Arthur Chioro, Jorge Harada e José Luiz do Amaral foram laureados com medalha nomeada em homenagem ao catedrático e um dos fundadores do Departamento de Medicina Preventiva da EPM

Uma importante solenidade marcou o reconhecimento da excelência na atuação no campo da gestão pública da saúde para três grandes nomes da Escola Paulista de Medicina: o professor Ademar Arthur Chioro dos Reis, o médico Jorge Harada, ambos do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e o professor José Luiz Gomes do Amaral, do Departamento de Cirurgia da EPM, foram agraciados com a Medalha de Honra e Mérito de Gestão Pública em Saúde "Walter Leser".

A homenagem, realizada na histórica Sala São Paulo no dia 16 de outubro, aconteceu durante a celebração do 35º aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), condecorando importantes nomes da saúde pública que se destacaram por suas contribuições para o desenvolvimento do SUS. Essa honraria reconhece a excelência de suas contribuições na gestão pública da saúde e destaca a importância da colaboração e dedicação no setor da saúde, garantindo um sistema mais inclusivo, eficiente e acessível para todos os cidadãos. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas, o governador Tarcísio de Freitas, o secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, e o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Renilson Rehem.

Walter Leser foi um dos fundadores do departamento onde Arthur Chioro e Jorge Harada atuam, o Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp. Imagem: Governo do Estado de SP

 

Medalha "Walter Leser" - Criada há 15 anos, através do Decreto nº 53.337 de 21 de agosto de 2008, a honraria é nomeada em homenagem ao sanitarista brasileiro Walter Sidney Pereira Leser, que faleceu em 2004. Leser assumiu a posição de catedrático de Higiene na Escola Paulista de Medicina em 1942. Em 1961, foi um dos fundadores do Departamento de Medicina Preventiva da EPM, junto com os professores Roberto Baruzzi e Magid Yunes. Desde cedo, Walter Leser demonstrou interesse na avaliação objetiva dos alunos na EPM, o médico foi o responsável pela introdução dos testes de múltipla escolha no país. Além disso, ele foi um dos fundadores da Fundação Carlos Chagas e ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde de São Paulo de 1967 a 1970. Como médico sanitarista atuou no ensino, na pesquisa e na extensão.

  

Homenageados

Arthur Chioro recebe a medalha do governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, e do prefeito da capital, Ricardo Nunes

Arthur Chioro - Graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos em 1986, com residência em Medicina Preventiva e Social (Unesp, 1988), mestre em Saúde Coletiva (Unicamp, 2001), doutor em Ciências (Unifesp, 2011). Atualmente, professor Adjunto no Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp. É membro do Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol). Possui experiência em cargos públicos, tendo atuado como secretário Municipal de Saúde de São Vicente/SP (1993 a 1996) e de São Bernardo do Campo/SP de (2009 a 2014). Além disso, foi eleito presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) por três mandatos. Também desempenhou a função de diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003 a 2005) e ocupou o cargo de Ministro de Estado da Saúde (2014 a 2015). Desde março de 2023, assume a presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação. 

Jorge Harada durante sua condecoração, concedida pelo governador Tarcísio de Freitas, pelo secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, com a presença do prefeito da capital, Ricardo Nunes

Jorge Harada - Possui diploma de graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, obtido em 1983, e completou seu mestrado em Pediatria na mesma instituição em 1993. Sua experiência profissional abrange diversas áreas da Medicina, com foco em Pediatria e Saúde Coletiva, onde se concentra em temas como Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Bem-estar Infantil, Cidadania e Administração de Serviços de Saúde. Tem experiência significativa em Gestão Pública da Saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi secretário municipal de saúde de Embu das Artes, membro da diretoria do Conselho de Secretaria Municipal de Saúde (Cosems-SP), atuou no Ministério da Saúde, e hoje está como coordenador do núcleo da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) na Unifesp.

José Luiz Gomes do Amaral -  Graduado em Medicina pela EPM/Unifesp, em 1976. Especialista em Anestesiologia, desde 1979 e Medicina Intensiva, desde 2000. Mestrado, em 1981 e Doutorado, em 1987, em Cirurgia Vascular, Cardíaca, Torácica e Anestesiologia pela EPM/Unifesp. Livre-Docente na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 1990. Presidente da Associação Paulista de Medicina, gestões 1999/2002; 2002/2005; 2017/2020; e 2020 - atual. Membro Titular da Academia de Medicina de São Paulo desde 2002, da Academia Cristã de Letras de São Paulo, desde 2007 e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, desde 2011. Membro Titular Honorário Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 2013. Presidente da Associação Médica Brasileira, gestões 2005/2008 e 2008/2011. Presidente da Associação Médica Mundial/World Medical Association, gestão 2011/2012. Pró-Reitor de Planejamento da Unifesp, em 2011/2012. Responsável pelos Centros de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira no Hospital São Paulo. Membro da Academia Nacional de Medicina desde 2014. Membro do Conselho Consultivo da Fundação de Medicina de 12/ jun/2012 a 11/ jun/2016.

Imagens dos homenageados: Comunicação/Governo de SP