Encerramento das inscrições: 22 de setembro de 2023, às 17h

A Formação em Ecologia Quantitativa é um programa interdisciplinar quepromove a cooperação de diferentes áreas do conhecimento paraenfrentar as grandes perguntas da ecologia – das equações ao campo.A Formação em Ecologia Quantitativa é um programa interdisciplinar quepromove a cooperação de diferentes áreas do conhecimento paraenfrentar as grandes perguntas da ecologia – das equações ao campo.O programa tem duas fases: no curso de verão (janeiro e fevereiro), até30 participantes são selecionados para um treinamento intensivo emferramentas quantitativas usadas na ecologia e desenvolvimento de umprojeto com modelagem matemática.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de interagir com os principaispesquisadores de diversos subcampos da ecologia no Brasil e no mundo,conhecendo mais a fundo suas linhas de pesquisa e a aplicação dasferramentas de modelagem matemática e computacional em diferentesabordagens de problemas ecológicos.Além disso, os alunos têm a oportunidade de interagir com os principaispesquisadores de diversos subcampos da ecologia no Brasil e no mundo,conhecendo mais a fundo suas linhas de pesquisa e a aplicação dasferramentas de modelagem matemática e computacional em diferentesabordagens de problemas ecológicos.Na segunda fase, até 16 alunos do curso de verão serão selecionadospara participar de um curso de campo (julho) estruturado de forma aintegrar ecologia teórica e empírica em projetos desenvolvidos emdiferentes biomas brasileiros.Ao final, espera-se que os alunos tenham uma formação científicacompleta e abrangente e estejam aptos a dar continuidade a suaformação científica em programas de doutorado nos principaislaboratórios do mundo, explorando o potencial de inovação da pesquisainterdisciplinar. Nosso objetivo, no longo prazo, é criar uma geraçãoaltamente qualificada de jovens cientistas brasileiros com habilidadesquantitativas para ampliar a compreensão dos sistemas ecológicos.