Clique aqui

As instituições de memória, incluindo arquivos, bibliotecas, museus e centros de investigação, são convidadas a candidatar-se a financiamento para reforçar a proteçãodo património documental (livros e manuscritos antigos, registros governamentais,materiais audiovisuais e documentos digitais) em risco de deterioração ou perda. A iniciativa “Iniciativa Memória do Mundo da UNESCO para Salvaguardar o Património Documental em Risco estende o seu apoio não só a instituições públicas ou privadas,mas também a associações profissionais, ONGs e outras entidades estabelecidas.

Numa época de crescentes questões ambientais causadas pelas alterações climáticas e pela escalada de conflitos, os documentos de valor universal não estão isentos de serem permanentemente danificados ou destruídos. Os itens do património documental em risco incluem muitas formas de materiais audiovisuais e em papel, mas as coleções físicas e os repositórios digitais também são vulneráveis aos crescentes desafios globais.

Neste contexto, o Programa Memória do Mundo da UNESCO fornece apoio financeiro para projetos de âmbito nacional, regional ou internacional que abordem questões específicas necessidades de salvaguardar todas as formas de património documental ameaçado e garantir a sua acessibilidade, inclusive num cenário pós-crise.