CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Rui Manoel de Bastos Vieira

Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da USP. Mestre em 2005 e Doutor em 2013 em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria sócio-histórica de Vigotski, atividades lúdicas e de baixo custo e novas tecnologias para o ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7458884068779779 (07/09/2017)
  • Rótulo/Grupo: DCET
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Rua Professor Arthur Riedel (Vl Hellas), 275 Eldorado 09972270 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (11) 33193300 Fax: (11) 33193400 URL da Homepage: www.cienciamao.usp.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2015-Atual. BRIIINCA: Banca Recreativa de Interacoes e Investigacoes Infantis em Natureza, Cultura e Artes - Intervencoes Nao-Formais de Comunicacao Cientifica para o Publico Escolar
      Descrição: Esse projeto pretende dar continuidade e ampliar o caráter do projeto anterior, ?Banca da Fantasia: Interfaces entre Estudos Culturais e Educação em Ciências na Divulgação Científica?, do Edital Universal 2013, cujo encerramento estamos antecipando. Durante a vigência do ?Banca da Fantasia? conseguimos desenvolver materiais, exibições e atividades interativas de Divulgação Científica (DC) articulando ciência, arte e sociedade e aplicá-las no contexto da educação não-formal no território escolar, sobretudo no município de Guarulhos-SP. Além dos recursos clássicos de educação em ciências, que incluem atividades e materiais experimentais e demonstrativos, a abordagem emprega manifestações da fantasia presente em recursos midiáticos e artísticos da cultura infantil e juvenil, articulando suas possíveis interações e interlocuções com a educação científica. Temos como público-alvo preferencial estudantes de educação infantil (3 a 5 anos) e ensino fundamental (6 a 14 anos), seus professores e suas famílias, no contexto da escola e em outros equipamentos públicos. A pesquisa tem como objetivos: (1) O desenvolvimento de estratégias de interação entre universidade e poder público local por meio de intervenções não-formais de divulgação científica, realizadas por meio de projetos, gincanas, feiras de ciências, oficinas, clubes de ciência, etc., voltadas ao público escolar (2) A formulação de modelo para implantação de políticas públicas formativas de DC em nível municipal, em cooperação com Instituições de Ensino Superior. As ações serão realizadas por meio de cinco modalidades de atividades: (a) intervenções não-formais de DC em espaços escolares, dirigidas a estudantes da educação infantil e ensino fundamental (exibições, feiras, gincanas, atividades, clubes de ciência, etc.); (b) apresentações e oficinas para o público escolar em espaços locais (universidade, centro culturais, escolas, etc); (c) workshops e cursos de curta duração, nesses mesmos espaços, dirigidos a educadores de educação infantil e ensino fundamental e alunos de graduação de áreas pertinentes; (d) exibições e workshops dirigidos às famílias das crianças, nos espaços escolares; (e) produção e implantação de ludotecas com kits de atividades lúdicas para empréstimo a professores e comunidade escolar. Dados serão coletados durante as atividades a partir de manifestações orais, escritas e não-verbais dos participantes, observados os requisitos éticos de pesquisa com menores. As análises dos dados textuais serão realizadas empregando-se elementos da semiótica greimaisiana e da análise discursiva. Pretende-se com isso obter suporte empírico para avaliar proposições que temos formulado sobre as intervenções não-formais nos territórios da escolarização regular, bem como sobre o papel das mídias na educação em ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Rui Manoel de Bastos Vieira - Integrante / Emerson Izidoro dos Santos - Integrante / Luís Paulo de Carvalho Piassi - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Rui Manoel de Bastos Vieira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (6)
      1. Festival de Invenção e Criatividade. Impressão 3D na Educação. 2017. (Exposição).
      2. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores ? Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. Monitoria Coadjuva: docente e monitores atuando em colaboração. 2016. (Congresso).
      3. Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio. 2015. (Simpósio).
      4. I Congresso Acadêmico - UNIFESP. Monitoria no laboratório: uma intervenção coadjuvante entre monitor e docente no processo ensino-aprendizagem. 2015. (Congresso).
      5. I ESC - Encontro dos Surdos com as Ciências na UNIFESP.Banca da Ciência. 2015. (Encontro).
      6. XIV CONGRESO REDPOP - Arte, tecnología, ciencia. Nuevas maneras de conocer. Banca da Ciência: as interfaces da divulgação científica itinerante nos espaços escolares. 2015. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. VIEIRA, R. M. B.; KUNZEL, R. ; AZZALIS, L. A. ; ARAGAO, G. S. ; BIANCO, A. A. G. ; SENISE JUNIOR, C. R. ; ZAJAC, S.. Mostra De Trabalhos Acadêmicos Da Unidade Curricular Integração Das Ciências 3. 2016. Outro
      2. SANTOS, E. I. ; VIEIRA, R. M. B. ; BRAGA, A. R. ; PIASSI, L. P. C.. 2º Seminário Temático Interfaces 'Ciência e Lúdico na Educação'. 2015. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      (*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
      Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40