1. | ALCÂNTARA, WIARA. Transculturation, appropriation and emancipating of the teaching know-how. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
2. | BARBOZA, R. ; MARTORANO, S. A. A. ; GOUW, A. M. S.. Critérios de seleção de conteúdos de Biologia utilizados por professores em formação inicial. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
3. | BERTINI, L. F.; RAMOS, B. L.. A aritmética no ensino primário brasileiro: o que registram os cadernos escolares na décadas de 1920 e 1930?. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
4. | BERTINI, L. F.; SOUZA, A. F.. Arithmetical problems in primary school: ideas that circulated in São Paulo/Brazil in the end of the 19th century. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
5. | BIANCO, A. A. G. Planejamento de Expedições Fotográficas. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
6. | CANDIANI, Giovano. Valorização de resíduos sólidos. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário |
7. | CARDEIRA, F. ; FORATO, Thaís C. M. ; VIANA, H. B.. O USO DO GÁS HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL EM TRÊS MOMENTOS HISTÓRICOS: CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E NATUREZA DAS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
8. | CARDOSO, M. L. D. ; FORATO, Thaís C. M.. Contributions of the History of Biology in the Teaching of Photosynthesis: A Perspective for the Classroom. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra |
9. | CARVALHO, L. ; RODRIGUES, J. ; VICENTE, A. ; SANTOS, C. ; SILVA, J. A.. Adolescência e ensino de física: as contribuições do Pibid para a formação do professor. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
10. | CERICATO, Itale Luciane. Convergência no campo da formação de professores. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
11. | CESARETTI, M. ; NUNES, M. T. ; LELLIS-SANTOS, C.. Uso de metodologias ativas na educação. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
12. | CRUZ, E. S.; OLIVEIRA, A. A. ; FIRMINO, A. M. ; CANDIANI, G. ; JORGE, J. ; FARIAS, L. A. ; CASTILHO, T. N.. Programa ARTICUL@ÇÕES - Pesquisa e Práticas na Educação Básica e Ensino Superior. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
13. | CRUZ, E. S.; OLIVEIRA, A. A. ; LIRA, V. ; COSTA, W.. Dispositivo para monitoramento de movimento de pacientes acamados através de sensor inercial e smartphone. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
14. | CRUZ, E. S.; OLIVEIRA, A. A. ; NATÃ, C. ; ALMEIDA, M.. Dispositivo para controle de prótese da mão através de Eletromiografia. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
15. | DEL-CORSO, T. M. ; TRIVELATO, S. L. F. ; SILVA, M.B.. Indicadores de alfabetização científica em relatórios escritos no contexto de uma sequência de ensino investigativo. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
16. | FARIAS, L. A. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS MÚLTIPLOS CAMINHOS. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
17. | FELIX, D. ; ABRAHAO, M. ; DESTRO, J. C. ; SILVA, J. A.. Elaboração, implementação e análise de uma sequência didática sobre as leis de Newton no PIBID-Física da UNIFESP. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
18. | FORATO, Thaís C. M.; PRESTES, Maria Elice B.. Elementos relevantes para o ensino da natureza das ciências na formação de professores. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra |
19. | FORATO, Thaís C. M.; PRESTES, Maria Elice B.. . Students' perceptions about relevant elements to prepare teachers to deal with history and nature of science. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
20. | GEROLIN, E.C. ; SILVA, M.B. ; TRIVELATO, S. L. F.. Práticas epistêmicas no ensino de biologia: estabelecimento de rubricas para análise de uma comunidade de práticas. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra |
21. | GEROLIN, E.C. ; SILVA, M.B. ; TRIVELATO, S. L. F.. Ensino de Ecologia por investigação: relações entre práticas epistêmicas e conhecimento disciplinar. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
22. | LELLIS-SANTOS, C. Effects of natural compounds on pancreatic beta-cell physiology. In: Symposium on Nutrition, Inflammation, Obesity and Insulin Resistance. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
23. | LELLIS-SANTOS, C.; HALPIN, P. A.. Using social media and smartphone applications in practical lessons to enhance student learning. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
24. | LIMA, C. C. ; SANTOS, R. M. ; AZEVEDO, M. N. ; MELONI, R. A.. Ensino de ciências na modalidade EJA: uma proposta de reformulação fundamentada na abordagem CTS,. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
25. | MALDONADO, H. ; SILVA, J. A.. O estabelecimento de vínculos em cursos de licenciatura em física: a construção de uma pesquisa. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
26. | MARCONDES, T. ; SILVA, J. A.. O ensino de ciências na educação inclusiva: o caso da sexualidade para adolescentes com deficiência intelectual. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
27. | MARTORANO, S. A. A.; ARAGAO, S. B. C.. Como ensinar aspectos da natureza da ciência: uma proposta para o ensino de eletricidade a partir de uma narrativa historica. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
28. | MITAMI, F. R. ; MARTORANO, S. A. A.. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CTS. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
29. | MITAMI, F. R. ; SANTANA, E. F. ; MARTORANO, S. A. A.. Análise das concepções sobre química orgânica no ensino médio. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
30. | MORAIS, Rosilda dos Santos. Um caderno escolar como fonte de pesquisa para a história da educação matemática. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
31. | MORAIS, Rosilda dos Santos. Os experts da educação como vetores de objetivação de saberes. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
32. | NEVES, Defferson R. M. ; FORATO, Thaís C. M. ; VIEIRA, R. ; ONISAKI, H.. Estudo dos conceitos de velocidade média, velocidade intantânea e da noção intuitiva de limite com o uso do Arduino - uma proposta experimental para o Ensino de Física. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
33. | NEVES, Defferson R. M. ; PEREIRA, Bianca A. ; PEREIRA, Sabrina A. ; FORATO, Thaís C. M. ; BIANCO, A.. Os experimentos de Wiechert, Thomson e Kaufmann sobre a relação carga/massa das partículas constituintes dos raios catódicos. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
34. | ONISAKI, H. H. C. ; AZEVEDO, M. N.. Ensino por investigação para crianças. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
35. | POMMER, Wagner Marcelo. O Ensino dos Números Irracionais na Escolaridade Básica. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
36. | Porcionatto, M. ; Ligia A. Azzalis ; FONSECA, F. L. A. ; Rosalen, M.S. ; NADER, H. B. ; ZENKER, G.. Ações para o desenvolvimento da cultura científica na educação básica. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra |
37. | SANTANA, E. F. ; MARTORANO, S. A. A.. UM ESTUDO SOBRE O SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UNIFESP: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA. 2017. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
38. | SANTANA, L. J. ; BATISTA, U. ; FICHBERG, ILANA. Percepção dos monitores sobre atividades pedagógicas que envolveram noções de evolução na U.C. de Biologia 3. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
39. | SIBO, B. M. A. ; AZEVEDO, M. N.. RELAÇÕES AFETIVAS NA ESCOLA COMO PILAR DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E DA PERSONALIDADE DA CRIANÇA. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
40. | SILVA, M.B.; GEROLIN, E.C. ; TRIVELATO, S. L. F.. Ensino de Biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
41. | SILVA, M.B.; GEROLIN, E.C. ; TRIVELATO, S. L. F.. Práticas epistêmcias no ensino de biologia: constituição de uma comunidade de práticas em uma atividade investigativa. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
42. | SILVA, M.B.; GEROLIN, E.C. ; TRIVELATO, S. L. F. ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D.. Decision-making in inquiry-based activities: Opportunity for engagement in epistemic practices. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
43. | SILVA, M.B.; MORAES, E. N.. O ensino de ecologia através da investigação: promovendo a aproximação com a cultura científica e a construção autônoma de conhecimentos específicos. 2017. Apresentação de Trabalho/Outra |
44. | STOCO, Sergio. O novo Ensino Médio. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
45. | TANAJURA, G. ; SILVA, J. A.. A importância dos vínculos na escolha da graduação em licenciatura em física na etapa final da adolescência: uma pesquisa bibliográfica. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso |
46. | TESTONI, L. A. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo: Ensino de Ciências nas Séries Iniciais e formação Docente. 2017. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
47. | TESTONI, L. A.; Souza, E. ; Yoshimura, M.. O Jogo Do Perito: Uma Proposta Investigativa Para O Ensino de Ciências Utilizando Elementos De Física Forense. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
48. | VASCONCELOS, Stephanie ; FORATO, Thaís C. M.. Aspectos das contribuições de Niels Bohr para a história da espectroscopia: uma abordagem para a Formação Inicial de Professores. 2017. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
1. | Amaral, Fábio Raposo; PELLEGRINO, K. C. M. ; MIYAKI, C. Y. ; COELHO, M. M.. Montanhas do S/SE do Brasil como hotspots de especiação. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
2. | AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do. Evolução na Mata Atlântica: insights de aves subtropicais e dados genômicos. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
3. | ANDRADE, Andreia. M. ; FORATO, Thaís C. M. ; VIANA, H. B.. AQUECIMENTO GLOBAL: ESTUDO DE UMA CONTROVÉRSIA CIENTÍFICA EM UMA PERSPECTIVA HISTORIOGRÁFICA. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
4. | ARAGAO, S. ; FORATO, Thaís C. M. ; MARTORANO, S. A. A. ; BORGES, D. B. S.. Desenvolvimento de abordagens CTS por discentes de uma licenciatura em ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário |
5. | ARAGÃO, G. S.; PEREIRA, A. L. ; PEREIRA, M. C.. Limite das soluções de um problema elíptico com termos concentrados na fronteira. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário |
6. | AZEVEDO, M. N.; TESTONI, L. A.. Mediação discursiva e sentidos do professor no desenvolvimento profissional docente em Ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
7. | AZEVEDO, M. N.; TESTONI, L. A. ; VIEIRA, H. E. B.. Parceria escola pública/ universidade: modos de aprendizagem da docência em situações colaborativas. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
8. | Azevedo, M.N. ; TESTONI, L. A.. Mediação discursiva e sentidos do professor no desenvolvimento profissionaldocente em Ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
9. | BAMBAN, Patrícia ; PETRONI, H. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M.S.. Desenvolvimento da oficina 'Construindo um futuro' no âmbito do Projeto Escolas Sustentáveis. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
10. | BERTINI, L. F. OS PROBLEMAS NA ?SERIE GRADUADA DE MATHEMATICA ELEMENTAR? DE RENÉ BARRETO. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
11. | BIANCALANA, R. ; Amaral, Fábio Raposo ; BIONDO, C.. Importância do estudo da biologia reprodutiva do gênero Cypseloides no Brasil: status atual e seu papel na conservação. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
12. | BIANCALANA, R. ; Amaral, Fábio Raposo ; BIONDO, C.. Biologia reprodutiva do taperuçu-de-coleira-branca. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
13. | BIANCO, A. A. G. A produção de fotografias para periódicos do ensino de química. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
14. | BIANCO, A. A. G. Análise das Definições de Bioquímica em Livros Didáticos do Ensino Superior. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
15. | BORGES, D. B. S. ; FORATO, Thaís C. M.. A historical approach of Carnot?s cycle to teach physics and the nature of scientific knowledge. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
16. | BOSE, A. ; MARCONE, R. ; KUMAR, V.. NON-TYPICAL LEARNING SITES: A PLATFORM WHERE FOREGROUND INTERPLAYS WITH BACKGROUND. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
17. | CARDOSO, C. R. ; MORAES, F. V. ; MARTINS, A. G. A. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; SILVA, J. L. ; MARTORANO, S. A. ; Ceridório, L.F.. PIBID - CONSTRUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS UTILIZANDO HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E ATIVIDADES LÚDICAS. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
18. | CRUZ, E. S.; KAWAMURA, M. R. D. ; PASSOS, R. S.. Relações entre as pesquisas educacionais e suas implicações para as práticas ? investigando possíveis indicadores. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
19. | CRUZ, E. S.; ZAJAC, S. ; FREITAS, M. ; VIEIRA, P. ; SANTOS, F.. Articulação de Pesquisa Educacional e Práticas dos Professores da Educação Básica e Ensino Superior ¬ Um Primeiro Olhar no Curso de Libras da Licenciatura em Ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
20. | Dote P Leticia ; CASELI, L. ; Ceridório, L.F. ; Marques, A. P. A.. Studies on the LangmuirBlodgett film and luminescent properties of Europium(III) Schiff base complex. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
21. | FEIO, A. C. ; SOUZA, K. F. ; SOARES, D. A. ; VITARELLI, N. C. ; SILVA, O. L. M. ; PEREIRA, A. P. N. ; SODRE, R. C. ; MEDEIROS, D. ; MARTINS, F. M. ; CARUZO, M. B. R. ; CARNEIRO-TORRES, D. S. ; LIMA, Leticia Ribes de ; SILVA, M. J. ; Sales, M.F. ; CORDEIRO, I. ; SECCO, R. ; MEIRA, R. M. S. A. ; RIINA, Ricarda. NON-GLANDULAR TRICHOMES IN CROTONEAE (EUPHORBIACEAE): FIRST STEPS TOWARDS A NEW CLASSIFICATION. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
22. | FERNANDES, Rubia. ; PIRES, Flaviston ; FORATO, Thaís C. M. ; SILVA, J. A.. Salvador Dalí and Quantum Mechanics: A Proposal for Physics Education. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
23. | FICHBERG, ILANA. Museus e Coleções Biológicas. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
24. | INAMORI, P. M. ; NADAL, R. C. ; LELLIS-SANTOS, C.. Exercise Physiology MobLab-based protocol promotes learning and student engagement. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
25. | JUSTULIN, A. M. ; MORAIS, Rosilda dos Santos. A Resolução de Problemas em três contextos: pesquisa, documentos oficiais e livros didáticos. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
26. | KLUTH, V. S. Estudo sobre como propiciar uma atmofesfera ao depoente da pesquisa p/ que o fenômono conhecimento matemático aconteça no encontro do aprendiz-software. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
27. | KLUTH, V. S. Estudo sobre meditações cartesianas - Introdução à fenomenologia: primeira meditação. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
28. | KLUTH, V. S. Ensino e Formação de Professores na Educação Básica. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
29. | LACERDA, R. A. V. ; SIMONI, A. L. ; VIEIRA, R. M. B. ; SANTOS, E. I.. Astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental: ensino por investigação. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
30. | Lavorato, I.T. ; TESTONI, L. A. ; Brockington, J.G.. A Argumentação em Aulas Práticas de Física. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
31. | LOURENÇO, A V S. Oficina Temática: Luz e Protetor Solar. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
32. | MACEDO, G. ; COELHO, M. M. ; Amaral, Fábio Raposo. Especiação em papa-formigas (Thamnophilidae) da Mata Atlântica: o papel de sinais acústicos no reconhecimento acústico. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
33. | MARCONE, R. ?I DON?T WANNA TEACH THIS KIND OF STUDENTS? SILENCE IN MATHEMATICS EDUCATION AND DEFICIENCIALISM. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
34. | MARTINS, A. G. A. ; CARDOSO, C. R. ; MORAES, F. V. ; SILVA, J. L. ; MARTORANO, S. A. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; Ceridório, L.F.. PiBID: Construção dos Modelos Atômicos utilizando HFC e atividades lúdicas para o ensino de Química. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
35. | MARTINS, A. G. A. ; CARDOSO, C. R. ; SILVA, J. L. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; MORAES, F. V. ; MARTORANO, S. A. ; Ceridório, L.F.. Ensino de Química: Dos modelos atômicos à Tabela Periodica e Ligações Químicas. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
36. | MARTINS, A. G. A. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; MORAES, F. V. ; CARDOSO, C. R. ; PASSOS, R. ; SILVA, J. L. ; MARTORANO, S. A. ; Ceridório, L.F.. Ensino de Química: Dos Modelos Atômicos à Tabela Periódica e Ligações Química. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
37. | MELONI, R. A. Conceitos e ações para a preservação de objetos de educação em ciências da natureza. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário |
38. | Morais, M. M. Como alimentar as abelhas melíferas de forma eficiente. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
39. | MORAIS, Rosilda dos Santos. A Matemática Escolar na I Conferência Nacional de Educação (1927) ? fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
40. | NEVES, Defferson R. M. ; PEREIRA, Bianca A. ; PEREIRA, Sabina A. ; FORATO, Thaís C. M. ; BIANCO, A.. The Wiechert, Kaufmann and Thomson experiments on the charge / mass of the particles of the cathode rays. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
41. | PEREIRA, H. W. F. ; PALMA, R. S. ; CARDOSO, G. O. ; MARTORANO, S. A. A.. Proposta de jogo como recurso didático: Descobrindo a Tabela Periódica. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
42. | POMMER, Wagner Marcelo. Engenharia Didática: Origem, Desenvolvimento e Imersão em várias áreas de pesquisa. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
43. | RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; MARTINS, A. G. A. ; MORAES, F. V. ; CARDOSO, C. R. ; SILVA, J. L. ; MARTORANO, S. A. ; Ceridório, L.F.. ABORDANDO A QUIMILUMINESCÊNCIA NAS AULAS SOBRE MODELOS ATÔMICOS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
44. | RAPOSO DO AMARAL, FÁBIO. Evolução na Mata Atlântica: insights de aves subtropicais e dados genômicos. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
45. | RICCOMINI, B. R. ; CANDIANI, Giovano. Análise do Processo de Licenciamento Ambiental em uma Central de Tratamento e Valorização Ambiental de Resíduos Sólidos Urbanos. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
46. | ROCHA, TCO ; BIANCO, A. A. G.. Química em cena: uma proposta metodológica do ensino de Físico-Química por meio do Teatro. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
47. | ROCHA, TCO ; BIANCO, A. A. G.. Química em cena: uma proposta metodológica do ensino de Físico-Química por meio do Teatro. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
48. | ROSALEN, M. A. S. Ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental II. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
49. | SILVA, Caroline S. ; GOMES, G. ; ALVES, J. ; FERRAZ, R. ; ROSALEN, M.S.. O uso do Facebook como ferramenta de apoio na monitoria da unidade curricular de Introdução aos Estudos em Educação (2016): uma aproximação de monitores com monitorados e sua contribuição para a formação inicial de professores. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
50. | SILVA, Caroline S. ; Malheiro, C. ; VASCONCELOS, Stephanie S. ; MARCONDES, T. ; ROSALEN, M.S.. 30 anos de Chernobyl: as potencialidades educacionais do tema nas discussões sobre interdisciplinaridade. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
51. | SILVA, J. A.; CASSIO, F.. Breve histórico sobre a dualidade do ensino médio no Brasil e as questões do Pibid trazidas pelas áreas específicas. 2016. Apresentação de Trabalho/Seminário |
52. | SILVA, T. B. ; FEGADOLLI, Claudia ; PEREIRA, Lucas A. M. ; ROSALEN, M.S. ; LEONARDI, Gislaine R.. Conhecimento e comportamentos de pré-escolares sobe proteção solar: um estudo qualitativo. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
53. | SOUZA, A. F. ; BERTINI, L. F.. Problemas aritméticos no ensino primário: ideias que circulam no final do século XIX. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
54. | STOCO, Sergio. Reforma do Ensino Médio. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
55. | STOCO, Sergio; XIMENES, Salomão Barros. O Ensino Médio em questão: Encontro da Rede Escola Pública e Universidade. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
56. | TESTONI, L. A. Física Forense: atuação do físico na perícia criminal. 2016. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
57. | TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N.. Práticas Reflexivas na Formação Inicial Docente: O Estágio Investigativo-Supervisionado em Física. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
58. | TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N. ; VIEIRA, H. E. B. ; TAHAN, S. ; LAVORATO, L. ; BROCKINGTON, G.. Ensino de ciências nas séries iniciais: repensando a formação docente no Brasil. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
59. | TESTONI, L. A.; Azevedo, M.N. ; VIANA, H. ; Brockington, J.G. ; Lavorato, I.T.. Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: repensando a formação docente no Brasil. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. , 2016. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
60. | TESTONI, L. A.; Azevedo, M.N. ; VIANA, H. ; PAULA, S. M. ; Brockington, J.G.. Práticas Reflexivas na Formação Inicial Docente: O Estágio Investigativo-Supervisionado em Física. 2016. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
61. | THOM, G. ; AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do ; ALEIXO, A. ; RIBAS, C. C. ; MIYAKI, C. Y.. Phenotypic and genetic structure supports cladogenesis and introgression in an Amazonian flooded forest specialist, the Ash-breasted Antbird species complex. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
62. | VIEIRA, R. M. B.; ROCHA, D. M. ; ONISAKI, H. H. C.. Monitoria Coadjuva: docente e monitores atuando em colaboração. 2016. Apresentação de Trabalho/Congresso |
63. | VIESBA, Everton ; VIESBA, L. M. ; ROSALEN, M.S.. Projeto Escolas Sustentáveis: fase inicial da construção de um diagnóstico socioambiental de uma escola pública em Diadema. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
64. | VINHATO, E.; LOURENCO, A. V. S. ; Ceridório, L. F.. Oficina de Química no Encontro dos Surdos com as Ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
65. | Vinhato, Elisângela. Produção de vídeo sobre tema química em Libras. 2016. Apresentação de Trabalho/Outra |
66. | ZAJAC, Silvana. Os projetos de extensão como facilitadores da comunicação entre futuros professores de ciências e Surdos. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
67. | ZAJAC, Silvana.; CERIDORIO, L. F. ; LOURENCO, A. V. S. ; ABE, C. N. ; VINHATO, E.. Experimentos de química aplicados no I Encontro dos Surdos com as Ciências. 2016. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
1. | Amaral, Fábio Raposo. Especiação nas alturas: explorando a evolução das aves da Mata Atlântica usando dados genômicos. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
2. | AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do. Explorando a história da Mata Atlântica montana: insights de aves e seus genomas. Palestra / UFPR. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
3. | AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do. Evolução, genética e aves: ciência e educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
4. | AMARAL, Fábio Sarubbi Raposo do; SERRANO, D. A. ; MONTESANTI, J. A. C. ; LIMA-RIBEIRO, M. S. ; PELLEGRINO, K. C. M. ; MIYAKI, C. Y. ; HICKERSON, M. J.. Isolated today, widespread yesterday: genomic evidence for introgression and demographic fluctuations in cold-adapted Atlantic Forest warbling finches. Evolution Meetings 2015 (Guarujá, Brazil). 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
5. | ARAGÃO, G. S. Limite das soluções de um problema elíptico com termos concentrados na fronteira. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
6. | ARAGÃO, G. S.; BRUSCHI, S. M.. Limit of nonlinear elliptic equations with concentrated terms and varying domains: non uniformly Lipschitz case. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
7. | ARAGÃO, G. S.; OLIVA, S. M.. Condições de fronteira não lineares e com retardo como limite de reações concentradas na fronteira. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
8. | ARAGÃO, G. S.; OLIVA, S. M.. Limite das soluções de problemas parabólicos com retardo e termos concentrados na fronteira. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
9. | AZEVEDO, M. N.; BEZERRA, M. H. B. ; BORTOTO, R. C. S.. Experiência do grupo de trabalho de educação da Universidade Livre e Colaborativa de Perus em conjunto com a FAU-USP - contribuindo para reflexão sobre mudança de paradigma. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
10. | AZEVEDO, MARIA NIZETE. Orientação Investigativa no Ensino de Ciências: estudantes e professores em atividade. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
11. | BAMBAN, Patrícia ; MOURA, R. ; ANDRADE, M. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M. A. S.. Educação ambiental e sua importância dentro da escola: uma experiência do Projeto Escolas Sustentáveis. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
12. | BARBOZA, R. ; MARTORANO, S. A. A.. AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS LICENCIANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFESSORES DE CIÊNCIAS. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
13. | BERTINI, L. F. Propostas para a utilização de problemas nas revistas pedagógicas brasileiras na década de 1940. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
14. | BORGES, D. B. S. ; FORATO, Thaís C. M.. Sadi Carnot and the ideal steam machine: thermodynamics and the social, economic and political context in teacher education. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
15. | Bramante, B C ; Lourenço, Ana Valéria S.. CONCEPÇÕES DE QUÍMICA PELA SOCIEDADE UTILIZANDO COMO TEMA 'PRODUTOS DE LIMPEZA. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
16. | CARDOSO, C. ; REIS, D. P. ; SANTANA, E. F. ; GUILGER, F. J. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. A.. Estudo do mito ?Arquimedes e a coroa do rei? no Ensino Médio. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
17. | COLAGRANDE, E. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ARROIO, A.. PERFIL INICIAL SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO - UM ESTUDO COM FUTUROS PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
18. | CORDEIRO, Camila ; MARQUES, Paloma ; SILVA, Stephanie F. ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Cinerando com a Astronomia. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
19. | CORDEIRO, Camila ; MARQUES, Paloma ; SILVA, Stephanie F. ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Pibid-Ciencias: Astronomia. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
20. | CORTEZ, C. F. M. ; REIS, D. P. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. A. ; SANTANA, E. F.. Abordando densidade e o estudo da pseudo-história de ?Arquímedes e a coroa do rei? no Ensino Médio. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
21. | CRUZ, L. S. ; FORATO, Thaís C. M. ; BEZERRA, F.. A historia da Matemática da época das grandes navegações e a constituição do conjunto dos números racionais: uma proposta de ensino. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
22. | DIAS FILHO, C. A. T. ; KLUTH, V. S.. Softwares livres sobre funções matemáticas: algumas potencialidades educacionais. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
23. | DIAS, Natália ; ANDRADE, Marianne ; ROSALEN, M. A. S.. Utilização de jogo digital no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
24. | DIAS, Natália ; ANDRADE, Marianne ; ROSALEN, M. A. S.. A utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
25. | DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. Escola e Tecnologia. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
26. | DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. Minecraft e outros jogos digitais: aprendendo mais na escola. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
27. | DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. A sociologia educacional de Pierre Bordieu e o ensino de Ciências Naturais desenvolvido por bolsistas Pibid. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
28. | DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. Neurocognition applied to education: analysis of experience obtained from the use of digital game Minecraft in the computer lab in the elementary education. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
29. | DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S. ; TOSCANO, Priscila. O Pibid Ciências: projetos ativos, desafios e perspectivas 2015. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
30. | FORATO, Thaís C. M. O papel da história da ciência como contextualizador do ensino de física. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
31. | FORATO, Thaís C. M. Historiografia no Ensino de Ciências: um diálogo necessário?. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
32. | FORATO, Thaís C. M. Natureza da ciência na Escola Básica: um exemplo da inserção da história da ciência na sala de aula. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
33. | FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A. ; Pietrocola, M.. A little learning is a dangerous thing?: the nature of science and short historical accounts. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
34. | GOMES, T. G. ; FORATO, Thaís C. M.. CONSTRUINDO UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA RADIOATIVIDADE. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
35. | GUILGER, F. J. ; FORATO, Thaís C. M.. A Divina Comédia de Alighieri e o geocentrismo medieval na Escola Básica. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
36. | KLUTH, V. S. PIBID-Subprojeto Matemática. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
37. | KLUTH, V. S. A linguagem em Gadamer: sua imagem em uma pesquisa da educação matemática. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
38. | KLUTH, V. S. Fenomenologia e seus elos com a pesquisa em educação. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
39. | LELLIS-SANTOS, C. A dança do coração para o ensino de Fisiologia Cardiovascular. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
40. | LELLIS-SANTOS, C. MasterChef Nutricional:gamificando o ensino sobre nutrição humana. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
41. | LEVENHAGEN, R. S.; LEVENHAGEN, R. S. ; Síntese Espectral ao longo do Diagrama HR. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
42. | LINARDI, P. R. A formação matemática na prática do professor de matemática e o modelo dos campos semânticos. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
43. | LOURENCO, A. V. S. ; MARTORANO, S. A. A. ; ALEME, H. G. ; VINHATO, E. ; FARIAS, L. A.. CONHECENDO AS IDEIAS DOS ALUNOS DA LICENCIATURA SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA PARA REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
44. | Malheiro, C. ; SILVA, Caroline S. ; MARCONDES, T. ; SILVA, Stephanie F. ; CARMO, Amanda P. ; GARCIA, Juliano D. ; ROSALEN, M. A. S.. Monitoria de Didática e práticas pedagógicas em Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
45. | Mano, K. M. ; LOURENÇO, A V S. Relações de ciência e nanotecnologia no cotidiano de alunos do 3 ano do ensino médio de Diadema. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra |
46. | MARQUES, Renata ; ERHARD, Henriette ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Iniciação à docência e Astronomia. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
47. | MARQUES, Renata ; ERHARD, Henriette ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Despertando para a Astronomia. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
48. | MARTINS, A. G. A. ; CARDOSO, C. R. ; MORAES, F. V. ; SILVA, J. L. ; PASSOS, R. ; RAMOS, T. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. ; Ceridório, L.F.. Pibid Química:Abordagem histórica do modelo atômico de Thomson. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
49. | MARTORANO, S. A. A. Perspectivas da pesquisa em formação de professores de Química com enfoque na Historia e Filosofia da Ciência. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
50. | MARTORANO, S. A. A.; ARAGAO, S. B. C.. HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
51. | MARTORANO, S. A. A.; BARBOZA, R.. Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: uma analise da metodologia na disciplina de estágio supervisionado no curso de ciências licenciatura. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
52. | MELONI, R. A. História das ideias e das práticas pedagógicas na educação em ciências da natureza: leituras do Brasil nos séculos XIX e XX. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
53. | MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, L. R.. As fases da Resolução de Problemas lida internacionalmente via documentos dos ICMEs. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
54. | NEVES, D. R. M. ; TELES, Renato de Sá ou R. S. Teles. MONITORIA DE MATEMÁTICA I E II: COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E SEUS PROJETOS. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
55. | NEVES, Defferson R. M. ; PEREIRA, Bianca A. ; PEREIRA, Sabrina A. ; FORATO, Thaís C. M. ; BIANCO, A.. Thomson e a Relação Carga/Massa do Elétron: uma Abordagem Histórica e Experimental para o Ensino. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
56. | PACHECO, M. H. P. ; GAVIRIA, P. A.. Álgebra Linear e suas Aplicações à Genética. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
57. | PAZZINI, Carina ; MARQUES, Amanda T. ; ROSALEN, M. A. S.. Interdisciplinaridade de Ciências com Artes. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
58. | PAZZINI, Carina ; MARQUES, Amanda T. ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Ensino de Ciências com Artes. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
59. | PEREIRA, B. A. ; TELES, Renato de Sá ou R. S. Teles. BILHARES: ASPECTOS FÍSICOS E MATEMÁTICOS DE SUA DINÂMICA. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
60. | POMMER, Wagner Marcelo. UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA A ABORDAGEM DOS NÚMEROS IRRACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DA ESCOLARIDADE BÁSICA. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra |
61. | POMMER, Wagner Marcelo. O número irracional PI: uma análise em livros didáticos da educação básica. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
62. | RANGEL, Flaminio de Oliveira; CERICATO, I. L. ; STOCO, S. ; BROCKINGTON, J. G. O. ; TESTONI, L. A. ; SILVA, J. A.. Evasão e Vulnerabilidade Acadêmica numa Licenciatura em Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
63. | SANTANA, E. F. ; REIS, D. P. ; GAMA, T. V. ; MARTORANO, S. A. A.. Dalton e a elaboração de um modelo científico. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
64. | SANTANA, E. F. ; REIS, D. P. ; MARTORANO, S. A. A. ; PALMA, R. S.. PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA ? PIBID: ?UMA PROPOSTA PARA MOTIVAR O ENSINO DE QUÍMICA?. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
65. | SILVA, J. A. Universidade e Escolas de Educação básica na formação de Professores?. 2015. Apresentação de Trabalho/Seminário |
66. | SILVA, J. A. As diferentes dimensões da tarefa de educar para uma vida com sentido. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
67. | SILVA, J. A. Temas e perspectivas da área de ensino de ciências no Brasil. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
68. | SILVA, M.B.; TRIVELATO, S. L. F.. Práticas de inscrição literária promovidas por uma atividade de ensino baseada em investigação sobre crescimento populacional. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
69. | SILVA, M.B.; TRIVELATO, S. L. F.. Epistemic practices in reports with fit or anomalous data to a known model. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
70. | Souza, E. ; TESTONI, L. A. ; Brockington, J.G. ; SOUZA, P. H.. A Perícia vai à Escola: Uma proposta de utilização de elementos de Física Forense no Ensino de Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
71. | TESTONI, L. A.; SOUZA, P. H. ; NAKAMURA, E. ; Lavorato, I.T. ; PAULA, S. M.. Ensino de Física Experimental em Cursos de Engenharia: uma proposta baseada na construção argumentativa. 2015. Apresentação de Trabalho/Simpósio |
72. | VALIENGO, Ana L. ; BARROS, D. F. ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Prevenção se ensina - DST-AIDS. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
73. | VALIENGO, Ana L. ; MARQUES, Amanda T. ; CORDEIRO, Camila ; PAZZINI, Carina ; BARROS, D. F. ; VIESBA, Everton ; ERHARD, Henriette ; ANDRADE, M. ; DIAS, Natália ; MARQUES, Paloma ; BAMBAN, Patrícia ; TOSCANO, Priscila ; ROSALEN, M. A. S.. Iniciação à docência em Ciências como integradora universidade-escola. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
74. | VIEIRA, R. M. B.; SANTOS, E. I. ; PIASSI, L. P. C.. Banca da Ciência: as interfaces da divulgação científica itinerante nos espaços escolares. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
75. | VIESBA, Everton ; ANDRADE, M. ; BAMBAN, Patrícia ; VIESBA, L. M. ; MOURA, R. ; ROSALEN, M. A. S.. Estratégias de Educação ambiental para o desenvolvimento de uma escola sustentável. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
76. | VIESBA, Everton ; VIESBA, L. M. ; ANDRADE, M. ; BAMBAN, Patrícia ; MOURA, R. ; ROSALEN, M. A. S.. Educação ambiental na minha escola: um projeto do Pibid Ciências - Unifesp. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
77. | VIESBA, Everton ; VIESBA, L. M. ; ANDRADE, M. ; BAMBAN, Patrícia ; MOURA, R. ; ROSALEN, M. A. S.. Pibid-Ciências: educação ambiental aplicada no âmbito escolar. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
78. | VIESBA, L. M. ; BOMJARDIM, J. ; SANITA, N. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M. A. S.. Projeto Escolas Sustentáveis: levantamento do estado da arte da E.E. Padre Anchieta em Diadema/SP em relação às suas práticas socioambientiais. 2015. Apresentação de Trabalho/Comunicação |
79. | VINHATO, E. Oficina de Química no Encontro dos Surdos com as Ciências. 2015. Apresentação de Trabalho/Outra |
80. | WALERIO, M. R. P. ; CARDOSO, C. ; REIS, D. P. ; MARTORANO, S. A. A.. Reflexões sobre os diferentes papéis desempenhados pelos Licenciandos em Química nos desafios enfrentados pelos professores na escola básica. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
81. | WALERIO, M. R. P. ; CORTEZ, C. F. M. ; MARTORANO, S. A. A.. A História da Ciência e o ensino: contextualizando as aulas de química. 2015. Apresentação de Trabalho/Congresso |
82. | ZAJAC, Silvana. Educação bilíngue de Surdos: o problema da alfabetização. 2015. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra |
(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40