A CVML/Unifesp foi formada em 2013 e, desde os começos dos seus trabalhos, formalizou Acordo de Cooperação com a Comissão Nacional da Verdade (CNV) cujos trabalhos estavam sediados no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Este Acordo, além de permitir incluir no Relatório final da CNV a história do primeiro Reitor deposto pela Ditadura após o Golpe, Marcos Lindenberg (1901-1979), então Reitor da primeira Universidade Federal de São Paulo, chamada à época de UFSP, e fechada pela Ditadura, viabilizou a elaboração de cópias do fundo SNI do AN/RJ para leitura e trabalhos na Unifesp.
    É exatamente o conjunto de cópias feitas no âmbito deste Acordo que a CVML disponibiliza para consulta pública a partir do Laboratório de Iniciação Científica do departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (LICH/Unifesp). Trata-se de documentação produzida pelos órgãos de repressão, seja pelo próprio SNI ou pelos outros órgãos que para ele mandavam os resultados das suas investigações e depoimentos recolhidos. Optou-se por manter a numeração dos microfilmes, aqui recolhidos na forma PDF, de modo que possam ser feitas pesquisas complementares no AN/RJ. Ressaltamos que não se trata de todo o Fundo SNI do AN/RJ, mas de conjuntos documentais relacionados com a história da Escola Paulista de Medicina durante a Ditadura Militar. Cabe observar que os processos aqui agora disponibilizados, no entanto, tratam de muitas das organizações de oposição à Ditadura, já que alunos, professores e técnicos militavam em instituições e organizações nacionais.
    A CVML/Unifesp agradece ao LICH/Unifesp a oportunidade de disponibilizar tal documentação e deseja a todos boa pesquisa.
Saudações democráticas,
Comissão da Verdade Marcos Lindenberg da Unifesp.

Como Acessar:

Utilizando os computadores do LICH, acesse na rede interna (o link estará na área de trabalho) a pasta Acervos com Curadoria e em seguida SNI Arquivo Nacional Rio de Janeiro