CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Luciana Aparecida Farias

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Ciências pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química Ambiental, com ênfase em Análise de Traços, Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: mercúrio, meio ambiente, peixes, saúde de população e ensino de ciências. Participou em projeto de pesquisa sobre Células a Combustível, avaliando a oxidação direta de metanol e etanol, com a análise dos produtos intermediários por cromatografia gasosa. Desenvolve pesquisa que objetiva avaliar as Representações Sociais a respeito da Área Nuclear, Química Ambiental, Química Verde e Educação Ambiental. Investiga também a relação entre as práticas religiosas e a Educação Ambiental, a partir da interpretação da Lei Federal 11465/07, a qual determina a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Possui curso de produção de documentários na Academia Internacional de Cinema. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, no curso de Ciências - Licenciatura. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3004797761865074 (30/08/2017)
  • Rótulo/Grupo: DCA
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Departmanento de Ciências Exatas e da Terra. Rua Artur Riedel, 275 Eldorado 09972270 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (11) 40493300 Fax: (11) 40436428 URL da Homepage: http://www.unifesp.br/home_diadema
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2015-Atual. ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE A PERCEPCAO DE RISCO E REPRESENTACOES SOCIAIS A RESPEITO DA IMPLEMENTACAO DO REATOR MULTIPROPOSITO (RMB) EM IPERO - SP
      Descrição: O que difere um reator nuclear para fins de pesquisa daqueles construídos para geração de energia? Há motivo real para preocupação por parte da população, de um acidente na implantação de um reator nuclear para fins de pesquisa? Por outro lado, quais os benefícios que a implantação desse tipo de reator pode trazer para a população em geral? Mas e os impactos socioambientais, eles existem? Estes são questionamentos importantes a serem respondidos quando o objetivo é esclarecer a população a respeito de projetos na área nuclear, como é o caso da implantação do primeiro Reator Nuclear Multipropósito Brasileiro (RMB) no Centro Experimental Aramar, localizado no município de Iperó, São Paulo. Principalmente porque o mesmo tem o propósito de produzir radioisótopos a serem aplicados na saúde e indústria, portanto com forte apelo social. Por outro lado, é conhecido que a opinião pública a respeito da Tecnologia Nuclear mudou muito ao longo de sua trajetória, tanto do ponto de vista científico quanto político, mas é inegável que obteve mais sucesso na área da ciência do que na área política, passando por períodos de forte rejeição por parte da população, principalmente quando da proximidade de eventos negativos, como o que ocorreu em Fukushima, em 2011. No caso do RMB, apesar das audiências realizadas nos municípios de Iperó, Sorocaba e São Paulo, serem veiculadas em notícias de jornais, jornais eletrônicos, sítios eletrônicos, rede televisiva, bem como faixas com informações de data, local, horário e objetivo das audiências, localizadas nessas cidades, houve rejeição ao projeto por parte da população. E também houve pouco envolvimento das escolas da região nesse debate, o que é preocupante, pois a educação pode ter importante papel na diminuição da percepção de risco e na atitude da população com relação à temática nuclear. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar ao longo do tempo a percepção de risco e as representações sociais (RS) da população da região de Iperó, SP, com relação à implementação do RMB e se há ou não transformações nas mesmas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Farias - Coordenador / Rafaella Menezes Ayllón - Integrante / Alex de Almeida Castro - Integrante / Déborah Ines Teixeira Fávaro - Integrante.
      Membro: Luciana Aparecida Farias.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. INAC 2015, The Brazilian Association for Nuclear Energy (ABEN).. 2015.
      Membro: Luciana Aparecida Farias.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. XIII Encontro Nacional de ensino de Química. ANÁLISE FILMOGRÁFICA, O AMBIENTE E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A 'REALIDADE' INTERMEDIADA POR UMA LENTE. 2016. (Congresso).
    2. 7 Encontro Nacional da ANPPAS.Educação Ambiental e as Questões Étnicorraciais: Diálogos Possíveis para a Desconstrução de Esteriótipos Marginalizantes. 2015. (Encontro).
    3. IV SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO CONTRIBUTO NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. FARIAS, L. A.. Abordagem CTS no Ensino de Química. 2011. (Outro).. . 0.
    2. FARIAS, L. A.. Primeiro Concursos de Fotografias do Curso de Licenciatura em Ciências. 2011. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Luciana Aparecida Farias ⇔ Simone Alves de Assis Martorano (3.0)
      1. KANASHIRO, A. M. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A.. Mirongas Ambientais: reflexões sobre educação ambiental, as questões etnicorraciais e a desconstrução de preconceitos por meio de um estudo de caso. Em: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), p. 1-12, 2016.
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      2. LOURENCO, A. V. S. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ALEME, H. G. ; VINHATO, E.. CONHECENDO AS IDEIAS DOS ALUNOS DA LICENCIATURA SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA PARA REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. unico, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. FARIAS, L. A. ; KANASHIRO, A. M. ; MARTORANO, S. A. A.. Educação Ambiental e as Questões Étnicorraciais: Diálogos Possíveis para a Desconstrução de Esteriótipos Marginalizantes. Em: 7o. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2015, p. 1-12, 2015.
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    • Luciana Aparecida Farias ⇔ Ana Valeria Santos de Lourenço (1.0)
      1. LOURENCO, A. V. S. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ALEME, H. G. ; VINHATO, E.. CONHECENDO AS IDEIAS DOS ALUNOS DA LICENCIATURA SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA PARA REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. unico, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Luciana Aparecida Farias ⇔ Helga Gabriela Aleme (1.0)
      1. LOURENCO, A. V. S. ; FARIAS, L. A. ; MARTORANO, S. A. A. ; ALEME, H. G. ; VINHATO, E.. CONHECENDO AS IDEIAS DOS ALUNOS DA LICENCIATURA SOBRE CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA QUÍMICA PARA REFORMULAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR. Em: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? X ENPEC, v. unico, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40