CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2018 - UNIFESP DIADEMA

Thais Cyrino de Mello Forato

Bacharel e Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, Junto ao Programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP). Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP-DIADEMA, no curso de Graduação em Ciências - Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Coordenadora do Grupo HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (CNPQ) na UNIFESP. Atualmente é orientadora de pós graduação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP. Atualmente, desenvolve pesquisas envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica e a Formação de professores e a divulgação científica. Editora Adjunta de Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencia (parceria Brasil-Argentina). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1268757747150909 (26/12/2018)
  • Rótulo/Grupo: DCET
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Rua São Nicolau (Jd Pitangueiras), 210 Centro 09913030 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (011) 33854137 URL da Homepage: http://www.unifesp.br/campus/dia/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2018-Atual. Programa Biota-Fapesp
      Descrição: O programa Biota-Fapesp, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa Biota em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (2) . Integrantes: Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Nélio Vicenzo Bizzo - Coordenador / Helio Bonini Viana - Integrante / Simone A. A. Martorano - Integrante / Paulo Sano - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / Ana Maria Santos Gouw - Integrante.
      Membro: Thais Cyrino de Mello Forato.
      Descrição: O programa Biota-Fapesp, considerado um dos maiores programas de pesquisa relacionados à conservação da biodiversidade no Brasil, têm gerado um banco de dados extenso, que subsidia ações relacionadas ao manejo e conservação de áreas específicas do estado. Ações direcionadas ao uso e divulgação dos dados gerados pelo programa Biota em escolas de educação básica pode se constituir uma alternativa para que os resultados do projeto alcancem não apenas as áreas de conservação, mas também as pessoas que nelas vivem, e muitas outras. Este projeto de pesquisa tem como proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como base para confecção de material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas educativas promotoras de um futuro sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Doutorado: (2) . Integrantes: Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Integrante / Ana Maria Santos Gouw - Integrante / NELIO MARCO VICENZO BIZZO - Coordenador / HELIO ELAEL BONINI VIANA - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / LEANDRO CAMPI PREARO - Integrante / Maria Elice Brzezinski Prestes - Integrante / Paulo Henrique Nico Monteiro - Integrante / Paulo Sérgio Garcia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Simone Alves de Assis Martorano.
      Descrição: Projeto Temático FAPESP, que tem com proposta a utilização do banco de dados do programa Biota como material didático destinado à discussão da biodiversidade e sua conservação, explorando possibilidades de inserção curricular na educação básica, tendo como ensejo as novas demandas a serem geradas pela implementação da Base Nacional Curricular Comum, preconizada pelo novo cenário normativo educacional brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Maria Santos Gouw - Integrante / Fernanda Franzolin - Integrante / Nelio Marco Vincenzo Bizzo - Coordenador / Paulo Henrique Nico Monteiro - Integrante / Paulo Takeo Sano - Integrante / Paulo Sergio Garcia - Integrante / Helio Elael Bonini Viana - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Thais Cyrino de Mello Forato - Integrante.
      Membro: Ana Maria Santos Gouw.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (3)
        1. Kneubil, Fabiana ; FORATO, Thaís C. M.. Seminário de Extensão: Natureza do Conhecimento Científico: dificuldades intrínsecas ao ensino. 2018. Outro
        2. Forato, Thaís Cyrino de Mello. I Semana da Licenciatura - Graduação em Ciências. 2012. (Outro).. . 0.
        3. FORATO, Thaís C. M.. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para História e Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas. 2004. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (2)



      (*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
      Data de processamento: 09/05/2019 18:50:17