Grupo de pesquisa da Profa Dra Ana Claudia Trocoli Torrecilhas

• Nos últimos anos (2010-2018) implementamos a linha de pesquisa “Caracterização das Vesículas Extracelulares (EVs) na Doença de Chagas”, UNIFESP campus Diadema. A nossa linha de pesquisa tem como principal objetivo caracterizar os efeitos das EVs isoladas das formas tripomastigotas do T. cruzi nas fases iniciais da infecção, interação, resposta imune e inflamação no hospedeiro. Estas partículas são fatores de virulência multifuncionais com importância na interação com o hospedeiro vertebrado. Estudamos o papel destas partículas no protozoário tripanosomatídeo, o Trypanosoma cruzi, e estabelecemos junto com vários colaboradores, os métodos de estudo necessários para caracterizar as principais moléculas presentes nestas partículas. As vesículas são estruturas liberadas fisiologicamente pelas células e patógenos que possuem um papel importante na interação e aumento na invasão do protozoário com o hospedeiro. Em uma revisão, descrevemos o papel das vesículas na infecção por diferentes patógenos (Torrecilhas et al., 2012; Campos et al., 2015; Torrecilhas et al., 2020 no prelo). Portanto, investigamos o potencial imunomodulatório das EVs de T. cruzi, além de propiciar maiores conhecimentos acerca da interação parasito-hospedeiro. Orientamos alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e supervisão de pós-doutorado. A maioria dos projetos de pesquisa foram financiados pela FAPESP, CNPq e DNDi. Nossos projetos permitiram a montagem de uma infra-estrutura básica para a análise e caracterização das EVs. Durante os últimos anos, vários projetos foram se incorporando à linha de EVs e Doença de Chagas, principalmente no que tange aos estudos envolvendo vesículas de patógenos.

Grupo de pesquisa da Profa. Dra. Carolina Borsoi Moraes

• A linha de pesquisa se concentra na descoberta de fármacos para doenças infecciosas, com enfoque em doença de Chagas, leishmaniose, infecções causadas por biofilme bacteriano e, mais recentemente, covid-19. Desenvolvemos ensaios de triagem fenotípica baseados em tecnologia de triagem de alto conteúdo (HCS) que permitem a triagem de compostos químicos para determinação da atividade anti-infectiva contra os patógenos em um contexto celular, que é agnóstico para o alvo. A estratégia de triagem fenotípica vem ganhando destaque em programas de descoberta de fármacos, tanto na Academia quanto na Indústria Farmacêutica, porque tem maior chance de sucesso em levar à descoberta de compostos com novos mecanismos de ação e podem ser usados para complementar abordagens de triagem baseada em alvos. Os ensaios fenotípicos são utilizados para interrogar bibliotecas de compostos do tipo pequena molécula e de produtos naturais, e os resultados orientam a priorização de compostos e a descoberta e otimização de compostos leads e estudos de relação estrutura-atividade (SAR). Os ensaios fenotípicos são constantemente aprimorados para aumentar seu poder de tradução das doenças humanas e levar à descoberta de novos agentes quimioterápicos, ao mesmo tempo em que geram conhecimento sobre a patogênese da doença e mecanismos que regulam a infecção e o crescimento microbiano. Os compostos bioativos são posteriormente submetidos a um processo de deconvolução de alvos, que permite identificar candidatos moleculares que possam ser afetados pela atividade do composto. Nesse ponto de vista, os compostos descobertos a partir de triagem fenotípica podem ser também utilizados como sondas químicas que facilitam a descoberta e a validação de novos alvos terapêuticos.

Grupo de pesquisa da Profa. Dra. Karen Spadari Ferreira

• Nos últimos anos o meu grupo de pesquisa busca colaborar efetivamente na área da resposta imune, profilaxia e tratamento contra fungos patogênicos que afetam os homens e os animais. Estudamos a eficiência de anticorpos do tipo single-chain e de vesículas extracelulares fúngicas em minimizar os efeitos patogênicos de fungos causadores da paracoccidioidomicose, esporotricose e cromoblastomicose, contribuindo assim para o melhor entendimento destas doenças e possíveis mecanismos de controle destas infecções.

Grupo de pesquisa da Profa. Dra. Patricia Santos Lopes

• Atualmente nossos principais interesses estão voltados para o desenvolvimento e utilização de métodos alternativos ao uso de animais na avaliação e segurança e eficácia de IFAs, ativos cosméticos, medicamentos e cosméticos, com ênfase nos testes preconizados pela OECD; Utilização de modelos de pele equivalentes (epidérmicos e dermo-epidérmicos); Desenvolvimentos de testes baseados em esferoides formados por células humanas utilizando partículas magnetizadas; Desenvolvimento de arcabouços (scaffolds) para produção de equivalentes dermo-epidérmicos; desenvolvimento e avaliação de curativos por técnicas físicas, químicas e biológicas. Estudo do Microbioma humano visando aspectos de permeação de substâncias ativas e desenvolvimento de produtos antienvelhecimento.

Grupo de pesquisa da Profa. Dra. Patricia Xander Batista

• Avaliação do papel de células B-1 em doenças infecciosas e parasitárias. Estudo de vesículas extracelulares (EVs) na interação Leishmania-hospedeiro e no sistema imunológico, explorando o potencial de EVs na modulação da resposta imune. Avaliação de novos compostos com atividade anti-Leishmania.

Grupo de pesquisa do Prof. Dr. Wagner Luiz Batista

• Resposta ao estresse oxidativo e nitrosativo de fungos patogênicos e identificação de fatores de virulência. Os projetos de pesquisa desenvolvidos em nosso laboratório buscam investigar a resposta de fungos patogênicos ao estresse oxidativo e nitrosativo, em especial aquele desencadeado por células do sistema imune. Para tanto, temos estudado o papel das espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (ROS e RNS) na sinalização celular de proliferação e sobrevivência de fungos. Dessa forma, buscamos contribuir de forma significativa para o entendimento dos diferentes papéis do balanço redox na biologia de fungos patogênicos.

Site do Laboratório: https://licebfp.wordpress.com/