Docente do Departamento de Ciências Ambientais participa de Globo Reporter especial sobre a biodiversidade da mata atlântica do sudeste do Brasil e apresenta sua pesquisa com muriquis selvagens, um primata criticamente em perigo de extinçaõ. Globo Repórter: sexta feira dia 24/04/2020
O Globo Reporter desta semana apresenta como tema a biodiversidade da Mata Atlântica. O muriqui é um primata que só vive na Mata Atlântica do Brasil. É o maior primata não humano do continente americano e vive pacificamente na copa das árvores altas destas florestas. Utilizam sua longa cauda preensil para se movimentar entre a captura da sua dieta herbívora rica em frutos e folhas, e episódios de interação social que reforçam de forma cotidiana os laços sociais entre os membros do seu grupo. Entre diversas características de ecologia e comportamentos muito peculiares, destacam-se a alta frequência de abraços, a ausência de competição por recursos alimentares e ausência de disputa por parceiros sexuais , características estas que conferiram aos muriquis o nickname de ‘macacos hippies da floresta.
As atividades interdisciplinares de pesquisa dos muriquis-do sul no Estado de São Paulo são coordenadas pelo docente Mauricio Talebi, Professor Associado I do Departamento de Ciências Ambientais, Laboratório de Ecologia aplicada a Conservação da Natureza (LECON) e é orientador no Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental Integrada do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema. Atua em uma perspectiva holística na área de Biologia da Conservação de Primatas da Mata Atlantica, políticas públicas de conservação de espécie, e mais recentemente está interessado no tema de justiça econômica para comunidades do entorno de unidades de conservação onde as últimas populações de muriquis são encontradas. Busca em sua atuação promover oportunidades aos discentes da UNIFESP para uma formação transdisciplinar para a resolução de problemas complexos aplicados a conservação de primatas e de seu habitat, a Mata Atlântica.
Saiba mais sobre os muriquis no Globo Reporter nesta sexta feira dia 24/04/2020