No dia 2 de fevereiro de 2011, foi inaugurada no subsolo da nossa biblioteca a primeira sala inclusiva da universidade. Fruto do projeto Incluir do Governo Federal, a aquisição de equipamentos foi possível graças a ação do NAI/Unifesp (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão).

SalaInclusiva1

O projeto desenvolvido no NAI/Unifesp contou com várias frentes e, no âmbito da Biblioteca, após pesquisa realizada, optou-se pela aquisição de equipamentos modernos que compõem a sala inclusiva. Foram adquiridos dois microcomputadores com teclado em braille, dois scanners leitores (que escaneiam e simultaneamente leem o documento apresentado na tela do computador), uma lupa eletrônica com monitor de vídeo, réguas de leitura e dois fones de ouvido.

SalaInclusiva2

A sala está disponível a toda comunidade, promovendo acesso digital e inclusão social. Para tal finalidade, a Biblioteca também possui rampa de acesso conforme normas da ABNT, banheiro para deficientes e elevador, o que promove maior independência  aos usuários portadores de deficiência locomotora.

* Texto de Djair Rodrigues de Souza, bibliotecário e fotos de Marcus Vinicius Garret Chiado