No último dia 12 de dezembro, a Comissão Organizadora da Consulta (COC) e a Comissão Eleitoral para a Reitoria 2021-2025 (CER) foram notificadas de uma reclamação, encaminhada por meio de mensagem eletrônica assinada pelo Prof. Dr. Luiz Leduino de Salles Neto, candidato a Reitor pela Chapa 3 – “Um novo tempo: descentralizar, democratizar, transformar”, sobre a “Nota de Esclarecimento sobre o Debate de Diadema”, emitida publicamente pela Reitoria da UNIFESP na sexta-feira, 11 de dezembro.
Em relação a esta demanda, as duas Comissões, a partir de deliberações elaboradas em reunião conjunta na segunda-feira, 14 de dezembro, entendem que não cabe à Reitoria, no momento do processo eleitoral, manifestar-se citando frases e dados declarados em debate ocorrido durante a campanha para o processo de consulta, pois isso pode interferir neste processo que se encontra em curso. Solicitamos, assim, que notas desse teor não mais sejam emitidas até o final do pleito.
As Comissões reafirmam que não cabe a elas a avaliação do mérito das questões debatidas, pois devem exercer suas funções de forma independente em relação às diferentes posições em debate.
Por fim, as Comissões reiteram que desde suas composições e início de suas atribuições, atuam com autonomia e independência, zelando pela transparência e ética acadêmica, princípios estes fundamentais para assegurar a lisura do Processo Eleitoral Sucessório da Reitoria da Unifesp 2021-2025.
Saudações acadêmicas,
Comissão Organizadora da Consulta
Comissão Eleitoral para a Reitoria 2021-2025