CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2018 - UNIFESP DIADEMA

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 11

2018

1.   2018-Atual. Atlas Ambiental Diadema: Residuos Solidos
Descrição: Caracterizar o cenário atual e futuro da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e industriais no Município de Diadema-SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Giovano Candiani - Integrante / José Guilherme Franchi - Integrante / Ana Luisa Vietti Bitencourt - Coordenador.
Membro: Giovano Candiani.
2.   2018-Atual. Caracterizacao das praticas pedagogicas de Ciencias, Matematicas e Lingua Portuguesa em Educacao Ambiental no Ensino Fundamental II
Descrição: Pesquisa de iniciação científica desenvolvida em escolas públicas estaduais de Diadema-SP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Everton Viesba - Integrante / Clemil Camelo - Integrante. Financiador(es): CNPq - Bolsa.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
3.   2018-Atual. Dimensions US-BIOTA-Sao Paulo: caracteristicas preditoras da diversificacao adaptativa na diagonal seca brasileira
Descrição: A Diagonal Seca (DD) contém os biomas Caatinga e Cerrado, que abrangem cerca de 1/3 da área do Brasil, além do Chaco, ao norte da Argentina. Por supostamente possuir uma menor biodiversidade em relação a biomas mais bem estudados, como a Amazônia e a Floresta Atlântica, os processos evolutivos na DD têm recebido relativamente menos atenção, ainda que seus biomas, especialmente o Cerrado, provavelmente estejam entre os ambientes mais ameaçados do Brasil.O Projeto Dimensions Diagonal Seca usará uma abordagem baseada em caracteres em múltiplos níveis para entender as origens e processos adaptativos de plantas, animais e fungos na Diagonal Seca Brasileira. Usaremos metodologias de aprendizagem de máquina para identificar as características que facilitaram ou dificultaram a especiação das linhagens que colonizaram a DD. Também determinaremos de que modo os biomas da DD atuaram no estabelecimento das comunidades a partir dos conjuntos de espécies de habitats adjacentes (Amazônia, Floresta Atlântica, etc) usando uma abordagem de filogenética de comunidades baseada em caracteres, que leva em conta associações ao acaso, competição e filtragem de habitat. Além disso, por meio de sequenciamento de nova geração conduziremos estudos filogeográficos comparativos de múltiplas linhagens, sequenciamento e re-sequenciamento de genomas totais e transcriptoma para identificar os agentes da adaptação e divergência fenotípica a nível de genoma, nos habitats mais importantes e menos conhecidos do Brasil. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fábio Sarubbi Raposo do Amaral - Integrante / Vera Nisaka Solferini - Coordenador / Evamdro Marsola - Integrante / Fernando Franco - Integrante / Luciano Digiampetri - Integrante / Scott V Edwards - Integrante / Bryan Carstens - Integrante / Kelly Zamudio - Integrante / Frank Burbrink - Integrante.
Membro: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 2.
4.   2018-Atual. Formacao Profissional de Professores e Gestao Democratica: uma parceria universidade-escola para a melhoria do ensino publico
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Abib - Coordenador / Sérgio Stocco - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante / Maria Nizete de Azevedo - Integrante / Patricia Linardi - Integrante / Beatriz de Castro - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Leonardo Andre Testoni.
5.   2018-Atual. Generalizacao de Padroes
Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa se situa em investigar e discutir as possíveis contribuições do tem ?Generalização de Padrões? na escolaridade básica. Na parte metodológica, o projeto visa situar o estado da arte (elaborar o levantamento e sínteses de pesquisas sobre este tópico), na investigação documental sobre o material de apoio ao trabalho dos professores (guias curriculares, manuais escolares e paradidáticos, provas de avaliação em nível municipal, estadual e nacional) e na exploração experimental, que possibilite investigar quais os conhecimentos que os alunos têm (investigação diagnóstica) ou podem vir a ter (por meio de situações didáticas) no entorno da interação professor-aluno-saber em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Wagner Marcelo Pommer - Coordenador / POMMER, Clarice Peres Carvalho Retroz - Integrante.
Membro: Wagner Marcelo Pommer.
6.   2018-Atual. Politica Educacional na rede estadual paulista (1995-2018)
Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Alves da Silva - Integrante / Wanda Maria Junqueira de Aguiar - Integrante / Carmen Fernandez - Integrante / Célio Adrega de Moura Júnior - Integrante / Ana Paula Corti - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Salomão Ximenes - Integrante / Eduardo Girotto - Integrante / Fernando Cássio - Integrante / Carla Biancha Angelucci - Integrante / Silvrio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Andreza Barboza - Integrante / Beatriz Fortunato da Silva - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Cileda dos Santos Perrela - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Felipe William Ferreira de Alencar - Integrante / Flavia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Isabel furlan Jorge - Integrante / Isabel mellero Bello - Integrante / João Victor pRavezi de Oliveira - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Marieta Gouveia de Oliveira Penna - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Regina Mieyeko Oshiro - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Jose Alves da Silva.
7.   2018-Atual. Problematicas e Potencialidades do trato da Educacao Ambiental na formacao de professores de Ciencias
Descrição: Formação de professores para o trato da Educação Ambiental na Educação Básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Everton Viesba - Integrante / Letícia Moreira Viesba - Integrante / Clemil Camelo - Integrante / Vitória Frutuoso - Integrante.
Membro: Marilena Aparecida de Souza Rosalen.
8.   2018-Atual. Processos psicossociais da formacao e do trabalho dos professores
Descrição: No campo da psicologia da educação este projeto investiga aspectos que se relacionam com as condições psicossociais em que se produzem o trabalho e a formação inicial e continuada dos profissionais que atuam na educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Itale Luciane Cericato - Coordenador / Michelli Vital da Silva - Integrante / Elza Cedro de Andrade - Integrante / Luz Heli Maria de Paiva Oliveira - Integrante / Valeria Ferreira da Silva - Integrante / Anderson Ricardo Junior da Rocha Silva - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 6
Membro: Itale Luciane Cericato.
9.   2018-Atual. Programa Biota-Fapesp
Descrição: O programa Biota-Fapesp, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa Biota em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Nélio Vicenzo Bizzo - Coordenador / Helio Bonini Viana - Integrante / Simone A. A. Martorano - Integrante / Paulo Sano - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / Ana Maria Santos Gouw - Integrante.
Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
Descrição: O programa Biota-Fapesp, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa Biota em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (2) . Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Integrante / Ana Maria Santos Gouw - Integrante / NELIO MARCO VICENZO BIZZO - Coordenador / HELIO ELAEL BONINI VIANA - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / LEANDRO CAMPI PREARO - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Integrante / Paulo Henrique Nico Monteiro - Integrante / Paulo Sérgio Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
Descrição: Projeto Temático FAPESP, que tem com proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas a serem geradas pela implementação da Base Nacional Curricular Comum, preconizada pelo novo cenário normativo educacional brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Santos Gouw - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Coordenador / Paulo Henrique Nico Monteiro - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Paulo Sergio Garcia - Integrante / Helio Elael Bonini Viana - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Integrante.
Membro: Ana Maria Santos Gouw.
10.   2018-Atual. Polo Sao Paulo - INEO
Descrição: Integrante na qualidade de pesquisadora do Pólo Nacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Eletrônica Orgânica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucinéia Ferreira Ceridório - Coordenador / Luciano Caseli - Integrante / Laura Oliveira Peres Philadelphi - Integrante / Tereza da Silva Martins - Integrante / Fernanda F Camilo - Integrante / Roberto Mendonça Faria - Integrante.
Membro: Lucineia Ferreira Ceridorio.
11.   2018-Atual. Sistematica, evolucao e biogeografia de Croton sect. Barhamia (Euphorbiaceae): um grupo neotropical centrado no Brasil
Descrição: Embora tenha havido muito progresso na sistemática do gênero Croton, ainda permanecem lacunas sobre a sua organização infra-genérica e sobre a delimitação de algumas de suas espécies. Croton sect. Barhamia é um grupo exclusivamente neotropical, com cerca de 70 espécies ocorrentes em áreas de vegetação aberta. A seção compreende ervas a arbustos que apresentam grande diversidade de tricomas glandulares, aparentemente característicos do grupo e que carecem de estudos detalhados. Assim, considerando a alta diversidade e importância do megadiverso gênero Croton na região neotropical, este projeto tem como principais objetivos: inferir a história evolutiva de Croton sect. Barhamia, elucidar a evolução dos tricomas glandulares na sect. Barhamia e no contexto do gênero Croton, identificar o tempo de diversificação e a provável área de origem do grupo, além de realizar o tratamento taxonômico para a seção. Será construída uma filogenia com base em dados moleculares, a fim de determinar o monofiletismo da seção e de suas subseções, compreender as relações entre as espécies e testar a delimitação taxonômica atual das mesmas. Para a revisão taxonômica e o estudo anatômico dos tricomas serão utilizados materiais herborizados e amostras coletadas em campo. O estudo irá ampliar o conhecimento sobre o gênero Croton nos Neotrópicos, contribuindo com dados para a conservação da biodiversidade e para o projeto Flora do Brasil 2020.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Beatriz Rossi Caruzo - Coordenador / Inês Cordeiro - Integrante / Renata Maria Strozi Alves Meira - Integrante / Amanda da Paixão Noronha Pereira - Integrante / Ricarda Riina - Integrante.
Membro: Maria Beatriz Rossi Caruzo.


(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 09/05/2019 18:50:17