CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2018 - UNIFESP DIADEMA
Luciane de Fatima Bertini
Pós- doutorado na Université de Limoges/França financiado pelo programa CAPES-COFECUB (2017). Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFSCar (2013). Mestrado em Educação no mesmo programa (2009). Licenciatura em Matemática pela UFSCar (2003). Formação em Magistério (nível médio). Professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atuando na área de Ensino de Matemática. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e da Adolescência na UNIFESP. Membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT. Experiência como professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação Infantil, na formação de professores e como tutora virtual no curso de Pedagogia a distância. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais, formação de professores que ensinam matemática, e utilização de problemas para o ensino de matemática nos anos iniciais em perspectiva histórica. (Texto informado pelo autor)
BERTINI, L. F. Problemas de Aritmética na Escola Primária no Final do Século XIX: Aplicação, Ilustração ou Introdução dos Estudos?. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 11, p. 72-79, issn: 2176-5634, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F.; ROCHA, I. L.. ?RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS?: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 3, p. 44-53, issn: 2447-6447, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
CARNEIRO, R. F. (Org.) ; SOUZA, A. C. (Org.) ; BERTINI, L. F. (Org.). Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. 1 ed. Brasília: SBEM, 2018. v. 1, p. 190. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F.; GOMES, L. P. S. ; OLIVEIRA, M. A.. Provas, exames e a matemática do ensino. Em: Elisabete Zardo Búrigo; José Ivanildo de Lima; Maria Cristina Araújo de Oliveira; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Provas, exames e histórias da educação matemática. 1ed.Boa Vista. : Editora da UFRR. 2018.p. 11-76. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, R. S.. As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. 1ed.Brasília. : SBEM. 2018.p. 75-89. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (2)
BERTINI, L. F.; ROCHA, I. L.. Resolução de problemas pelas equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, p. 1-10, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
BERTINI, L. F. O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940). Em: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matematica, v. 1, p. 1-12, 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (1)
BERTINI, L. F. Problemas de aritmética: participação na marcha de ensino e na relação com a vida prática (cadernos de alunos franceses ? 1890 a 1936). Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. 2018. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Apresentações de trabalho (0)
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (1)
BERTINI, L. F.; GOMES, L. P. S. ; OLIVEIRA, M. A.. Provas e exames e a matemática do ensino. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa. 2018. [ busca Google | busca Bing ]
Demais tipos de produção técnica (1)
BERTINI, L. F. Os problemas nas aulas de matemática nos anos iniciais: importância e utilização. 2018. Curso de curta duração ministrado/Extensão [ busca Google | busca Bing ]
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (1)
Karina Cristina dos Santos Pavarin. Os problemas de aritmética nos livros didáticos (1890-1940). Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2018. Orientador: Luciane de Fatima Bertini.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (4)
Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matematica.O que devem saber os professores sobre o uso de problemas nas aulas de aritmética? Uma leitura dos prefácios de manuais pedagógicos (1890-1940). 2018. (Encontro).
Seminário Internacional de Pesquisas: Ciência da Educação e Didática das Disciplinas.A matemática nas produções escolares e os saberes profissionais do professor que ensina matemática. 2018. (Seminário).
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Resolução de problemas pela equações algébricas: a proposta de Tito Cardoso de Oliveira para o ensino das operações. 2018. (Seminário).
XVI Seminário Temático: Provas e exames e a escrita da história da educação matemática.Saberes matemáticos no ensino primário e saberes docentes: possibilidades de análise de cadernos com provas. 2018. (Seminário).
Organização de eventos
Total de organização de eventos (2)
BERTINI, L. F.. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais - II EEMAI. 2014. (Outro).. . 0.
BERTINI, L. F.. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2011. (Outro).. . 0.
VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, Rosilda dos Santos. As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. 1ed.Brasília. : SBEM-2018. 2018.v. 1, p. 1-320. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
(*) Relatório criado com produções desde 2018 até 2018
Data de processamento: 09/05/2019 18:50:17