REGRAS GERAIS

  1.  Os usuários deverão verificar a disponibilidade e agendar o equipamento pelo website: https://www.capgpq.diadema.unifesp.br/pesquisa/infraestrutura#equipamentos-e-agenda. É necessário aguardar a liberação do agendamento pelo responsável técnico (e/ou docente responsável) do equipamento.
  2.  O agendamento apenas poderá ser realizado usando o “usuário” e “senha” da Intranet. Para pesquisadores externos à UNIFESP, entre em contato com o docente responsável pelo equipamento para eventual liberação de uso e acesso. Fluxo previsto no link: https://www.capgpq.diadema.unifesp.br/pesquisa/infraestrutura#equipamentos-e-agenda.
  3.  Caso o agendamento liberado e confirmado pelo técnico necessite ser cancelado por algum motivo de força maior (por exemplo: desligamento de energia, manutenção preventiva, etc.) as análises canceladas deverão ser realocadas nas próximas duas semanas subsequentes, de modo a não prejudicar o usuário.
  4.  O usuário fará o cadastro da amostra, identificando sua composição química e condições da análise no campo “DESCRIÇÃO”, via sistema eletrônico de agendamento. O microscópio eletrônico de varredura que será instalado no ICAQF permite a aquisição de imagens com boa qualidade e com resolução até em torno 1,5 nm, análise com detector de elétrons secundários e retroespalhados, EDS e STEM e determinação de distribuição de tamanho de partícula.
  5. Independente da demanda do pesquisador, o equipamento somente poderá ser utilizado por no máximo 02 dias/semana (quatro turnos) pelo mesmo pesquisador/responsável e seus orientados. Após esse período, se existirem amostras não analisadas, novos agendamentos deverão ser solicitados para datas subsequentes. Casos emergenciais poderão ser verificados, excepcionalmente, pelos responsáveis.
  6.  O pesquisador deverá obter suas imagens utilizando o computador que fica na parte externa da sala principal do MEV. Fica terminantemente proibida a coleta de imagens a partir do computador que comanda o equipamento. Apenas dispositivos de armazenamento de dados (pendrive ou similares) completamente “vazios” poderão ser utilizados para a retirada das imagens.
  7.  Amostras deixadas no Laboratório de Microscopia pelo pesquisador/responsável serão descartadas a partir de 30 dias da realização das imagens.
  8.  As imagens ficarão armazenadas no computador do microscópio em pasta específica por até 1 ano da data de sua coleta, após esse período a pasta poderá ser eliminada a qualquer momento, ficando sob responsabilidade dos usuários eventuais prejuízos acadêmicos-científicos.

CONSUMÍVEIS QUE O USUÁRIO DEVE PROVIDENCIAR (se necessário)

I – Fita de carbono.

II – Material para o recobrimento de amostras, se necessário.

III – Luvas sem talco.


AGRADECIMENTO À CENTRAL ANALÍTICA

Os usuários que utilizarem os equipamentos multiusuários deverão fazer o agradecimento à central analítica nos trabalhos (artigos, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, etc.) produzidos a partir dessas medidas, bem como citar o número do Proc. FAPESP xxxx/xxxx que financiou o equipamento.


 RESPONSABILIDADES

  • Os usuários não devem efetuar o agendamento sem ler as regras de uso do equipamento.
  • Os usuários externos deverão preencher um termo de reponsabilidade disponibilizado no website.
  • Os usuários externos deverão ser auxiliados por um técnico responsável durante a medida.
  • Caso o usuário perceba alguma alteração no equipamento durante a medida, ele deverá notificar o responsável imediatamente.
  • Quando solicitado, os usuários deverão encaminhar os dados de trabalhos produzidos com o auxílio do MEV para preparação de relatórios e outros documentos.
  • O descumprimento de qualquer regra associada com o equipamento poderá, a critério do responsável e da CaPGPq, gerar a suspensão do usuário.
  • O agendamento da medida implica em total concordância com as regras e responsabilidades acima estabelecidas.