEREIRA, B. A. ; PEREIRA, S. A. ; FORATO, T.C.M. ; BIANCO, A. A. G.. The Wiechert, Kaufmann and Thomson experiments on the charge / mass of the particles of the cathode rays. Em: 1st European Regional IHPST Conference, v. 1, p. 1-1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   PIMENTEL, A. K. O. ; ALEIXO, S. ; FARIAS, L. A.. Percepção e Representação: um estudo de caso sobre a percepção ambiental de jovens em situação de vulnerabilidade socioambiental. Em: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAO AMBIENTAL E VI ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   PRADO, D. ; NEIMAN, Z. ; RABINOVICI, A. ; FARIAS, L. A.. VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO PARA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE FREQUENTADORES DA SUBPREFEITURA DO RIACHO GRANDE ? SBC, SP. Em: XIII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   RODRIGUES, L. ; MALHEIROS, A. ; ALMEIDA, P. A. ; RODRIGUES, N. P. ; FARIAS, L. A.. A Banana como Tema de Reflexão em Oficinas Socioambientais - Ação 2. Em: XVIII Encontro Nacional de ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   SANTANA, L. J. ; VICENTIN, A. M. ; PIMENTEL, A. K. O. ; BISPO, D. G. ; AYLLON, R. M. ; BARROSO, S. P. ; FARIAS, L. A.. A BANANA COMO TEMA DE REFLEXÃO EM OFICINAS SOCIOAMBIENTAIS ? AÇÃO 3. Em: XVIII Encontro Nacional de ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   SIMONI, A. L. ; LACERDA, R. A. V. ; VIEIRA, R. M. B. ; SANTOS, E. I.. Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental: ensino por investigação. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, p. 1760-1771, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   SOARES, E. D. ; VIEIRA, R. M. B. ; SANTOS, E. I.. Diálogos entre formação inicial de professores e a escola pública: Uma experiência com intervenções não formais na educação infantil. Em: II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância: ?Investigação, v. 1, p. 377-383, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   SOUZA, R. ; SOUZA, L. A. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M.S.. Educação ambiental, formação de professores e mapas conceituais: discussões sobre mudanças climáticas. Em: II Jornada Acadêmica Aberta da Pedagogia, v. 1, p. 04-22, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   VICENTIN, A. M. ; PIMENTEL, A. K. O. ; MALHEIROS, A. ; BARROSO, S. P. ; BISPO, D. G. ; ALMEIDA, P. A. ; SANTANA, L. J. ; SILVA, J. A. ; RODRIGUES, L. ; FARIAS, L. A.. ANÁLISE FILMOGRÁFICA, O AMBIENTE E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A 'REALIDADE' INTERMEDIADA POR UMA LENTE. Em: XIII Encontro Nacional de ensino de Química, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   VIEIRA, R. M. B.; ROCHA, D. M. ; ONISAKI, H. H. C.. Monitoria Coadjuva: docente e monitores atuando em colaboração. Em: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, p. 5177-5184, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
25.   ZAJAC, Silvana. A importância dos eventos científicos para a formação de professores e letramento dos Surdos. Em: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, v. 1, p. 1-13, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   ZAJAC, Silvana. Os projetos de extensão como facilitadores da comunicação entre futuros professores de ciências e surdos. Em: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA E XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   ZAJAC, S. ; Ceridório, L. F. ; LOURENCO, A. V. S. ; ABE, C. N. ; Vinhato, Elisangela. Experimentos de química aplicados no I Encontro dos Surdos com as Ciências: uma reflexão para a atuação docente. Em: XVIII ENEQ - XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, v. unico, p. 42, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   ALEME, H. G. ; LOURENCO, A. V. S. ; VINHATO, E. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A.. Reformulação do currículo escolar da disciplina de Química e mudança conceitual dos licenciandos. Em: X ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARBOZA, R. ; MARTORANO, S. A. A.. AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS LICENCIANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Em: X ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BERTINI, L. F. Resolução de problemas: ampliações e mudanças entre as propostas de década de 30 e as propostas atuais no Brasil. Em: XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890-1970): o que dizem as revistas pedagógicas, p. 1-12, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BERTINI, L. F. Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940. Em: III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, p. 572-586, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   BERTINI, L. F.; CARNEIRO, R. F.. A autonomia em um curso a distância de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Em: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, p. 1-12, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   BIZZO, N. M. V. ; PINAFO, J. ; GOUW, Ana Maria Santos. O que os jovens têm a dizer sobre a ciência? Algumas reflexões sobre as pesquisas Rose e Sapiens no Brasil. Em: Congreso RedPop 2015, v. 1, p. 1369-1376, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   BORGES, D. B. S. ; FORATO, Thaís C. M.. Sadi Carnot and the ideal steam machine: thermodynamics and the social, economic and political context in teacher education. Em: 13th IHPST Conference - The role of HPS in Global Society, v. 1, p. 1-9, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   CASTRO, A. A. ; FARIAS, L. A.. O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA DIMINUIÇÃO DA PERCEPÇÃO DE RISCO E A IMPLEMENTAÇÃO DO REATOR MULTIPROPÓSITO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO. Em: International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2015, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   CASTRO, A. A. ; ROCHA, A. C. A. ; KANASHIRO, A. M. ; PIMENTEL, A. K. O. ; ROMERO, F. C. ; BISPO, D. ; Farias, Luciana Aparecida ; RODRIGUES, N. P. ; AYLLON, R. M. ; MALHEIROS, A. ; JURADO, L. ; RODRIGUES, L. ; SILVA, J. A. ; ALMEIDA, P. A.. Tendências Temáticas do Blog Quimicando com a Ciência: A Riqueza da Diversidade. Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   COLAGRANDE, E. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ARROIO, A.. PERFIL INICIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   CRUZ, E. S.; KAWMAURA, R. ; PASSOS, R. S.. Relações entre as pesquisas educacionais e suas implicações para as práticas ? investigando possíveis indicadores. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   CRUZ, E. S.; LIMA, R. ; PAIVA, J. R. ; RODRIGUES, S. C. P.. SISTEMAS E MÉTODOS DE ENSINO NA REDE PARTICULAR - PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ?ARTICULAÇÃO PESQUISA-PRÁTICAS?. Em: XXI simpósio nacional do ensino de física, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   CRUZ, E. S.; RODRIGUES, S. C. P.. Disseminação de Boas práticas versus articulação da pesquisa e práticas. Em: XXI Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   CRUZ, L. S. ; FORATO, Thaís C. M. ; BEZERRA, F.. A historia da Matemática da época das grandes navegações e a constituição do conjunto dos números racionais: uma proposta de ensino. Em: XI Seminário Nacional de História da Matemática, v. 1, p. 1-3, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   DIAS FILHO, C. A. T. ; KLUTH, V. S.. Softwares livres sobre funções matemáticas: algumas potencialidades educacionais. Em: Xii EGEM, v. 1, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   DIAS, Natália ; ANDRADE, Marianne ; ROSALEN, M. A. S.. Utilização de jogo digital no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - X ENPEC, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   DIAS, Natália ; PEREIRA, F. N. ; ROSALEN, M. A. S.. Processo de aprendizagem no ensino de Ciências mediado por jogo digital: deferência na memória e cognição. Em: II Encontro Internacional de Tecnologia, v. 2, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. Ensino de Ciências / Biologia com jogo digital? Perspectivas e desafios. Em: IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo - PUC / SP, p. 513-522, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   FARIAS, L. A. ; KANASHIRO, A. M. ; MARTORANO, S. A. A.. Educação Ambiental e as Questões Étnicorraciais: Diálogos Possíveis para a Desconstrução de Esteriótipos Marginalizantes. Em: 7o. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2015, p. 1-12, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   FORATO, Thaís C. M.; Martins, R. A. ; Pietrocola, M.. 'A little learning is a dangerous thing?: the nature of science and short historical accounts. Em: 13th IHPST Conference - The role of HPS in Global Society, v. 1, p. 1-9, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   GALLEGO, L. ; TESTONI, L. A. ; VIANA, H. E. B.. Histórias em Quadrinhos: uma possível estratégia para o ensino de física. Em: VII Simpósio Multidisciplinar da Estácio São Paulo ? SIMESP, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   GOMES, T. G. ; FORATO, Thaís C. M.. CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA RADIOATIVIDADE. Em: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. único, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   GOUW, Ana Maria Santos; BIZZO, N. ; AMESTOY, M. B. ; TOLENTINO NETO, L. C. B.. O interesse dos jovens brasileiros e o currículo de Ciências: diálogos possíveis. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   GUILGER, F. J. ; FORATO, Thaís C. M.. A Divina Comédia de Alighieri e o geocentrismo medieval na Escola Básica. Em: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
25.   KLUTH, V. S. A Linguagem em Gadamer: sua imagem em uma pesquisa da educação matemática. Em: VI Seminário Internacional da Pesquisa em Educação Matemática, v. 1, p. 1-10, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   KUNZEL, R.; UMISEDO, N. K. ; QUEIROZ, G. C. ; OKUNO, E.. ESPECTROSCOPIA DE RAIOS X APLICADA A DETERMINAÇÃO DOS COEFICIENTES DE ATENUAÇÃO DE SOLUÇÕES CONTENDO NANOPARTÍCULAS DE OURO. Em: XX CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   LOURENCO, A. V. S. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ALEME, H. G. ; VINHATO, E.. CONHECENDO AS IDEIAS DOS ALUNOS DA LICENCIATURA SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA PARA REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. unico, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
28.   MARCONE, R.; ATWEH, B.. Who identifies a minority? A meta-research question about the lack of research in mathematics education concerning students with disability. Em: Mathematics Education and Society 8 (MES-8), v. 3, p. 769-779, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
29.   MELONI, R. A. Os programas de educação em Química: rupturas e permanências. Em: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
30.   MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, L. R.. As fases da Resolução de Problemas lida internacionalmente via documentos dos ICMEs. Em: Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática CIHEM, v. 1, p. 1-1854, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
31.   NOGUEIRA, M. T. M. V. ; CORTEZ, C. F. M. ; COELHO, M. F. ; MARTORANO, S. A. A.. Abordagem Histórica no Ensino de Química: De Lavoisier à Avogadro. Em: XIII EVEQ Interação escola-universidade: desafios para aconstrução conjunta de espaços formativos, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
32.   PIRES, F. F. ; SILVA, J. A. ; SILVA, P. R.. Estética e simetria no ensino de física: uma proposta para o ensino de mecânica. Em: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
33.   RANGEL, F. O. ; CERICATO, Itale Luciane ; SILVA, J. A. ; BROCKINGTON, J. G. O. ; TESTONI, L. ; STOCO, S.. Evasão e vulnerabilidade numa licenciatura em ciências. Em: X Enpec Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
34.   RANGEL, Flaminio de Oliveira; CERICATO, I. L. ; STOCO, S. ; BROCKINGTON, J. G. O. ; TESTONI, L. A. ; SILVA, J. A.. Evasão e vulnerabilidade acadêmica numa licenciatura em ciências. Em: X ENPEC _ Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, v. 1, p. 15-19, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
35.   REIS, D. P. ; CORTEZ, C. F. M. ; SANTANA, E. F. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. A.. Abordando Densidade e o estudo da pseudo-história de ?Arquímedes e a coroa do rei? no Ensino Médio. Em: XIII EVEQ Interação escola-universidade: desafios para aconstrução conjunta de espaços formativos, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
36.   REIS, D. P. ; MELONI, R. A.. Limites e perspectivas na preservação dos objetos de ensino de Química de uma escola pública em São Paulo. Em: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
37.   ROMERO, F. C. ; FARIAS, L. A.. Localização e Funcionamento de Ecopontos para Pilhas e Baterias: Uma Questão que Pode e Deve Ser Resolvida na Cidade de São Bernardo de Campo/SP. Em: 7 Encontro Nacional da Anppas, v. 1, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
38.   SANTANA, E. F. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. A.. PIBID QUÍMICA: A ATIVIDADE LÚDICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. 1, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
39.   SANTOS, E. I. ; PIASSI, L. P. C. ; VIEIRA, R. M. B.. Projeto J.O.A.N.I.N.H.A.: popularização da Ciência para o público infantil nos ambientes escolar e familiar. Em: XIV CONGRESO REDPOP - Arte, v. único, p. 672-678, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
40.   SANTOS, R. M. ; LOURENÇO, A V S ; RODRIGUES, L. C. V. ; BRITO, H. F.. Propriedades Ópticas de Partículas de Sílica Incorporando Complexo de Eu3+. Em: Propriedades Ópticas de Partículas de Sílica Incorporando Complexo de Eu3+., 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
41.   SILVA, J. A. ; FARIAS, L. A. ; ARROIO, A. ; COLAGRANDE, E. A.. Percepção Ambiental de Funcionários de Uma Escola em Região de Vulnerabilidade Social. Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
42.   SILVA, M.B.; TRIVELATO, S. L. F.. Práticas de inscrição literária promovidas por uma atividade de ensino baseada em investigação sobre crescimento populacional. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. X, p. 1-8, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
43.   SILVA, M.B.; TRIVELATO, S. L. F.. Epistemic Practices in Reports with Fit or Anomalous Data to a Known Model. Em: ESERA Conference 2015, p. 973-978, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
44.   SILVA, V. F. ; Queiroz, R. C. ; LOURENÇO, A V S ; SANTOS, R. M. ; Nato, R. F. ; Testoni, L. A.. Produção de Histórias em Quadrinhos para o Ensino da Tabela Periódica. Em: VII Simpósio Multidisciplinar da Estácio São Paulo - SIMESP 2015, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
45.   Souza, E. ; TESTONI, L. A. ; Brockington, J.G. ; SOUZA, P. H.. ' A PERÍCIA CRIMINAL VAI À ESCOLA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE FÍSICA FORENSE NO ENSINO DE CIÊNCIAS '. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
46.   STOCO, Sergio. Estruturando as desigualdades educacionais a partir dos conceitos de capital e pobreza. In: V Seminário de Educação Brasileira, 2015, Campinas. Mudanças atuais na sociedade brasileira e o sistema nacional de educação: qualidade da educação pública como direito humano. Campinas: CEDES. v. 1, p. 1-453, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
47.   TESTONI, L. A.; SOUZA, P. H. ; NAKAMURA, E. ; Lavorato, I.T. ; PAULA, S. M.. O Ensino da Física Experimental em Cursos de Engenharia: uma proposta baseada na construção argumentativa. Em: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
48.   VIANA, H. E. B. From Tungsten Light Bulbs to Atomic Structure: Reflections about Langmuir´s studies for Educators in Chemistry. Em: IHPST 13 th Biennial Conference, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
49.   VIEIRA, R. M. B.; SANTOS, E. I. ; PIASSI, L. P. C.. Banca da Ciência: as interfaces da divulgação científica itinerante nos espaços escolares. Em: XIV CONGRESO REDPOP - Arte, v. único, p. 1509-1515, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
50.   WALERIO, M. R. P. ; CARDOSO, C. ; REIS, D. P. ; MARTORANO, S. A. A.. Reflexões sobre os diferentes papéis desempenhados pelos Licenciandos em Química nos desafios enfrentados pelos professores na escola básica. Em: XIIIEventodeEducaçãoemQuímica, p. 1, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40