11.12 resultado simulacao portal

A chapa fictícia 7, formada por Carolina de Jesus (reitora) e Clarice Lispector (vice-reitora), foi a vencedora da votação simulada on-line para reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesp, realizada entre os dias 7 e 11 de dezembro com o objetivo de familiarizar a comunidade universitária com o Sistema Eletrônico de Votação (Plataforma Helios Voting).

Foram 1.421 votos no total, distribuídos entre as três categorias participantes: docentes, técnicos administrativos e discentes. A planilha com o resultado da apuração, que foi acompanhada pela Comissão Eleitoral para a Reitoria (CER) e pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), pode ser conferida aqui. É possível acessar também os vídeos de configuração das urnas da votação simulada e de apuração das urnas.

Confira a classificação final e a divisão dos votos do pleito fictício:

- 1º. Chapa 7: Carolina de Jesus (reitora) e Clarice Lispector (vice-reitora): 759 votos
- 2º. Chapa 9: Ariano Suassuna (reitor) e Maria Firmina dos Reis (vice-reitora): 318 votos
- 3º. Chapa 8: Guimarães Rosa (reitor) e João Cabral de Melo Neto (vice-reitor): 309 votos
- Brancos e nulos: 35 votos

A superintendente de Tecnologia da Informação da Unifesp, Lidiane Cristina da Silva, comemora o sucesso da ação: "O Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU), desenvolvido a partir da plataforma Helios Voting, sempre demonstrou ser seguro, rastreável e com garantias para o sigilo do voto. Ele é utilizado desde 2019 e já realizou 15 processos eleitorais para chefias de departamento, diretorias de campi, diretórios acadêmicos na instituição. A universidade avança na utilização de um sistema já utilizado por várias instituições e demonstra que o uso da tecnologia permite a ampliação da participação da comunidade nos processos eleitorais".

Ainda de acordo com ela, a eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesp tem tamanho de colégios eleitorais de várias cidades do interior de São Paulo, com aproximadamente 24 mil eleitores(as). "A votação on-line ocorre sem a necessidade de se deslocar para praticar seu direito de votar, evitando riscos de se expor à pandemia de covid-19, podendo praticar seu voto de qualquer equipamento conectado à internet utilizando seu usuário e senha da intranet da Unifesp", destaca Lidiane, que liderou o processo juntamente com os servidores da STI Mauricio Amato e Felipe Silveira.

A consulta oficial à comunidade para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da universidade - mandato 2021-2025 está marcada para os dias 16, 17 e 18 de dezembro de 2020. A votação acontecerá de forma virtual pela primeira vez. Mais informações podem ser obtidas aqui.