Dia 26/03 é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia.
A Epilepsia é uma alteração reversível e temporária do nosso cérebro. No momento da crise, por alguns segundos ou até minutos, são emitidos sinais de forma incorreta por parte do cérebro, podendo atingir um dos hemisférios cerebrais ou os dois. De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 1% e 2% da população mundial são afetadas pela Epilepsia. Por ser uma doença pouco compreendida e repleta de preconceitos, no dia 26 de março é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia, sendo intitulado o Dia Roxo.
As suas causas podem ser ambientais e/ou genéticas. As ambientais podem ser por traumas, infecções, neoplasia, malformação vascular, malformação congênita, uso excessivo de álcool e/ou drogas, tumores e outras doenças neurológicas. Por outro lado, as causas genéticas estão associadas a alterações nas sequências do DNA. Existem muitos fatores genéticos que influenciam no fenótipo da Epilepsia, desde mutações, que são alterações raramente encontradas na população, até polimorfismos, que são alterações na sequência do DNA que estão amplamente distribuídas na população.
Os sintomas podem ser crises de ausência, em que a pessoa fica paralisada por alguns instantes, e crises parciais simples ou complexas. Nas crises parciais simples, o paciente sente sensações de distorções de percepções ou movimentos descontrolados de determinada área do corpo. Por outro lado, nas crises parciais complexas, além dos sintomas das crises simples, há perda da consciência.
O diagnóstico é feito através de exames como eletroencefalograma (EEG) e de neuroimagem (tomografia e ressonância magnética). Para a investigação genética, é recomendado consultar um médico geneticista. O diagnóstico precoce é importante para o tratamento apropriado para o paciente.
Serviços relacionados à Epilespsia:
- Ambulatório de Epilepsia Unifesp - Disciplina de Neurologia Clínica
https://www.neurounifesp.com.br/unidades-academicas/ambulatorio-de-neuro-epilepsia/
Sites relacionados à Epilepsia:
- Liga Brasileira de Epilespsia:
https://epilepsia.org.br/o-que-e-epilepsia/
- Associação Brasileira de Epilepsia: