Mauricio dos Santos Palazzuoli, Ângela Tavares Paes, Andréa Slemian, Mauricio dos Santos Palazzuoli, Ângela Tavares Paes, Andréa Slemian. Colaboradores: Alexsandro Cardoso Carvalho, Andreia do Carmo.
Árvore da produção acadêmica da Pós-Graduação da UNIFESP (até o ano de 2019)
As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais são centros de ensino e de pesquisa que tem como um dos seus papéis prioritários formar e congregar profissionais que gerem conhecimento em cada uma de suas áreas. Esse conhecimento gerado na forma de publicações em periódicos, livros e patentes movimentam a comunidade científica e pautam os caminhos das pesquisas e das suas principais áreas de concentração. No Brasil das últimas duas décadas ao menos, observou-se uma expansão do sistema universitário e da pesquisa produzida, da qual a UNIFESP, após seu processo de expansão iniciado em 2015, é um dos exemplos mais expressivos. O presente trabalho tem como objetivo mapear a produção acadêmica da UNIFESP por meio do levantamento e análise lexicométrica da produção (que concebemos aqui como “árvore”), indicando suas principais áreas de concentração e contato. Diante do volume ininteligível de dados e informações disponíveis, faz-se necessário o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para extrair, transformar e analisar esses dados, também para gerar visualizações desse corpus textual expondo as relações entre as diversas origens do conhecimento. Desenhar esse mapa de maneira visualmente atraente, inteligível e significativa, para fins de divulgação dos produtos entregues à sociedade também foi um de nossos objetivos. Para tanto desenvolvemos uma metodologia que apresentaremos circunstanciadamente.As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais são centros de ensino e de pesquisa que tem como um dos seus papéis prioritários formar e congregar profissionais que gerem conhecimento em cada uma de suas áreas. Esse conhecimento gerado na forma de publicações em periódicos, livros e patentes movimentam a comunidade científica e pautam os caminhos das pesquisas e das suas principais áreas de concentração. No Brasil das últimas duas décadas ao menos, observou-se uma expansão do sistema universitário e da pesquisa produzida, da qual a UNIFESP, após seu processo de expansão iniciado em 2015, é um dos exemplos mais expressivos. O presente trabalho tem como objetivo mapear a produção acadêmica da UNIFESP por meio do levantamento e análise lexicométrica da produção (que concebemos aqui como “árvore”), indicando suas principais áreas de concentração e contato. Diante do volume ininteligível de dados e informações disponíveis, faz-se necessário o uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para extrair, transformar e analisar esses dados, também para gerar visualizações desse corpus textual expondo as relações entre as diversas origens do conhecimento. Desenhar esse mapa de maneira visualmente atraente, inteligível e significativa, para fins de divulgação dos produtos entregues à sociedade também foi um de nossos objetivos. Para tanto desenvolvemos uma metodologia que apresentaremos circunstanciadamente.Palavras chave: lexicometria; cientometria; pós-graduação; TIC; IES