CURSO DE CIÊNCIAS - LICENCIATURA - 2015-2017 - UNIFESP DIADEMA

Verilda Speridiao Kluth

possui doutorado (2005) e mestrado (1997) em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1973). Professora Adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP- Campus Diadema. Presidente do Centro de Formação de Educadores da Escola Básica - Campus Diadema- Unifesp - gestão 2016 - 2018. É líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Filosóficos em Educação Matemática e Interfases com outras Ciências -GPE-FEMIC e membro do Grupo de Pesquisa - FEM - Fenomenologia e Educação Matemática - UNESP desde 1996. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos - SEPQ- gestão 2011 a 2015 e sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência em docência com ênfase na Matemática, atuando profissionalmente nos seguintes ramos: ensino de álgebra e de geometria, educação matemática, pesquisa fenomenológica e suas interlocuções com outras abordagens. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6294236455477671 (05/09/2017)
  • Rótulo/Grupo: DCET
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Rua Prof. Artur Riedel, 275 Jd. Eldourado 09972-270 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (5511) 40493300 Fax: (5511) 5511404364 URL da Homepage: www.unifesp.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Matemática
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Fundamentos da Didatica Francesa e Fenomenologia: Aproximacoes e afastamentos entre as propostas de Chevallard e Husserl e seus desdobramentos
      Descrição: Projeto de pós-doutoramento junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática supervisionado por Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud. O projeto busca compreender possíveis aproximações e afastamentos entre as duas vertentes da Educação Matemática: didática francesa e fenomenologia buscando argumentações teóricas científicas e filosóficas que poderão surgir de estudos e análises das teorias de Chevallard e de Husserl, considerando que elas estão em movimento, tanto do ponto de vista de avanços teóricos através do trabalho de seus seguidores, como dos problemas educacionais, aos quais elas vão dando resposta por meio desses avanços, delineando os desdobramentos das duas vertentes. Neste contexto surgem perguntas: Haverá possibilidade de convergências dos fundamentos e nas trajetórias marcadas pelos fundamentos postos por esses autores? Desta forma, quando falamos em convergências entre as duas vertentes estamos nos referindo há possibilidade de não haver contradições que excluam possibilidades de arranjos entre as fundamentações, entre os métodos gerados a partir delas e entre os produtos de pesquisa por elas gerados. Havendo contradições: Estas são totalmente excludentes? É possível extrair das contradições elementos que alavanquem as pesquisas sustentadas pelas vertentes?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador.
      Membro: Verilda Speridiao Kluth.
    2. 2015-Atual. O pensar que se inaugura ao se estar na presenca de software educativo-matematico
      Descrição: O projeto pretende investigar a produção do conhecimento matemático no que se refere ao pensar matemático que se inaugura ao se estar na presença de software construídos com o intuito de permitir o manuseio e a expressão de um objeto matemático ou de objetos matemáticos. Quando colocamos o foco de nossa pesquisa no pensar matemático, nos referimos a algo que é produzido por sujeitos ao estar em contato com os mundos natural e cultural; e com seus semelhantes em um movimento que abrange o passado humano, preservando características do corpo de conhecimento matemático historicamente instituído. Esse projeto faz parte de um projeto interinstitucional de pesquisa intitulado A compreensão e a produção da matemática ao se estar no ciberespaço e junto ao computador e outras mídias sediado na UNESP - Rio Claro - junto ao grupo de pesquisa FEM. Endereço eletrônico: fem.sepq.org.br. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Verilda Speridião Kluth - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 1
      Membro: Verilda Speridiao Kluth.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (12)
      1. III Congresso Acadêmico da Unifesp. 2017. (Congresso).
      2. II Congresso Acadêmico - Unifesp. As TIC´s no ensino d eGeometria Plana. 2016. (Congresso).
      3. II Congresso Acadêmico - Unifesp. Ensino e Formação de Professores na Educação Básica. 2016. (Congresso).
      4. II Congresso Acadêmico - Unifesp. Compreendendo a Função Seno po rmeio do uso de TIC. 2016. (Congresso).
      5. II Congresso Acadêmico - Unifesp. Uma Proposta de uso de tecnologias bno ensino de probabilidade e estatísca. 2016. (Congresso).
      6. I Jornada de Educação Matemática. 2016. (Outra).
      7. Seminário avançado em fenomenologia e educação matemática do grupo FEM,.Estudo sobre como porpiciar uma atmofesfera ao depoente da pesquisa p/ que o fenômono conhecimento matemático aconteça no encontro do aprendiz-software. 2016. (Seminário).
      8. Seminário avançado em fenomenologia e educação matemática do grupo FEM,.Estudo sobre meditações cartesianas - Introdução à fenomenologia: primeira meditação. 2016. (Seminário).
      9. XII - ENEM.Membro da Comissão científica. 2016. (Encontro).
      10. XX EBRAPEM.Debatedor do GT 11. 2016. (Encontro).
      11. I Congresso Acadêmico Unifesp. Matemática em ação. 2015. (Congresso).
      12. VI Seminário internacional de pesquisa em educação matemática.A linguagem em Gadamer: sua imagem em uma pesuisa da educação matemática. 2015. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (6)
      1. SILVA, José Alves ; AZZALIS, Lígia Ajaime ; MARTORATTO, Simone ; KLUTH, Verilda S. ; ROSALEN, M. A. S.. III Encontro Pibid da Unifesp - Diadema. 2015. Outro
      2. KLUTH, V. S.. III-Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. 2006. (Outro).. . 0.
      3. KLUTH, V. S.. II Ciclo de Debates em Educação. 2006. (Outro).. . 0.
      4. KLUTH, V. S.. II - Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. 2004. (Outro).. . 0.
      5. KLUTH, V. S.. Jornada de Educação Matemática. 2001. (Outro).. . 0.
      6. KLUTH, V. S.. Encontro Formação de Educadores. 1997. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Verilda Speridião Kluth ⇔ Patricia Rosana Linardi (2.0)
        1. LINARDI, P. R. Parecerista de trabalhos- VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015.
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        2. KLUTH, V. S.; LUCIANECERICATO, I. ; CORDEIRO, D. S. ; LINARDI, P. R. ; POMMER, W. M. ; CASTILHO, T. N. ; BERTINI, L. F.. Introdução a fundamentos de pesquisa sobre a prática docente. 2015. Curso de curta duração ministrado/Extensão
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      • Verilda Speridião Kluth ⇔ Tiago Nunes Castilho (1.0)
        1. SCHARAN, S. M. ; KLUTH, V. S. ; CASTILHO, T. N.. A didática francesa em sala de aula na transição da aritmética para a álgebra. A pesquisa da prática docente na formação continuadad de professores:oscaminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: Kluth V. S., Vários autores. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. : mais editora. 2016.v. 1, p. 15-39.
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    (*) Relatório criado com produções desde 2015 até 2017
    Data de processamento: 19/09/2017 16:46:40