CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 39

2017

1.   2017-Atual. A circulacao de ideias sobre o ensino de matematica e sua institucuionalizacao na formacao de professores (1880-1960) - o papel dos experts
Descrição: Este plano de estudos se vincula ao Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB 807-14 - O ensino de matemática na escola primária nos séculos XIX-XX: estudos comparativos entre o Brasil e França, coordenado pelos professores doutores Reanud d?Enfert, da Université de Paris 11, e Wagner Rodrigues Valente, da Universidade Federal de São Paulo, contando com a cooperação do Prof. Dr. Marc Moyon da Universidade de Limoges, França. Situado no biênio 2016-2017, este plano de estudo é parte da segunda etapa do projeto internacional que se volta a analisar circulações internacionais de um país a outro (ou mesmo, de um estado a outro, para o caso brasileiro), no caso Brasil/França, especificamente no âmbito da circulação de ideias sobre o ensino de matemática e sua institucionalização na formação de professores (1890-1970) - o papel experts na sistematização de saberes presentes nessa formação. Nesse exercício buscar-se-á apreender as formações propostas pelos inspetores primários (experts) aos professores em exercício, caso da França, por meio de conferências científicas. Tem-se como questões disparadoras de pesquisa: ?Qual o papel do experts na sistematização de saberes presentes na formação de professores?? e ?Como se dá circulação de ideias sobre o ensino de matemática e sua institucionalização na formação de professores a partir da influência dos experts??. Interrogar-se sobre a institucionalização de saberes presentes na formação de professores e sobre o que levam alguns saberes a se tornarem objetivados, outros não, poderá apontar para processos de transformação os quais se sujeitam o presente. A natureza da pesquisa que se propõe realizar neste estágio pós doutoral é histórico-comparativa cujos referenciais teórico e metodológicos orientadores seguirão os pressupostos da História Cultural.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Coordenador / Wagner Rodrigues Valente - Integrante. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
2.   2017-Atual. Analise de indicadores ambientais em empresas certificadas pela norma ISO 14001 do setor de residuos solidos
Descrição: Analisar os indicadores ambientais utilizados por empresas do setor de resíduos sólidos em relação ao desempenho ambiental.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Coordenador / Giovanna Cristina de Souza - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
3.   2017-Atual. Cenarios e alteracoes da paisagem urbana frente ao descarte inadequado de residuos solidos no municipio de Diadema, SP
Descrição: Análise de cenários e mapeamento socioambientais em relação ao descarte inadequado de resíduos sólidos no município de Diadema, SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Integrante / Ana Luisa Vietti Bitencourt - Coordenador.
Membro: Giovano Candiani.
4.   2017-Atual. Fundamentos da Didatica Francesa e Fenomenologia: Aproximacoes e afastamentos entre as propostas de Chevallard e Husserl e seus desdobramentos
Descrição: Projeto de pós-doutoramento junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática supervisionado por Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. O projeto busca compreender possíveis aproximações e afastamentos entre as duas vertentes da Educação Matemática: didática francesa e fenomenologia buscando argumentações teóricas científicas e filosóficas que poderão surgir de estudos e análises das teorias de Chevallard e de Husserl, considerando que elas estão em movimento, tanto do ponto de vista de avanços teóricos através do trabalho de seus seguidores, como dos problemas educacionais, aos quais elas vão dando resposta por meio desses avanços, delineando os desdobramentos das duas vertentes. Neste contexto surgem perguntas: Haverá possibilidade de convergências dos fundamentos e nas trajetórias marcadas pelos fundamentos postos por esses autores? Desta forma, quando falamos em convergências entre as duas vertentes estamos nos referindo há possibilidade de não haver contradições que excluam possibilidades de arranjos entre as fundamentações, entre os métodos gerados a partir delas e entre os produtos de pesquisa por elas gerados. Havendo contradições: Estas são totalmente excludentes? É possível extrair das contradições elementos que alavanquem as pesquisas sustentadas pelas vertentes?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador.
Membro: Verilda Speridiao Kluth.
5.   2017-Atual. GEPLES
Descrição: A relevância do Grupo de Estudos e Pesquisas da Libras e Educação de Surdos (GEPLES) reside no fato de reunir pesquisadores que estejam voltados para o desenvolvimento epistemológico das questões ligadas à surdez. Ao articular ensino, pesquisa e extensão este Grupo contribui para a efetivação de uma Universidade socialmente atuante. A proposição é de que o Grupo tenha um caráter interdisciplinar, proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisas a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira, com destaque para temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educacionais voltadas à comunidade Surda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Silvana Zajac - Coordenador / Rubem da Silva Soares - Integrante / André dos Santos Silva - Integrante / Guilherme Fernandes Mogadouro de Souza - Integrante / Lucimar Gonçalves Perobelli - Integrante.
Membro: Silvana Zajac.
6.   2017-Atual. Gestao Ambiental na Regiao de Paranapiacaba, Santo Andre-SP.
Descrição: Analisar conflitos socioambientais e governança ambiental em áreas de interesse público para turismo e gestão ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Coordenador / Barbara Rodrigues Riccomini - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
7.   2017-Atual. Os problemas de aritmetica no ensino primario, 1890-1940
Descrição: O projeto é guiado pela seguinte questão de pesquisa: Como os problemas participam nas propostas para o ensino de aritmética no ensino primário no período de 1890 a 1940? A opção pelo recorte temporal teve sua motivação por ser este o período em que tem início a organização dos grupos escolares e no qual ocorre uma intensificação da produção didática, dos impressos escolares destinados ao ensino primário. Respondendo a questão apresentada espera-se contribuir com a compreensão das propostas atuais para a utilização da resolução de problemas uma vez que, para o período em estudo, há fortes indícios de que foram consolidados aspectos da utilização de problemas na cultura escolar que estão presentes até hoje. A pesquisa é desenvolvida a partir do ferramental teórico e metodológico da História Cultural, fazendo uso de conceitos como os de representação e de apropriação (CHARTIER, 2002) e de cultura escolar (JULIA, 2001). Também busca-se a compreensão do momento educacional brasileiro no período a ser pesquisado por meio de pesquisas da área de História da Educação. A documentação utilizada é composta por um conjunto de referências vindas da legislação, dos programas oficiais de ensino, dos manuais e das revistas pedagógicas . E, ainda, documentos como: cadernos de estudantes, diários de professores, entre outros que possam ser localizados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciane de Fatima Bertini - Coordenador / Andreia Fernandes de Souza - Integrante / Ivones Lemos da Rocha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 4
Membro: Luciane de Fatima Bertini.
8.   2017-Atual. Usina movel de Biometano como instrumento de valorizacao de residuos organicos no espaco urbano
Descrição: Avaliação de um sistema de biodigestão anaeróbia seca (metanização) para produção de biogás e aproveitamento de energia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Giovano Candiani - Integrante / Ednilson Viana - Coordenador / André Felipe Simões - Integrante / Homero Fonseca Filho - Integrante / Paulo Santos de Almeida - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.

2016

1.   2016-2017. ?HISTORIA E NATUREZA DAS CIENCIAS NO ENSINO DE CIENCIAS: avaliando elementos relevantes para a formacao de professores?
Descrição: Projeto de pós-doutoramento, junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Elice de Brzezinsky Prestes, na modalidade C no projeto PNPD da CAPES. "Considerando recomendações oficiais em Educação e pesquisas que vêm destacando o papel central da aprendizagem de aspectos da natureza das ciências (NDC), como fundamental para formar cidadãos para compreenderem problemas científicos e tecnológicos da sociedade contemporânea, este projeto volta-se para a necessidade de formar os professores das ciências para lidarem com saberes que perpassam os conteúdos científicos, a história e a epistemologia das ciências. Reconhecendo os obstáculos que o professor das ciências da natureza enfrenta em sua prática profissional, e os desafios enfrentados por seus formadores em sua complexa missão, esta pesquisa busca Identificar elementos que possam ser implementados na formação de professores, visando contribuir para a realização de abordagens históricas das ciências na Escola Básica, para favorecer, principalmente, o aprendizado de aspectos da natureza das ciências. A pesquisa tem como objeto de análise o curso ?Ensino de história e natureza da ciência? (ECB5801-1/1), oferecido pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, em 2015. Uma observação preliminar que vem ocorrendo tem trazido questões instigantes, tanto com relação ao conteúdo escolhido e a forma de abordá-lo, quanto à reação dos estudantes às metodologias adotadas. Algumas das questões norteadoras buscam indagar: quais os pressupostos formativos presentes no material do curso, visando o aprendizado sobre a NDC? Como as ações e atividades realizadas em aulas favoreceram reflexões e discussões sobre a NDC? Quais os pressupostos formativos explicitados pelos proponentes do curso? Em que medida, e de que modo, os elementos de natureza das ciências presentes na proposta do curso e nas aulas manifestaram-se no trabalho dos alunos? Que elementos formativos contribuíram para a construção de estudos de casos históricos investigativos, e em que medida eles são investigativos? Quais os elementos formativos presentes em tais pressupostos e nas atividades do curso poderiam ser adequados a formação inicial de professores, no contexto brasileiro? As análise dos dados serão fundamentadas pela metodologia qualitativa de pesquisas, compondo um estudo de caso (Ericson, 1998). Dados descritivos foram coletados no ambiente natural da sala de aula. Entrevistas semi-estruturadas com o professor do curso e questionários para os estudantes, também compõem dados para triangulação. Ao longo da pesquisa, serão avaliadas a pertinência e necessidade de prospectar apoio metodológico específico para questões que emergirem na análise do processo e do produto. Espera-se contribuir para os formadores de professores, oferecendo subsídios para suas ações no tripé docência-pesquisa-extensão, nos cursos de licenciatura ou em cursos de formação continuada para professores da rede publica, por exemplo, em projetos de extensão.?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
2.   2016-Atual. A posicao cientifico-academica da Educacao Matematica no Brasil - representacoes, instituicoes e politicas
Descrição: Descrição: Este projeto fundamenta-se na ideia de elaborar compreensões sobre como a Educação Matemática se constitui como saber no espaço científico-acadêmico brasileiro. Dada sua amplitude e complexidade, pretende-se desenvolver tal proposta junto a duas grandes ações: 1. Constituir um arsenal de fontes que subsidiariam pesquisas que centram seu interesse nos processos históricos da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil; 2. Elaborar compreensões de como se dá a emergência do educador matemático (a posição subjetiva institucionalizada e autorizada a produzir, a divulgar e a legitimar esse saber) no espaço científico-acadêmico brasileiro. Essa problemática, por implicar-se em uma produção do saber vinculada à dinâmica das relações de poder, terá um suporte teórico-metodológico de orientação foucaultiana. Espera-se com este projeto uma maior abertura de interesse no âmbito da História da Educação Matemática brasileira pelas histórias da produção científico-acadêmica em Educação Matemática. Uma abertura que diz não só de novas possibilidades de investigação, mas de um cuidado da própria comunidade com seus modos de constituição e de consolidação no cenário acadêmico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Integrante / Filipe Santos Fernandes - Coordenador / Antônio Vicente Marafioti Garnica - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 4 / Número de orientações: 1
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
3.   2016-Atual. Articul@coes - Pesquisa e Praticas na Educacao Basica e Ensino Superior
Descrição: O projeto opera em 4 vertentes: articul@ escolas, articul@ eventos, articul@ formação e articul@ eventos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliane de Souza Cruz - Coordenador / Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa - Integrante / Joaquim Bernardino Lopes - Integrante / Luciana Aparecida Farias - Integrante / Giovano Candiani - Integrante / Tiago Nunes Castilho - Integrante. Número de orientações: 2
Membro: Eliane de Souza Cruz.
4.   2016-Atual. Avaliacao ambiental em cooperativas de catadores de materiais reciclados
Descrição: Avaliar o desempenho ambiental em cooperativas de reciclagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Coordenador / Alex Cordeiro Brito - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
5.   2016-Atual. Ciencias Ambientais e Ensino: construindo interfaces
Descrição: Este busca projeto busca aproximações entre as Ciências Ambientais ( Agronomia, Geologia, Hidrologia, Meteorologia, Ecologia, Limnologia, Pedologia entre outras) com o ensino no seus diferentes níveis (educação fundamental ao ensino superior). Nesse contexto, buscar-se-á o desenvolvimento de atividades experimentais, estudos de casos, sequências didáticas, além da análise de materiais didáticos e das concepções de licenciandos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Hélio Elael Bonini Viana - Coordenador. Número de orientações: 2
Membro: Helio Elael Bonini Viana.
6.   2016-Atual. Estudo dos mecanismos inflamatorios mediados por receptores da imunidade inata na Esclerose Lateral Amiotrofica
Descrição: A ativação de receptores da imunidade inata, como os receptores do tipo Toll (TLR) e do tipo NOD (NLR), em neurônios, induz processos inflamatórios que contribuem para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Dessa forma, o reconhecimento da função destes receptores, assim como a compreensão dos seus processos de ativação são fundamentais para o entendimento dos mecanismos imunomodulatórios que desencadeiam a neurodegeneração. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é analisar os mecanismos inflamatórios induzidos pela ativação dos TLR e NLR que levam a neurodegeneração.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Renato Barboza - Coordenador / Karina Bortoluci - Integrante / Merari de Fátima Ramires Ferrari - Integrante / Daniel Carneiro Carrettiero - Integrante / Tayná Gomide Rama - Integrante / Isabela Nagy Iorio - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Renato Barboza.
7.   2016-Atual. Gestao ambiental de residuos eletroeletronicos
Descrição: Analisar os procedimentos de gestão ambiental de resíduos eletroeletrônicos no Campus Diadema. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Coordenador / Fabio Pires Watanabe - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
8.   2016-Atual. Iniciacao profissional de professores egressos de um curso de licenciatura
Descrição: Busca investigar os processos de iniciação profissional de estudante de egressos de um curso de licenciatura e como essas experiencias se configuram para o jovem professor. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Itale Luciane Cericato - Coordenador.
Membro: Itale Luciane Cericato.
9.   2016-Atual. O ensino de matematica dos primeiros anos escolares nos documentos das Conferencias Nacionais de Educacao (1927-1954)
Descrição: O referido projeto de pesquisa está em desenvolvimento por esta pesquisadora no Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, o GHEMAT, São Paulo, e tem como objetivo geral organizar em um inventário documentos ? anais, folhetos, anúncios, dentre outros ? produzidos em um dos eventos mais significativos da Educação no Brasil, as Conferências Nacionais (1927-1954) , considerada uma vertente fértil de pesquisa. A organização em inventários de documentos produzidos em eventos, sobretudo na modalidade digital, se apresenta como necessária, pois esses espaços constituem-se como lócus para a pesquisa em História da Educação e História da Educação Matemática. Neste projeto de pesquisa estão sendo investigados os saberes elementares matemáticos que circularam nas conferências, bem como, estão sendo analisados os modos constituintes desses saberes, isto é, como tais saberes vão se constituindo a partir do sujeito que fala, a saber, dos "experts" (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2009).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rosilda dos Santos Morais - Coordenador / Raquel Guimarães de Medeiros - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Rosilda dos Santos Morais.
10.   2016-Atual. O processo de construcao da disciplina escolar Biologia
Descrição: Entender o processo de construção das disciplinas escolares, levando em conta suas motivações, as escolhas dos conteúdos conceituais, as práticas pedagógicas, seus objetos, as finalidades e os fatores externos à escola, mas que com ela se relaciona, pode qualificar o debate e ajudar a entender os sucessos e fracassos das políticas educacionais na atualidade. Partindo deste princípio, nosso estudo se concentra no entendimento do processo de construção da disciplina escolar Biologia. Para isso, estudamos a evolução da disciplina a partir do final do século XIX até os dias atuais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Renato Barboza - Coordenador / Reginaldo Alberto Meloni - Integrante. Número de produções C, T A: 1
Membro: Renato Barboza.
11.   2016-Atual. O uso estrategias de aprendizagem significativa na formacao de professores de biologia
Descrição: Sabe-se que na educação atual os estudantes devem lidar com uma quantidade elevada de conteúdos. Como consequência, é necessário fazer com que o conteúdo seja apresentado de forma contextualizada. Uma forma de atingir este objetivo é prover os professores em formação inicial de habilidades e competências que os permitam transpor e adaptar os conteúdos de forma satisfatória e significativa para os seus estudantes. Isso impedirá que o conteúdo seja apresentado de forma enciclopédica e fará com que as ideias centrais sejam apresentadas aos alunos de forma significativa. Diante disso, o objetivo deste projeto é desenvolver, aplicar e avaliar estratégias de ensino que levem em conta a teoria da aprendizagem significativa de David P. Ausubel, cuja ideia central se baseia no fato de que o novo conhecimento está relacionado com conhecimento relevante existente na estrutura cognitiva do indivíduo. Para avaliar esta estratégia de ensino, aplicá-la-emos em professores de Biologia em formação inicial utilizando conteúdos de Imunologia. Usaremos os conteúdos da Imunologia por causa da importância de ensinar esses conteúdos de forma significativa para estudantes da educação básica. Os resultados obtidos neste projeto poderão fomentar discussões e debates sobre novas políticas educacionais que considerem uma aprendizagem mais efetiva, contextualizada e significativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Renato Barboza - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / ANA MARIA SANTOS GOUW - Integrante / Flávia Cardoso Rodrigues - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Renato Barboza.
12.   2016-Atual. Producao Imagetica para o Ensino de Ciencias
Descrição: Desenvolvimento, aplicação e avaliação de produtos imagéticos (fotografias, ilustrações, animações e vídeos) para o Ensino de Ciências e a formação de Professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Coordenador / Bárbara de Freitas Beserra - Integrante / Isadora Pizzi - Integrante / Paloma Cristhina Secco da Silva - Integrante / Priscila Gibelli - Integrante / Adrienne Fragoso - Integrante / Carine Colucci de Lima - Integrante / Giovanna Viana Cruz - Integrante / Mariana Silva Fernandes - Integrante / Vitória Souza - Integrante / Maria Carolina Manzano - Integrante.
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
13.   2016-Atual. Projeto Integrado de Monitoria: Unidades Curriculares Basicas para Formacao de Professores de Ciencias e Matematica
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Wagner Marcelo Pommer - Integrante / Camilo de Lellis Santos - Coordenador.
Membro: Wagner Marcelo Pommer.
14.   2016-Atual. Projeto Zero - O Programa - Educacao e Formacao de Professores em Ciencias e Matematica
Descrição: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4142119411149444. Nascido de uma parceria entre docentes da Licenciatura Plena em Ciências do campus Diadema da Unifesp e docentes do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa-Ação sobre Comunidade Saudável do Centro Multidisciplinar para Investigação Biológica (CEMIB) da Unicamp, o PROJETO ZERO cresceu e transformou-se num PROGRAMA de ensino, pesquisa e extensão centrado no desafio de disponibilizar a construção de LETRAMENTOS CIENTÍFICOS MÚLTIPLOS, com ciência e tecnologia de ponta, às camadas mais vulneráveis da população, visando o seu empoderamento pelo conhecimento. Pesquisas com abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) ou HFC (História e Filosofia da Ciência), de cunho sócio-histórico, que considerem a práxis como ferramenta destacada para pesquisa, que busquem a superação da dicotomia entre educação e ciência, que pensem a formação inicial e continuada como um continuo e que reflitam sobre as interfaces multi-inter-trans-disciplinares da práxis pedagógica, do ensino, da formação de professores e das políticas públicas em educação, vêm ao encontro das propostas deste Programa... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Patricia Rosana Linardi - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Coordenador / Leonardo André Testoni - Integrante / Maria Nizete de Azevedo - Integrante / Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Maíra Batistoni e Silva - Integrante.
Membro: Patricia Rosana Linardi.
15.   2016-Atual. Universal CNPq 01/2016 - Desempenho escolar e vulnerabilidade social: fatores intervenienetes na formulacao de politicas publicas educacionais
Descrição: esta pesquisa busca apresentar uma perspectiva de estratificação das desigualdades educacionais na Região Metropolitana de São Paulo ? RMSP, utilizando dois recursos conceituais e suas respectivas metodologias: o primeiro, o conceito de educação como direito humano, o que exige uma abordagem que reconheça a educação como direito integral, interdependente e indivisível e que assegura a todos, como fundamenta a constituição federal brasileira, o direito a educação como expressão do desenvolvimento humano, da formação para a cidadania e a qualificação para o trabalho; inserindo a educação como direito social e parte da seguridade social. Esse recurso conceitual, da educação como direito humano, se apresentará nesse trabalho tendo como referência a iniciativa da construção do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos, conduzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Federativa do Brasil, entre os anos de 2011 e 2013 (STOCO, 2013), e na qual o autor participou na condição de consultor, se responsabilizando pela proposição dos indicadores educacionais. O segundo recurso conceitual a ser utilizado no desenvolvimento deste trabalho é o de vulnerabilidade social. Tendo como referência a proposta metodológica de vulnerabilidade como fenômeno multidimensional e do modelo de Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades ? AVEO, ambos utilizados na participação em pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Estudos de População ? NEPO / UNICAMP (STOCO, 2014), onde se pretende estratificar a vulnerabilidade social na RMSP a partir de dados secundários (Censo demográfico, PNAD, Censo Escolar...), focando suas interações com as desigualdades educacionais (Saresp, IDESP..). Ao final espera-se constituir com essa perspectiva um conjunto de desafios que as políticas públicas educacionais enfrentam na superação das persistentes desigualdades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Sergio Stoco - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
Membro: Sergio Stoco.
16.   2016-Atual. Women and innovation in teaching (Sao Paulo-France, 1860s-1960s)
Descrição: This project explores Brazilian and French women?s contribution to innovations in teaching over a period when educational systems underwent tremendous change. Despite over forty years of scholarship in the field of women?s and gender studies, the history of State educational systems and the democratization of this system remains for the most part gender blind. As a result, the actions of women pedagogues and women teachers are little acknowledged except in the area of early childhood education where such figures as Pauline Kergomard in France, Maria Montessori in Italy or Cecilia Meireles in Brazil have brought to light the innovative pedagogical methods they developed from the 1880s onwards. Lesser-known women, however, contributed in important ways to expanding opportunities for girls, in all areas of education, from kindergarten to the University, but also in the area of vocational education, adult education or teacher training. Bringing to light their trajectories, their actions, as well as the theoretical literature that inspired their actions, this project explores how educational ideas traveled and were enacted and it emphasizes the role that women played in this process. The women who are at the heart of this project were active as school leaders or inspectors, but also in a range of different disciplines (painting, psychology, geography, history, cinema, library science, etc.). The examples developed of women active in São Paulo and in France are intended to stimulate methodological comparisons, as well as to measure how pedagogical innovations emerged and spread well before the numerical age obliterated the constraints of time and distance. The focus on women is intended to foster critical thinking about how gender constructs historical memory of innovation even in a field, such as education, where women were present from the outset.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Wiara Rosa Rios Alcântara - Integrante / Diana vidal - Coordenador / Maurilane de Souza Biccas - Integrante / Dislane Zerbinatti de Moraes - Integrante / Katiene Nogueira da Silva - Integrante / Paula Vicentini - Integrante / Rita Gallego - Integrante / Vivian Batista da Silva - Integrante.
Membro: Wiara Rosa Rios Alcantara.

2015

1.   2015-2016. 9.000 cm3 de Ciencias
Descrição: O projeto se constitui em intervenções com alunos do Ensino Fundamental II, nas quais eles desenvolvem saídas a campo para coletarem amostras biológicas, químicas e geológicas, bem como registrarem dados geográficos e audiovisuais, sobre o meio ambiente do entorno de suas escolas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: André Amaral Goncalves Bianco - Coordenador / Cibele Bragagnolo - Integrante / Franciele Dutra das Neves - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Andre Amaral Goncalves Bianco.
2.   2015-Atual. Avaliacao, Percepcao e Remediacao Ambiental no Parque Villa-Lobos: Um Caso de Revitalizacao e Requalificacao Urbana
Descrição: O projeto tem como objetivo fundamental avaliar os aspectos ambientais e socioambientais na área do parque, analisando a qualidade da água subterrânea e o solo, bem como caracterizar os diferentes aspectos de percepção ambiental e valoração ambiental em área de uso público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giovano Candiani - Integrante / Mirian Chieko Shinzato - Integrante / Juliana Gardenalli de Freitas - Coordenador / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Rosaangela Calado da Costa - Integrante / Nilton Évora do Rosário - Integrante / Simone Georges El Khouri Miraglia - Integrante / Luciana Varanda Rizzo - Integrante / Marcos Tanaka Riyis - Integrante / Brent Sleep - Integrante / Ramon Aravena - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
3.   2015-Atual. BRIIINCA: Banca Recreativa de Interacoes e Investigacoes Infantis em Natureza, Cultura e Artes - Intervencoes Nao-Formais de Comunicacao Cientifica para o Publico Escolar
Descrição: Esse projeto pretende dar continuidade e ampliar o caráter do projeto anterior, ?Banca da Fantasia: Interfaces entre Estudos Culturais e Educação em Ciências na Divulgação Científica?, do Edital Universal 2013, cujo encerramento estamos antecipando. Durante a vigência do ?Banca da Fantasia? conseguimos desenvolver materiais, exibições e atividades interativas de Divulgação Científica (DC) articulando ciência, arte e sociedade e aplicá-las no contexto da educação não-formal no território escolar, sobretudo no município de Guarulhos-SP. Além dos recursos clássicos de educação em ciências, que incluem atividades e materiais experimentais e demonstrativos, a abordagem emprega manifestações da fantasia presente em recursos midiáticos e artísticos da cultura infantil e juvenil, articulando suas possíveis interações e interlocuções com a educação científica. Temos como público-alvo preferencial estudantes de educação infantil (3 a 5 anos) e ensino fundamental (6 a 14 anos), seus professores e suas famílias, no contexto da escola e em outros equipamentos públicos. A pesquisa tem como objetivos: (1) O desenvolvimento de estratégias de interação entre universidade e poder público local por meio de intervenções não-formais de divulgação científica, realizadas por meio de projetos, gincanas, feiras de ciências, oficinas, clubes de ciência, etc., voltadas ao público escolar (2) A formulação de modelo para implantação de políticas públicas formativas de DC em nível municipal, em cooperação com Instituições de Ensino Superior. As ações serão realizadas por meio de cinco modalidades de atividades: (a) intervenções não-formais de DC em espaços escolares, dirigidas a estudantes da educação infantil e ensino fundamental (exibições, feiras, gincanas, atividades, clubes de ciência, etc.); (b) apresentações e oficinas para o público escolar em espaços locais (universidade, centro culturais, escolas, etc); (c) workshops e cursos de curta duração, nesses mesmos espaços, dirigidos a educadores de educação infantil e ensino fundamental e alunos de graduação de áreas pertinentes; (d) exibições e workshops dirigidos às famílias das crianças, nos espaços escolares; (e) produção e implantação de ludotecas com kits de atividades lúdicas para empréstimo a professores e comunidade escolar. Dados serão coletados durante as atividades a partir de manifestações orais, escritas e não-verbais dos participantes, observados os requisitos éticos de pesquisa com menores. As análises dos dados textuais serão realizadas empregando-se elementos da semiótica greimaisiana e da análise discursiva. Pretende-se com isso obter suporte empírico para avaliar proposições que temos formulado sobre as intervenções não-formais nos territórios da escolarização regular, bem como sobre o papel das mídias na educação em ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rui Manoel de Bastos Vieira - Integrante / Emerson Izidoro dos Santos - Integrante / Luís Paulo de Carvalho Piassi - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Rui Manoel de Bastos Vieira.
4.   2015-Atual. Chernobyl no Ensino Fundamental II
Descrição: Exploração dos 30 anos de Chernobyl em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II: questões didáticas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Cristiano Malheiro - Integrante / Caroline de Souza Silva - Integrante / Stephanie Siqueira Vasconcelos - Integrante / Tatiana Marcondes - Integrante / Flavia Falotico - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
5.   2015-Atual. Distribuicao, origem e diversificacao da avifauna endemica da Caatinga
Descrição: A Caatinga representa a mais isolada, diferenciada, e fito-geograficamente distinta região semi-árida do Neotrópico. Por muitos anos, este bioma foi considerado como uma região pouco diversa, com baixo grau de endemismo, e pouca identidade biogeográfica. No entanto, estudos recentes apontam uma elevada taxa de endemismo para diferentes grupos de vertebrados, incluindo aves. Do ponto de vista biogeográfico, a Caatinga faz parte do Bioma das florestas secas (Seasonally Dry Tropical Forests) que se distribui de forma descontínua por toda a região Neotropical em regiões com baixa precipitação anual e estações secas prolongadas. A vegetação deste bioma possui características fisiológicas xerofíticas para responder ao estresse hídrico. Do ponto de vista evolutivo, as florestas secas neotropicais contêm plantas endêmicas que pertencem a clados monofiléticos antigos, sugerindo uma longa historia de isolamento e adaptação. A fauna da Caatinga, no entanto, tem sido tradicionalmente vista como formada por elementos de ambientes mésicos (provenientes de florestas úmidas), sem aparentes adaptações à seca. Estudos recentes com mamíferos, no entanto, têm desafiado esta visão, sugerindo que a mastofauna da Caatinga inclui linhagens antigas originadas em áreas abertas. O financiamento solicitado nesta proposta tem como objetivo estudar as origens biogeográficas e históricas da avifauna endêmica da Caatinga. Propomos a utilização de uma abordagem filogenética e de genética de populações, associada com modelos explícitos de distribuição geográfica, para estimar padrões de endemismo, riqueza de espécies, e diversidade filogenética na Caatinga. Para alcançar os nosso objetivos iremos produzir filogenias calibradas para todos os 51 táxons de aves (33 espécies e 18 subespécies) endêmicos Caatinga. Especificamente, pretendemos: 1) Determinar a origem biogeográfica de todos os táxons de aves endêmicos da Caatinga, determinando se os seus ancestrais eram animais de ambientes florestais úmidos (mésicos) ou de áreas ambientes mais secos (xéricos); 2) Descrever os padrões de distribuição das aves endêmicas da Caatinga, avaliando se algumas regiões geográficas dentro da Caatinga possuem uma maior quantidade de espécies exclusivas do que outras; 3) Testar modelos temporais e hipóteses de diversificação das aves endêmicas da Caatinga; e 4) Testar a hipótese de conservatismo de nicho (seleção fenotípica) em treze pares de táxon com padrões de distribuição alopatrica (na Caatinga e no Chaco). Nesta proposta propomos usar métodos de sequenciamento de segunda geração (Next-generation sequencing, NGS) para realizar inferências da estrutura populacional, relações filogenéticas, processos históricos entre populações/espécies irmãs na Caatinga e o Chaco, e para testar hipóteses de conservatismo de nicho (variação fenotípica em relação à variação genotípica). Este estudo irá representar o primeiro trabalho de filogeografia comparada com aves em toda a Caatinga, uma região que tem sido altamente negligenciada do ponto de vista histórico-evolutivo. Nossa proposta de obter filogenias para todos os clados com táxons endêmicos é inédita para a região, e representará um importante avanço para responder e gerar perguntas evolutivas sobre as origens da biota da Caatinga. Além de utilizar métodos tradicionais de seqüenciamento, iremos obter dados genéticos de última geração, capazes de fornecer dados genômicos (de centenas de loci independentes). Esta ambiciosa proposta tem também como um dos seus objetivos principais fortalecer a coleção de aves da Universidade Federal de Pernambuco, a maior coleção ornitológica sediada na região nordeste do Brasil, ampliando o seu acervo de Recursos Genéticos (tecidos), e abrindo novas linhas de investigação em um ambiente altamente negligenciado como a Caatinga, estabelecendo uma rede de colaborações estaduais, nacionais e internacionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral - Integrante / Gustavo Sebastian Cabanne - Integrante / Luciano Nicolás Naka - Coordenador / Alexandre Fernandes - Integrante / Gustavo Adolfo Bravo - Integrante / Manuella Andrade de Souza - Integrante / Danielle Mariz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Membro: Fabio Sarubbi Raposo do Amaral.
6.   2015-Atual. ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE A PERCEPCAO DE RISCO E REPRESENTACOES SOCIAIS A RESPEITO DA IMPLEMENTACAO DO REATOR MULTIPROPOSITO (RMB) EM IPERO - SP
Descrição: O que difere um reator nuclear para fins de pesquisa daqueles construídos para geração de energia? Há motivo real para preocupação por parte da população, de um acidente na implantação de um reator nuclear para fins de pesquisa? Por outro lado, quais os benefícios que a implantação desse tipo de reator pode trazer para a população em geral? Mas e os impactos socioambientais, eles existem? Estes são questionamentos importantes a serem respondidos quando o objetivo é esclarecer a população a respeito de projetos na área nuclear, como é o caso da implantação do primeiro Reator Nuclear Multipropósito Brasileiro (RMB) no Centro Experimental Aramar, localizado no município de Iperó, São Paulo. Principalmente porque o mesmo tem o propósito de produzir radioisótopos a serem aplicados na saúde e indústria, portanto com forte apelo social. Por outro lado, é conhecido que a opinião pública a respeito da Tecnologia Nuclear mudou muito ao longo de sua trajetória, tanto do ponto de vista científico quanto político, mas é inegável que obteve mais sucesso na área da ciência do que na área política, passando por períodos de forte rejeição por parte da população, principalmente quando da proximidade de eventos negativos, como o que ocorreu em Fukushima, em 2011. No caso do RMB, apesar das audiências realizadas nos municípios de Iperó, Sorocaba e São Paulo, serem veiculadas em notícias de jornais, jornais eletrônicos, sítios eletrônicos, rede televisiva, bem como faixas com informações de data, local, horário e objetivo das audiências, localizadas nessas cidades, houve rejeição ao projeto por parte da população. E também houve pouco envolvimento das escolas da região nesse debate, o que é preocupante, pois a educação pode ter importante papel na diminuição da percepção de risco e na atitude da população com relação à temática nuclear. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar ao longo do tempo a percepção de risco e as representações sociais (RS) da população da região de Iperó, SP, com relação à implementação do RMB e se há ou não transformações nas mesmas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Farias - Coordenador / Rafaella Menezes Ayllón - Integrante / Alex de Almeida Castro - Integrante / Déborah Ines Teixeira Fávaro - Integrante.
Membro: Luciana Aparecida Farias.
7.   2015-Atual. Grupo de Estudos e Praticas de Ensino de Matematica - GEPrEM
Descrição: O GEPReM tem como público alvo professores da educação básica da região de Diadema/SP e estudantes de Licenciatura em Matemática da UNIFESP/Diadema/São Paulo. Nos posicionamentos na área da Didática da Matemática, especificamente em autores como Brousseau, Artigue e Duval, num recorte voltado para pesquisas envolvendo os seguintes temas: Teoria dos Números, Álgebra e Geometria.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Wagner Marcelo Pommer - Coordenador.
Membro: Wagner Marcelo Pommer.
8.   2015-2016. Licenciamento ambiental no setor de residuos solidos urbanos: Estudo de Caso - Central de Tratamento e Valorizacao Ambiental (CTVA) - Caieiras.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de licenciamento ambiental no setor de resíduos sólidos, utilizando como estudo de caso a Central de Tratamento e Valorização Ambiental Caieiras (CTVA - Caieiras), está central recebe resíduos urbanos e industriais, que são tratados e depositados no aterro sanitário. O trabalho consistiu em uma análise dos impactos ambientais previstos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o atual cenário do empreendimento, além de uma análise das medidas mitigadoras em relação ao seu cumprimento e eficácia. Foram identificadas as etapas do licenciamento ambiental para este tipo de empreendimento a fim de estabelecer os critérios deste licenciamento vinculado ao setor de resíduos sólidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Giovano Candiani - Coordenador / Barbara Rodrigues Riccomini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Giovano Candiani.
9.   2015-Atual. Museu Escolar do Colegio Marista Arquidiocesano de Sao Paulo (fase 1): planejamento e organizacao do inventario dos instrumentos cientificos
Descrição: O projeto busca fazer o inventário da coleção de objetos científicos (instrumentos científicos, aparelhos, máquinas e outros objetos) usado pelo Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo entre os anos 1858, data de sua fundação, e os anos 1980. Trata-se de uma coleção que é ao mesmo tempo patrimônio científico e escolar que contabiliza, de forma ainda imprecisa, mais de 800 peças para o ensino das disciplinas de Física e Química e centenas de objetos para o ensino de História Natural (Botânica, Zoologia, Mineralogia), entre outros. O trabalho de inventariação das peças do acervo científico do colégio justifica-se por dois motivos. Primeiro porque trata-se de um acervo raro, desconhecido, conservado, aberto ao público, mas que ainda não possui uma contabilização precisa e individual de suas peças o que dificulta os trabalhos dos pesquisadores interessados nas investigações voltadas às práticas escolares do passado, já que os aspectos intrínsecos e extrínsecos da peça continuam como mera sugestão, em vez de informação confiável para a formulação de novas hipóteses sobre o ensino, a docência, a aprendizagem, a relação entre o ensino e as ciências etc. O conhecimento aprofundado deste acervo possibilita, neste caso, alargar o significado de fonte para a história da educação, tanto no aspecto teórico, pensando em novas perspectivas para a formulação de perguntas que tenham o objeto como tema; quanto metodológico, levando em conta o aprofundamento dos conhecimento sobre como questioná-los. Depois, porque, por meio de pesquisas já concluídas, verificou-se que tal acervo desponta um dos mais importantes patrimônios tecno-científico-educativo do país por conta da quantidade e qualidade de suas peças e que, portanto, o trabalho de inventariá-lo, exigência primordial de coleções museais, é condição indispensável para a ampliar o diálogo entre a escola e sua memória; intensificar a relação entre a sociedade e o seu sentimento de pertencimento com o passado; qualificar a ideia de patrimônio cultural, que neste caso é científico e escolar ao mesmo tempo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Reginaldo Alberto Meloni - Integrante / Marcus Granato - Integrante / Katya Mitsuko Zuquim Braghini - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Reginaldo Alberto Meloni.
10.   2015-2016. O Contexto Paleoambiental da Floresta com Araucaria no Estado de Sao Paulo: Uma Abordagem Geoarqueologica
Descrição: O projeto postula ampliar o conhecimento dos sítios da Tradição Itararé no estado de São Paulo, considerando suas implicações ecológicas, culturais, territoriais e fenomenológicas, através do levantamento e mapeamento dos sítios na paisagem e a relação com a ocorrência da Araucária para a faixa do Planalto Atlântico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giovano Candiani - Integrante / Mirian Chieko Shinzato - Integrante / Ana Luisa Vietti Bitencourt - Coordenador / Luciana Farias - Integrante / Rosangela Calado Costa - Integrante.
Membro: Giovano Candiani.
11.   2015-Atual. O pensar que se inaugura ao se estar na presenca de software educativo-matematico
Descrição: O projeto pretende investigar a produção do conhecimento matemático no que se refere ao pensar matemático que se inaugura ao se estar na presença de software construídos com o intuito de permitir o manuseio e a expressão de um objeto matemático ou de objetos matemáticos. Quando colocamos o foco de nossa pesquisa no pensar matemático, nos referimos a algo que é produzido por sujeitos ao estar em contato com os mundos natural e cultural; e com seus semelhantes em um movimento que abrange o passado humano, preservando características do corpo de conhecimento matemático historicamente instituído. Esse projeto faz parte de um projeto interinstitucional de pesquisa intitulado A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias sediado na UNESP - Rio Claro - junto ao grupo de pesquisa FEM. Endereço eletrônico: fem.sepq.org.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
Membro: Verilda Speridiao Kluth.
12.   2015-Atual. O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matematica
Descrição: O principal objetivo desse projeto é investigar o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em espaços formativos nos quais são problematizadas atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os espaços formativos nos quais desenvolveremos nossa pesquisa se constituirão como grupos de trabalho. Nestes, professores que ensinam matemática na Educação Básica, alunos da Licenciatura em Matemática e da Pedagogia, alunos de Pós-Graduação em Educação Matemática e Professores Universitários que atuam em Licenciaturas em Matemática, participarão dos encontros para conversar, discutir, aprender, problematizar atividades que envolvem categorias do cotidiano. Os grupos de trabalho se caracterizam como espaços formativos nos quais profissionais (citados anteriormente) se encontram com objetivo de compartilhar entraves, potencialidades e realizações de suas práticas profissionais uns com os outros. Os grupos de trabalho serão oferecidos em duas edições ao longo do projeto (2015 e 2016), conforme descrito nas etapas, em cinco cidades do Brasil: Campo Grande (MS), São João del-Rei (MG), Diadema (SP), Sinop (MT) e Bagé (RS). A produção de dados para a realização de nossas pesquisas se dará por meio de gravações de áudio, filmagens de encontros, relatos dos encontros do grupo de trabalho e de entrevistas com participantes. Tomaremos o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) (LINS, 1999, 2001, 2006, 2008, 2012) como uma das fundamentações teórico-metodológica para produzir e analisar nossos dados... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Patricia Rosana Linardi - Integrante / Viviane Cristina Almada de Oliveira - Integrante / Claudia Laus Angelo - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Integrante / João Ricardo Viola dos Santos - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 3
Membro: Patricia Rosana Linardi.
13.   2015-2016. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIACAO A DOCENCIA - PIBID Quimica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Lucinéia Ferreira Ceridório - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Coordenador / Amanda G. A. Martins - Integrante / César R. Cardoso - Integrante / Franco V. Moraes - Integrante / Juvenice Leal Silva - Integrante / Roberto Passos - Integrante / Thais Ramos - Integrante / Thamires Valadão Gama - Integrante / Maria Theresa Miranda - Integrante / CRISTIANE FELIX MARTINS CORTEZ - Integrante / Fernando de Jesus Guilger - Integrante.
Membro: Lucineia Ferreira Ceridorio.
14.   2015-Atual. Transposicao didatica da Nanociencia e Nanotecnologia para o ensino de Ciencias
Descrição: O projeto envolve a inserção de estudantes de licenciatura em pesquisa científica visando a transposição didática do conhecimento sobre nanociência e nanotecnologia produzido pelas pesquisas acadêmicas para a sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Lucinéia Ferreira Ceridório - Coordenador.
Membro: Lucineia Ferreira Ceridorio.
15.   2015-Atual. Uso da Sistematica Filogenetica como instrumento para o ensino de Zoologia no Ensino Medio
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cibele Bragagnolo - Coordenador.
Membro: Cibele Bragagnolo.


(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:41