Plano para gestão e compartilhamento de uso do equipamento multiusuário PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 – Real-Time PCR System, BioRad - Universidade Federal de São Paulo-Campus Diadema

Este documento contempla o plano de gestão e compartilhamento de uso do equipamento multiusuário PCR em tempo real modelo CFX Opus 384

– Real-Time PCR System, BioRad que permite a análise simultânea de até 4 genes. O equipamento será alocado no Instituto de Ciências Ambientais, Química e Farmacêuticas (ICAQF/UNIFESP) no Prédio José de Filippi, primeiro andar, laboratório 29. O equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 BioRad foi concedido em modalidade Multiusuário vinculado projeto Jovem Pesquisador 1 (Processo 2017/26651-9). O uso do equipamento será administrado por um comitê gestor. A avaliação da gestão e do uso do equipamento será feita pelo comitê de usuários.

1.  Comitê Gestor

• Dra Maria Nathália de Carvalho Magalhães Moraes Figueira Borges – Departamento de Ciências Biológicas ICAQF/UNIFESP
  • Dra. Caroline Serrano do Nascimento. Departamento de Ciências Biológicas ICAQF/UNIFESP

2.  Comitê de Usuários

• Dra. Luciana Chagas Caperuto - Departamento de Ciências Biológicas ICAQF/UNIFESP
  • Dra. Fabíola Freitas de Paula Lopes - Departamento de Ciências Biológicas ICAQF/UNIFESP
  • Dr. Renato Barboza - Departamento de Ciências Biológicas ICAQF/UNIFESP

3.  Apoio Institucional

A instituição apoiará com o provimento de espaço físico de laboratório para o equipamento, insumos básicos como luz, água, manutenção de sistema de ar-condicionado e a disponibilização um técnico para a operação do equipamento.

4.  Condições de utilização e normas de acesso

A utilização do equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 será realizada pelo preenchimento de um formulário eletrônico e avaliação do comitê gestor, que comunicará sobre a viabilidade e opções de agendamento.

5.  Visibilidade para acesso ao equipamento

O equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 BioRad será cadastrado na página de Pós-graduação e Pesquisa Unifesp-Diadema, onde consta a lista de equipamentos disponíveis na instituição, normas de uso e formulário de agendamento.

6.  Plano de gestão de uso

O equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 BioRad será alocado no Laboratório 29 da Unidade José de Filippi da Unifesp campus Diadema, e ficará disponível para uso da comunidade técnico-científica, conforme normas estabelecidas pelo comitê gestor para sua utilização:

1º – O equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 está disponível para uso de todos os pesquisadores, desta e de outras Instituições do Estado de São Paulo, que desejarem realizar experimentos com este equipamento. Pesquisadores de outros Estados poderão utilizar uma vez estabelecida colaboração.

• O equipamento será utilizado de acordo com a ordem cronológica das reservas efetuadas.
  • A operação do equipamento será realizada apenas por pessoal treinado e indicado pela Profa Dra Maria Nathália de C. M. Moraes F. Borges.

Somente poderão utilizar o PCR em tempo real, sem o acompanhamento de um técnico responsável, o usuário que comprovar sua experiência

no uso do equipamento. Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante o uso deverá notificar o responsável imediatamente.

• O interessado deverá providenciar o preparo das amostras e utilizar soluções e placa compatíveis com o equipamento.
  • A análise dos resultados deverá ser realizada pelo pesquisador interessado no uso do equipamento utilizando software de preferência.
  • Os arquivos gerados são de responsabilidade do usuário. Cada usuário terá um diretório no disco rígido para arquivamento temporário. Os

arquivos poderão ser removidos apenas com o uso de CD e/ou DVD. Fica proibido o uso de pendrive para remoção dos arquivos.

• Experimentos com atrasos superiores a uma hora, que possam comprometer o horário subsequente reservado por outro usuário, são cancelados e podem ser agendados novamente de acordo com a disponibilidade de horários.

2º – O uso do equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 BioRad será divulgado na página da UNIFESP campus Diadema, para conhecimento do público externo

3º – O responsável direto pela manutenção do equipamento PCR em tempo real modelo CFX Opus 384 será o fiel depositário do equipamento. Eventuais reparos poderão ser delegados pelo fiel depositário a professores colaboradores após concordância de ambas as partes.

4º - Este equipamento foi concedido para uso em pesquisa científica sem viés comercial. O uso para fins comerciais ou potencialmente comerciais deve ser comunicado e autorizado pela FAPESP podendo haver custos para uso do equipamento.

5º - Os usuários que utilizarem o equipamento PCR em tempo real CFX Opus 384 deverão fazer agradecimento a FAPESP mencionando o número de Processo correspondente ao auxílio EMU em publicações de trabalhos (artigos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, etc.). Solicitamos que os usuários nos envie uma cópia do trabalho publicado em revista ou anais de congresso na íntegra. No caso de teses e dissertações, xerox da capa interna e agradecimentos.

Descrição do equipamento de PCR em tempo real CFX Opus 384

O Sistema de PCR em tempo real CFX Opus é um sistema de PCR em tempo real que contém um módulo de reação ótico integrado de 384 poços. Sistema de detecção de 5 fotodiodos filtrados que permite a análise simultânea de até 4 alvos por poço (corrida multiplex).

Modo de Operação

Informações técnicas do equipamento podem ser obtidas no link abaixo: https://www.bio-rad.com/sites/default/files/2021-08/10000135638.pdf