Ao longo de 2011, alguns professores de universidades públicas e privadas do Pará, do Amapá e de São Paulo lideraram um projeto de digitalização de documentos do Arquivo Público do Pará para facilitar as pesquisas individuais que tinham em curso. Na ocasião, foram fotografados todos os documentos disponíveis, em caixas e códices, que recobriam a primeira metade do século XIX. Tratam-se de dezenas de milhares de documentos, organizados em quase 150 caixas e mais de 700 códices (nem todos estavam disponíveis para digitalização naquele momento e por isso não integram esse acervo).

Na maior parte das vezes, os documentos desse acervo tratam-se de ofícios entre autoridades ou de particulares para autoridades. Mas é possível encontrar outros textos também, como atas de órgãos públicos, processos ou até jornais.

No arquivo que dá acesso a todo esse acervo, encontram-se também a lista dos códices e caixas disponíveis e a sua localização no arquivo. Infelizmente, essa catalogação (que vem do Arquivo do Pará) é bastante genérica, indicando apenas o recorte cronológico dos documentos, os remetentes e destinatários. Essa catalogação genérica do acervo é a maior dificuldade para trabalhar com esses documentos.

Ao longo dos últimos anos, o arquivo digital desse acervo tem sido a base de muitas pesquisas desenvolvidas na UNIFESP. Além de artigos escritos por este curador, esse acervo também serviu de base para cinco iniciações científicas, além de dois mestrados em curso.

 

Como Acessar:

Utilizando os computadores do LICH, acesse na rede interna (o link estará na área de trabalho) a pasta Acervos com Curadoria e em seguida Documentos do Grão-Pará (1800-1850)