O Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) apresenta uma estrutura multidisciplinar abrangendo inúmeras linhas de pesquisas distribuídas em 11 Programas de Pós-Graduação (PPGs). Destes, 3 PPGs são categorizados como Interunidades, um deles sediado no ICAQF e outros dois no Instituto de Ciência e Tecnologia do campus da Unifesp de São José dos Campos.
Os PPGs vinculados ao ICAQF estão assim distribuídos:
- Análise Ambiental Integrada (AAI) - Interunidades
- Biologia Química (BQ)
- Biotecnologia (Biotec) - Interunidades
- Ciências Farmacêuticas (CF)
- Ecologia e Evolução (EE)
- Engenharia e Ciências de Materiais (ECM) - Interunidades
- Engenharia Química (EQ)
- Ensino de Ciências e Matemática (PECMA)
- Física (Fís)
- Mestrado Profissional em Matemática - (Profmat)
- Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (Q-CTS)
Dos 260 docentes filiados ao ICAQF, cerca de 140 estão credenciados em ao menos um dos 11 PPGs no campus Diadema, contando com um universo de cerca de 400 pós-graduandos. O ICAQF possui mais de 47 grupos de pesquisas credenciados no Diretório de Grupos de Pesquisa - Plataforma Lattes – CNPq. A produtividade científica do ICAQF tem alcançado índices que superam a marca de mais de 325 artigos publicados no último quinquênio (desconsiderado o ano de 2024), além de dissertações, teses, patentes depositadas, livros e capítulos de livros publicados.
Em uma consulta interna, foram identificados inúmeras linhas de pesquisas específicas, corroborando a complexidade do que é desenvolvido no ICAQF. OBS: Caso você ainda não tenha se localizado em algum dos 5 eixos, ou gostaria de efetuar alguma atualização de sua identificação com os eixos, por favor, preencha seus dados clicando aqui. As linhas de pesquisas estão distribuídas em 5 grandes eixos de pesquisa:
Os eixos temáticos conduzidos no ICAQF, que resumem as linhas de pesquisas estão destacadas a seguir:
EIXO 1. Ensino e Educação em Ciência
Organizadores(as): Profa. Dra. Verilda Speridião Kluth e Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni
A expressão Ensino e Educação em Ciência designa a interação entre Educação e Ciência, enquanto modo rigoroso de construir conhecimento. Ela é de fundamental importância tanto para desenvolvimento do humano, que ocorre na transmissão de conhecimento instituído e em construção, como também na formação da pessoa e do profissional moldando valores e atitudes que não só contribuem para com a realização de projetos individuais como também suscitam projetos coletivos em prol de uma sociedade justa, equitativa, inclusiva, fatores essência para o desenvolvimento de um País. No campus Diadema, esse eixo temático abrange desafios, estratégias, pesquisa científica nas seguintes áreas:
- Ensino e Educação em Ciências da Natureza: ensino-aprendizagem; formação de professores; história da educação em ciências da Natureza; fundamentos educacionais em ciências da Natureza; dimensões de aplicabilidade das ciências da Natureza, dimensões histórico-filosófica, etc. (por ciências da Natureza entende-se biologia; química; física, ciências ambientais e interfaces).
- Ensino e Educação Matemática: ensino-
aprendizagem; formação de professores; história da educação Matemática; fundamentos e teorias da educação matemática; dimensões histórico-filosófico- científicas, dimensões de aplicabilidade da Matemática instituída e em desenvolvimento e suas interfaces com tecnologias, etc. - Fundamentos Educacionais: dimensões históricas da Educação, dimensões sociais da educação; dimensões filosóficas da educação; dimensões psicológicas, dimensões da formação de professores, etc.
Conheça os(as) pesquisadores(as) associados(as) ao Eixo 1
EIXO 2. Sistema Terra e Sustentabilidade
Organizadores(as): Prof. Dr. Fábio Sarubbi Raposo do Amaral e Profa. Dra. Rosangela Calado da Costa
O Sistema Terra engloba os subsistemas constituintes do planeta, como atmosfera, geosfera, biosfera e antroposfera, os quais se caracterizam pela complexidade, em um contexto de transformações ambientais globais. Essas diferentes esferas, com seus fluxos e processos, a organização espacial e a evolução temporal de seus elementos constituintes são estudadas a partir de diversos campos de conhecimento, como geologia, climatologia, oceanografia, ecologia, evolução e ciências humanas. Assim, dentro deste eixo temático, por exemplo, encontram-se pesquisas direcionadas a entender como ocorrem processos geológicos ao longo do tempo e como estes podem se relacionar às mudanças climáticas em curso, bem como os impactos desses processos sobre os ecossistemas terrestres e aquáticos, a biodiversidade e as sociedades humanas e, por sua vez, as respostas e a influência desses elementos constituintes sobre o sistema terrestre. Conhecer esses elementos constituintes, processos característicos e interações é fundamental para aumentar a compreensão sobre o provimento de serviços ecossistêmicos. Os serviços ecossistêmicos correspondem a um aspecto crítico, na medida em que se relacionam à manutenção dos ciclos biogeoquímicos, cujas estabilidade e regularidade têm fornecido a base material na qual se sustenta a vida humana e de outros seres vivos. Em vista disso, o vínculo entre os diversos subsistemas do Sistema Terra e a sustentabilidade mostra-se intrínseco e crucial para o bem-estar das gerações presentes e futuras, o que remete à urgência da sustentabilidade. A sustentabilidade busca garantir que as necessidades das gerações atuais sejam atendidas sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Isso envolve a adoção de práticas e políticas que promovam o uso responsável dos recursos naturais e de tecnologias limpas e mais eficientes; a proteção da biodiversidade; a educação ambiental; a conservação e a recuperação ambiental, o aprimoramento das formas de controle ambiental, entre outras medidas, de modo a reduzir os impactos e a degradação ambientais. Esses são passos fundamentais para alcançar um equilíbrio mais sustentável entre as atividades humanas e os sistemas naturais, garantindo um planeta habitável para todos. No campus Diadema, esse eixo temático abrange desafios, estratégias, pesquisa científica nas seguintes áreas:
- Ambientalismo
- Avaliação de Impactos Ambientais
- Biodiversidade: pesquisa básica e aplicada
- Botânica: pesquisa básica e aplicada
- Ciências Atmosféricas
- Ciência do solo
- Conservação Ambiental
- Direito Ambiental
- Ecologias
- Educação Ambiental
- Geologia
- Geomorfologia
- Geoprocessamento e sensoriamento remoto
- Geoquímica
- Gestão Ambiental
- Mudanças climáticas
- Oceanografia
- Paleontologia
- Políticas públicas ambientais
- Poluição (atmosférica, do solo e das águas)
- Química Ambiental
- Recursos hídricos
- Recuperação e Remediação Ambiental
- Sustentabilidade
- Tecnologias de controle ambiental
- Zoologia: pesquisa básica e aplicada
Conheça os(as) pesquisadores(as) associados(as) ao Eixo 2
EIXO 3. Estudos dos Processos de Saúde e Doença
Organizadores(as): Profa. Dra. Suzete Maria Cerutti e Prof. Dr. João Paulo dos Santos Fernandes
Definição: A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, além da ausência de doença ou enfermidade. Neste contexto, há necessidade de se compreender os determinantes biológicos, sociais e ambientais da saúde e das doenças envolvendo os processos e mecanismos moleculares, celulares e sistêmicos dos organismos vivos, além de estudos envolvendo seres humanos. Com isso, pesquisas nos diferentes níveis de complexidade envolvem ciências básicas como bioquímica, genética e epigenética, fisiologia, farmacologia, patologia, microbiologia, e as análises de seus indicadores do ponto de vista experimental e clínico, incluindo ferramentas de biotecnologia, química, psicologia, saúde pública e de inteligência artificial, são temas de interesse deste eixo. A interação entre as diversas áreas poderá contribuir para a compreensão dos fenômenos associados à perda da saúde e para a identificação, desenvolvimento e inovação de novos produtos ou moléculas (terapias) envolvida na promoção e manutenção da saúde, e a avaliação da influência do ambiente no bem-estar físico e mental. Com isso, desenvolvimento de opções terapêuticas mais seguras e eficazes na promoção da saúde integral e melhora da qualidade de vida das pessoas. No campus Diadema, esse eixo temático abrange desafios, estratégias, pesquisa científica nas seguintes áreas:
- Análises Clínicas e Biomarcadores
- Biologia Celular e Molecular
- Bioquímica experimental e clínica
- Biotecnologia
- Epidemiologia e Saúde Baseada em Evidências
- Farmacologia e toxicologia
- Fisiologia experimental e clínica
- Fitoterapia e Etnofarmacologia
- Genética e Epigenética
- Genética humana e médica
- Imunologia experimental e clínica
- Modelos de Biomembranas
- Modelos de Inteligência Artifical para Diagnóstico e Prognóstico de Doenças
- Microbiologia experimental e clínica
- Nutrição e Alimentos Funcionais
- Parasitologia experimental e clínica
- Patologia experimental e clínica
- Pesquisa Clínica
- Planejamento, Síntese e Descoberta de Substâncias Bioativas
- Saúde e Meio Ambiente
- Saúde pública
- Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos
Conheça os(as) pesquisadores(as) associados(as) ao Eixo 3
EIXO 4. Ciências Fundamentais: teoria, desenvolvimento e caracterização
Organizadores(as): e Profa. Dra. Lilia Coronato Courrol e Profa. Dra. Erica Aparecida Souza Silva
As ciências e materiais desempenham um papel fundamental no avanço tecnológico e na compreensão do mundo que nos cerca. A interseção entre esses dois campos é vasta e abrange desde a investigação de propriedades físicas e químicas dos materiais até a criação de novos materiais com propriedades específicas para diversas aplicações. Através de experimentos, modelagem computacional e análises detalhadas, os cientistas buscam compreender o universo e suas leis. Além disso, desenvolver materiais mais eficientes, sustentáveis e inovadores, que possam revolucionar setores como física, química, eletrônica, medicina, energia e transporte. A contínua pesquisa e desenvolvimento nesse campo impulsionam o progresso tecnológico e econômico, ao mesmo tempo em que promovem soluções para desafios globais, como a busca por materiais mais leves, duráveis e ecologicamente corretos. No campus Diadema, esse eixo temático abrange desafios, estratégias, pesquisa científica nas seguintes áreas:
- Astrofísica e Física Fundamental
- Astronomia
- Bioanalítica
- Bioinorgânica
- Ciência dos Materiais
- Desenvolvimento de metodologias de síntese química
- Engenharia de Processos
- Física de Partículas Elementares
- Inteligência Artificial
- Métodos Analíticos e Instrumentação
- Microfabricação
Conheça os(as) pesquisadores(as) associados(as) ao Eixo 4
EIXO 5. Inovação & Desenvolvimento Tecnológico
Organizadores(as): Profa. Dra. Fabiana Perrechil Bonsanto, Profa. Dra. Laura Plazas Tovar e Profa. Dra. Lúcia Codognoto.
A convergência de campos de estudo multidisciplinar, da engenharia de processos e da nanotecnologia está a moldar os avanços tecnológicos em diversas áreas industriais. O poder preditivo e as capacidades de otimização complementam as novas propriedades dos nanomateriais e avanços tecnológicos dos processos, levando a uma melhor distribuição de substâncias bioativas, melhor qualidade dos produtos, dos processos e operação industrial. A sinergia entre esses campos multidisciplinares é promissor para inovações em várias disciplinas científicas e aplicações práticas. No campus Diadema, esse eixo temático abrange desafios, estratégias, pesquisa científica nas seguintes áreas:
- Biorrefinaria
- Biotecnologia
- Desenvolvimento de sensores e biossensores
- Desenvolvimento e validação de métodos analíticos
- Engenharia de processos, bioprocessos e produtos
- Gestão da Inovação
- Gestão de projetos de P&D
- Inovação e Competitividade
- Nanotecnologia
- Preparação, recuperação e purificação de substâncias bioativas
- Síntese de materiais funcionais
- Tecnologia em química verde
- Tecnologia de alimentos
- Tecnologia química
Conheça os(as) pesquisadores(as) associados(as) ao Eixo 5