A Biblioteca do Campus São Paulo tem sua fundação em 1936, associada à criação da Escola Paulista de Medicina.

Linha do tempo 2018

1936-37 - Foi estabelecida a primeira Biblioteca da Escola Paulista de Medicina, no prédio da Rua Botucatu, 744.

1961- A biblioteca da Escola Paulista de Medicina foi transferida para a Rua Botucatu 862.

1967 - A BIREME (Biblioteca Regional de Medicina) foi criada mediante um convênio entre a OPAS e o Governo do Brasil, representado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e a Escola Paulista de Medicina. É um centro dirigido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que, por sua vez, é o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o continente americano. 

1987 - O nome BIREME foi mudado para Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que melhor reflete seus objetivos e funções. A sigla BIREME permaneceu em uso. 

1989 – Criada a BIBLAC (Biblioteca Acadêmica), fusão da Biblioteca de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina com a biblioteca de livros da BIREME, com a finalidade de dar atendimento aos graduandos da Escola Paulista de Medicina nas coleções de livros e teses, complementando os serviços oferecidos pela BIREME na coleção de revistas. 

1994 - Escola Paulista de Medicina foi transformada em Universidade Federal de São Paulo. 

2000 - A Biblioteca Central, no dia 18 de abril,  foi institucionalizada com a fusão dos serviços locais da BIREME com a BIBLAC num espaço único, após uma grande reforma da estrutura física do espaço com o apoio da FAPESP, para integrar os serviços oferecidos à comunidade científica. Com essa fusão a Biblioteca Central presta atendimento à comunidade local e a Bireme em âmbito nacional e internacional.

2013 - Criada a CRBU - Coordenadoria da Rede de Bibliotecas UNIFESP.

2014 - Alteração do nome para Biblioteca Campus São Paulo.