O Laboratório de Paleoecologia e Ecologia da Paisagem (LPE) é integrante da unidade de pesquisa José de Filippi do Intituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas do Campus de Diadema da Universidade Federal de São Paulo, inaugurado em 2010. O LPE realiza pesquisas nas áreas de paleoecologia, ecologia e ecologia da paisagem, com foraminíferos, tecamebas, ecologia de comunidades, manguezais, estuários, qualidade da água, reservatórios e estudos palinológicos do Quaternário e atual. O LPE possui uma palinoteca, resultante de estudos de chuvas polínicas em áreas de domínios da Floresta Ombrófila Mista (FAPERGS, processo n. 00/1972.8) e Floresta Ombrófila Densa, (MCT/CNPq 02/2006 - Universal, processo: 476099/2006-4). Bolsitas do Programa de Educação Tutorial participam dos projetos do laboratório e na implementação da palinoteca. O LPE abriga docentes integrantes do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada (PPGAAI), compartilhado entre os campi Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e Baixada Santista (Instituto do Mar), cuja proposta é integrar docentes e alunos de áreas distintas de conhecimento no exercício da interdisciplinaridade e na compreensão da complexidade das questões ambientais (http://ppgaai-unifesp.webs.com), assim como docentes colaboradores que desenvolvem projetos nas áreas de paleontologia e ecologia da paisagem e integram programa de Pós Graduação Ecologia e Evolução da Unifesp. (http://www2.unifesp.br/home_diadema/posgrad/ecoevo/).

Docente responsável

ALuisa.jpg

Profa. Dra. Ana Vietti Bitencourt

Projetos em andamento:

2018 - Atual: Atlas Ambiental de Diadema, Descrição: O projeto Atlas Ambiental do Município de Diadema é um projeto promovido pelo Departamento de Ciências Ambientais do Campus Diadema da Unifesp em colaboração com a Prefeitura Municipal de Diadema. Tem como objetivo possibilitar o acesso às informações e dados sobre ao meio ambiente, visando orientar às atividades de Gestão Ambiental do município. Objetiva reunir o estado da arte do conhecimento que descreve e explica as dinâmicas dos sistemas natural, construído, humano/social e político do município. O sistema de informações geográfica (SIG) será a metodologia norteadora do projeto, acompanhados de sistema de gerenciamento de banco de dados espacias que permitam o armazenamento, a análise, a manipulação e a edição de dados geográficos, associados a metodologias de representação e identidade visual, gerando o atlas. O projeto envolverá uma equipe inter e multidisciplinar entre docentes, alunos e técnicos da Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema e funcionários e técnicos da Prefeitura Municipal de Diadema e de outros órgãos colaboradores como o IBGE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luisa Vietti Bitencourt - Coordenador / Claudio Benedito Batista Leite - Integrante / João Alexandrino - Integrante.

2017 - Atual: Precipitação polínica em diferentes níveis da atmosfera: relação com a vegetação local e aportes anemófilos a longas distância, Descrição: Estudos de chuva polínica na porção sul da região metropolitana de São Paulo vem sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Palinologia e Ecologia da Paisagem. A coleta do material foi realizada em superfície, com o posicionamento de coletores a cerca de 40 cm do solo, abrangendo um transecto entre o Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI), Campus Diadema da Unifesp e Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual Serra do Mar. As análises do Núcleo Itutinga-Pilões identificaram a ocorrência de diversos tipos de esporos de fungos e de monilófitas, além de variados grãos de pólen de gimnospermas e angiosperma. Entre as angiospermas destaca-se a presença na região de grãos de pólen exótico da família Betulaceae, que é de origem andina. A presença desses grãos de pólen é bastante comum em sedimentos Quaternários nas regiões sul do Brasil, sendo considerados como resultantes da dispersão anemófila a grandes distâncias. A partir desses resultados, o presente projeto objetiva caracterizar a distribuição vertical da chuva polínica para as diferentes estações do ano e investigar a influência da variabilidade das condições atmosféricas sazonais, em particular a influência das correntes atmosféricas na dispersão do grão de pólen de Betulaceae a partir da Cordilheira dos Andes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Luisa Vietti Bitencourt - Coordenador / Nilton Évora do Rosário - Integrante.

Publicações recentes:

• RODRIGUES, Eliana ; LAGO, JOÃO H.G. ; SANTOS, JULIANA DE F.L. ; BITENCOURT, ANA LUISA V. . Nests of - caba-leão- wasps ( Sceliphron sp., Sphecidae) used in traditional medicine by riverine communities of the Jaú and Unini Rivers, Amazon, Brazil: ethnopharmacological, chemical and mineralogical aspects. Revista Brasileira de Farmacognosia-Brazilian Journal of Pharmacognosy , v. 8, p. 125-160, 2018.

• SILVA, BIANCA MEDEIROS CAMARGO ; CORRÊA, ANGELA MARIA DA SILVA ; DA LUZ, CYNTHIA FERNANDES PINTO ; BITENCOURT, ANA LUISA VIETTI . Modern pollen fall in the Itutinga-Pilões Unit (Parque Estadual Serra do Mar), SP, Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE BOTÂNICA (IMPRESSO) , v. 40, p. 565-581, 2017.

• BITENCOURT, A. L. V. . Palinoteca do Laboratório de Paleoecologia e Ecologia da Paisagem da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema (UNIFESP), São Paulo, Brasil. Boletín de la Asociación Latinoamericana de Paleobotánica y Palinología , v. 15, p. 19-25, 2015.

Contato:

Laboratório de Paleoecologia e Ecologia da Paisagem