Os colegiados são órgãos consultivos, deliberativos e fiscalizadores da Unifesp. É necessário entender os seus papéis e as suas composições. Saiba mais a seguir:

Conselhos Centrais

Conselho Universitário (Consu)

Órgão máximo da universidade, é composto por representantes eleitos(as) de cada categoria, bem como membros natos, como o(a) reitor(a), o(a) vice-reitor(a), os(as) pró-reitores(as), os(as) diretores(as) das unidades universitárias e dos campi, entre outros(as). O Consu é responsável por fixar, acompanhar e avaliar as normas e diretrizes gerais da instituição.
Cabe ao egrégio colegiado aprovar a constituição dos campi e das unidades universitárias (e seus respectivos regimentos), além de deliberar sobre a distribuição do corpo docente, sobre as eleições, sobre as mudanças de estatuto, entre outros assuntos. Os encontros ocorrem mensalmente, sempre na segunda quarta-feira (sessões ordinárias), ou quando necessário (sessões extraordinárias, preferencialmente agendadas também às quartas-feiras). Vide artigos 8º-10 do Estatuto e 78 e 79 do Regimento Geral Unifesp.
Para mais informações: https://www.unifesp.br/institucional/reitoria/consu-conselho-universitario

Conselho de Graduação (CG)

Elabora o Plano Pedagógico da universidade, discute e aprova o projeto de cada curso de graduação e avalia a sua execução. Delibera sobre o sistema de ingresso de estudantes, o número de vagas e o turno, bem como aprova o calendário escolar, entre outras atividades.

Conselho de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGPq)

Delibera sobre os currículos dos cursos e dos programas de pós-graduação e aprova novos cursos de pós-graduação. É responsável também pela associação com outras instituições, nacionais e internacionais, por meio de acordos ou convênios acadêmicos.

Conselho de Extensão e Cultura (COEC)

É um espaço de debate e deliberações sobre ações que visam colocar a Unifesp em diálogo com a sociedade de forma sistemática, por meio de programas, projetos, eventos, cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e cultura. Propõe convênios e acordos com instituições públicas ou privadas.

Conselho de Assuntos Estudantis (CAE)

Formula a política de apoio à assistência e à permanência estudantil. Cabe a este Conselho as decisões referentes às políticas que envolvem a alimentação, a saúde, os auxílios, a acessibilidade, a inclusão dos estudantes, entre outros temas. Aprova também os editais voltados aos discentes.

Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD)

É responsável pelas decisões referentes ao funcionamento das áreas meio da Unifesp, tratando do suporte para que a instituição exerça, com eficiência e eficácia, suas atividades fim. Alguns exemplos disso são o planejamento de futuro, a infraestrutura e o orçamento.

Conselho de Gestão com Pessoas (CONPESSOAS)

Decide sobre as políticas de mobilidade, capacitação, regramento para avaliação de estágio probatório, entre outras questões, relacionadas ao dia a dia dos servidores. O conselho promove também a realização de concursos, coordena ações de atenção à saúde do servidor e desenvolve atividades que visem ao estímulo e ao apoio a busca por qualificação e aprendizado profissional e pessoal.

Conselho Curador (CC)

Manifesta-se sobre a proposta orçamentária, sobre a prestação de contas da reitoria, acompanha e fiscaliza as atividades econômicas-financeiras da instituição. O Conselho Curador reúne-se, no mínimo, a cada três meses.

Conselhos da Campus e Congregações de Unidades Universitárias

Responsáveis pela direção, administração e realização das atividades associadas ao ensino, pesquisa e extensão exercidas em cada Campus. O Conselho de Campus delibera as ações administrativas, elabora o regimento interno e acompanha e referenda as atividades da direção acadêmica. Por outro lado, a Congregação de Unidades Universitárias aprova a criação ou extinção dos departamentos, delibera sobre a distribuição de vagas destinadas à Unidade Universitária e propõe a criação dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. As Congregações de Campus são aquelas referentes aos Campi que abarcam apenas uma Unidade Universitária e acumulam as atividades de Conselho da Campus e Congregação de Unidade Universitária.

Comissões Assessoras

Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP)

É a comissão da Unifesp que atua na proposição, orientação e implantação de meios e medidas de promoção e proteção da saúde, de segurança e humanização no trabalho do servidor. Tem como objetivos contribuir para a gestão da saúde e da segurança do servidor promovendo a melhoria da qualidade de vida dos servidores, a melhoria das condições de trabalho, desenvolver ações de prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças ocupacionais e/ou profissionais relacionadas ao trabalho e incentivar a participação dos servidores como corresponsáveis pela saúde e relações no trabalho.

Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD)

Órgão de assessoramento do Consu, que tem como objetivo formular e acompanhar a execução da política de pessoal docente.

Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos TAEs (CIS-PCCTAE)

Cabe a esta comissão acompanhar, fiscalizar e avaliar a implantação do plano de carreira dos técnicos administrativos em educação, auxiliar a área de gestão com pessoas, promover a execução do plano de desenvolvimento de pessoal, entre outras finalidades.