O processo de consulta eleitoral, visando à escolha de Reitor(a) e de Vice-reitor(a) para o mandato 2021-2025, pressupõe ser pautado no comportamento ético dos(as) candidatos(as), bem como no de suas bases de apoio e de toda a comunidade acadêmica.

Esse compromisso é expressão do comprometimento em resguardar a universidade como objetivo maior, como patrimônio público de maior relevância, projetando-a como uma Instituição responsável, competente e academicamente forte, e assegurando que a postura ética e o respeito aos princípios democráticos, a serem adotados no transcurso desse processo, propiciem o fortalecimento institucional.

A importância do processo de consulta eleitoral em que passará a Instituição deve ter como pilar basilar a busca permanente de uma ação democrática e no exercício da cidadania que, sabemos, são inseparáveis da ética.

Nessa perspectiva, a Comissão Organizadora da Consulta (COC) reitera às chapas e a toda comunidade acadêmica ser desejável aos candidatos(as), que durante o período de campanha eleitoral privilegiem esses pressupostos, bem como a observância do regulamento que norteia o processo eleitoral (disponível em: https://eleicoes.unifesp.br/comissao-organizadora-da-consulta/documentos-coc#), operando com responsabilidade política e garantindo que, ao final do processo de consulta, aqueles que forem referendados(as) pela comunidade universitária sejam os artífices da consolidação da universidade pública, gratuita e de qualidade, com apoio do conjunto de servidores(as) e de estudantes.

Por fim, a COC lembra ser de fundamental importância o envolvimento e a participação de toda a comunidade acadêmica no processo eleitoral sucessório para a Reitoria, convidando-os(as) a acompanharem as notícias e informações disponibilizadas nos canais oficiais da Unifesp.

Saudações acadêmicas,

Comissão Organizadora da Consulta (COC)