Equipamento multiusuário: Citômetro de Fluxo

Responsável pelo equipamento: Profa. Dra. Carolina Marcantonio Ferreira

Comitê gestor: Profa Caroline Marcantonio Ferreira, Profa Patrícia Xander

Local de instalação: Núcleo de Genômica e Proteômica (NUGEP) localizado no Instituto de Ciências Ambientais Químicas e Farmacêuticas, UNIFESP.

Citômetro de Fluxo: BD FACS Symphony A1 Cell Analyzer

Plano de gestão de uso

Considerando que o citômetro de fluxo BD Symphony A1 será alocado no NUGEP da UNIFESP campus Diadema e foi concedido no projeto Jovem Pesquisador 2 (Processo 2021/06751-4) como equipamento multiusuário e ficará disponível para uso da comunidade técnico-científica, o comitê gestor estabelece as seguintes regras para sua utilização:

1º – O citômetro de fluxo FACS BD Symphony está disponível para uso de todos os pesquisadores, desta e de outras Instituições do Estado de São Paulo, que desejarem realizar experimentos com este equipamento. Pesquisadores de outros Estados poderão utilizar uma vez estabelecida colaboração.

a) Os interessados na utilização do citômetro de fluxo deverão realizar agendamento prévio pelo link https://www.capgpq.diadema.unifesp.br/pesquisa/infraestrutura#equipamentos-e-agenda

b) O equipamento será utilizado de acordo com a ordem cronológica das reservas efetuadas.

c) A operação do equipamento será realizada apenas por pessoal treinado e indicado pela Profa Dra Carolina Marcatonio Ferreira, acompanhado pelo interessado, ou seu aluno ou técnico.

d) O interessado deverá providenciar a metodologia completa de análise, bem como o preparo das amostras, os tampões e outras soluções necessárias para a análise.

2º – O citômetro de fluxo BD FACS Symphony está disponível para uso da comunidade técnico-científica externa ao campus Diadema.

a) As regras de utilização do citômetro de fluxo BD FACS Symphony pelo público externo seguirão às descritas nos itens a, b, c e d do parágrafo 1º.

3º – O uso do citômetro de fluxo BD FACS Symphony será divulgado na página da UNIFESP campus Diadema, para conhecimento do público externo.

5º – O responsável direto pela manutenção do citômetro de fluxo BD FACS Symphony será o fiel depositário do equipamento. Eventuais reparos poderão ser delegados pelo fiel depositário a professores colaboradores após concordância de ambas as partes.

6º - Este equipamento foi concedido para uso em pesquisa científica sem viés comercial. O uso para fins comerciais ou potencialmente comerciais deve ser autorizado pela FAPESP e haverá custos para uso do equipamento.

Descrição Citômetro de Fluxo BD FACSymphony A1

É um analisador de células equipado com 4 lasers de alta potência.  É constituído dos lasers: Azul - 488nm; Vermelho - 637nm; Yellow-Green - 561nm; e Violeta - 405nm, todos com potências de trabalho ajustáveis pelo usuário por meio de software. Capacidade analítica: 19 parâmetros simultâneos, sendo 14 fluorescências (configuração 2B/3R/5YG/6V) e 3 dispersões geradas pelo laser azul: FSC e SSC. Inclui também a opção BD® Small Particle Detector (SPD) - canal dedicado para detectar partículas de até 90nm de tamanho, incluindo vesículas extracelulares, de forma que não há substituição ou perda de um canal de fluorescência para a detecção dessas partículas, mantendo, assim, a capacidade máxima do sistema óptico do equipamento, com todos os seus canais disponíveis para aquisição e análise.

Modo de Operação

O modo de operação está descrito no link abaixo: