Agits implementa novas formas de comunicação e de registro para as inovações tecnológicas, sociais e em políticas públicas

A Agência de Inovação Tecnológica e Social da Universidade Federal de São Paulo (Agits/Unifesp) está de cara nova! Isso reforça a visão estratégica e o comprometimento com a promoção da inovação em seu aspecto diverso transversal. Além de proporcionar meios educacionais e tecnológicos em inovação no Brasil, a Agits atua como uma rede conectando as diferentes instâncias da Unifesp.

O portal site da Agits atua como um catalisador, reunindo todas as informações institucionais, registros e iniciativas da agência. Dentro do portal, o conectagits funciona como um hub de inovação promovendo um ponto de contato entre inventores, serviços, empresas e a Universidade. Já o educagits é a área para a disseminação do conhecimento sobre empreendedorismo, inovação tecnológica, impactos, propriedade intelectual e temas correlatos.

Na Agits são priorizadas ações integradas de capacitação em gestão da inovação, transferência de tecnologia, propriedade intelectual, e estímulo ao empreendedorismo acadêmico. Em 2021 a agência promoveu o evento Conceito de TRL e foi responsável pela implementação da banca social no Congresso Acadêmico da Unifesp. A agência apoia iniciativas inovadoras, eventos dos diversos campi da Unifesp e além muros. Para evidenciar os valores, ética e profissionalismo, a Agits criou o manual de uso da marca com um formulário para facilitar o fluxo das ações apoiadas pela agência.

A resolução normativa 170 destaca o papel da Agits no firmamento de acordos e parcerias, facilitando assim o estabelecimento de colaborações formais. Através disso, a agência fomenta as relações com a sociedade em geral, facilitando a transferência do conhecimento produzido e solucionando problemas do mundo real. Diretrizes mais dinâmicas garantem maior porosidade entre Universidade e Sociedade, que se traduz na participação estratégica do desenvolvimento regional e colaboração com o setor produtivo. O edital lançado em março de 2021 atraiu organizações com interesse no desenvolvimento inovativo em diversas áreas.

A gestão dos processos de inovação da Agits inclui 25 patentes concedidas desde 2015 e 36 registros de patente, software e proteção de marca em andamento. Atualmente, a agência está desenvolvendo novos parâmetros para análise de propostas, com a perspectiva de ampliar as formas de registros concedidos, em especial de registro aberto e com poder de impacto social definido. Confira aqui outras opções de registro.

“Nossa direção rumo à inovação deve ser entendida em amplo sentido, sendo utilizada por muitos atores na sociedade. E a partir daí, produzindo um valor que pode ser percebido além da geração de impostos e sua redistribuição, e não somente ‘nota fiscal’.” Paulo Schor, atual diretor da Agits. O diretor ainda destaca que “as inovações sociais e em políticas públicas, bem como as tecnológicas, podem seguir vários caminhos para registro, sendo esse um ponto fundamental para seu uso. Daí vem o mostruário de inovações com efetivo impacto inovador”.