1. Programação prevista  

O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27/03/2024, sempre no intervalo entre aulas dos turnos vespertino e noturno, das 18:00 às 19:00, no saguão da Unidade Carvalho de Mendonça e em salas de aula.

No primeiro dia (25/03) será feito uma exposição sonora de poesia no saguão Carvalho de Mendonça, gravada previamente pelo grupo do PodCast Canôa.

Ao longo das semanas anteriores ao evento, a comunidade da Unifesp-BS será convidada a participar das gravações No segundo dia (26/03) será montado um varal de desenhos e pinturas, após uma oficina de aquarela.

No terceiro dia (27/03) será realizada uma sessão de atividades do projeto Sealegre, consistindo na exposição dos produtos artísticos recebidos e das intervenções realizadas pela comunidade nas cartolinas distribuídas no prédio ao longo da semana.

O projeto de extensão Sealegre participará da UMA recebendo trabalhos artísticos da comunidade unifespiana digitalmente e também irá disponibilizar cartolinas ao lado de seus banners de divulgação. O Sealegre é um projeto que espera unir arte e bem-estar ambiental. Dessa forma, no dia 27/03 serão expostos e debatidos os produtos estéticos recebidos e as intervenções produzidas dentro dessa temática. As regras de inscrição para envio dos materiais artísticos serão divulgadas pelas mídias sociais do projeto. 

 

Cartaz

Após uma sequência de edições online, motivadas pela pandemia de COVID-19, a Unifesp Mostra sua Arte (UMA) vai contar somente com atividades presenciais nessa edição. Acredita-se que a volta ao presencial vai trazer o caráter intimista e de conexão que é característico das interações artísticas experimentadas antes da pandemia. A UMA configura um importante espaço para encontros entre a comunidade acadêmica e ajuda a pensar em uma universidade mais aberta, ampla e conectada.

  1. Objetivo geral (Plano de Cultura da Unifesp)

Ampliar e institucionalizar os espaços para a cultura na Unifesp de maneira contínua, sustentável, democrática e transparente, contemplando as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, conforme preconiza o atual Plano Nacional de Cultura, valorizando a diversidade cultural e os direitos culturais da população, e combinando programações pontuais com investimentos de longo prazo, como infraestrutura e capacitação. 

  1. Objetivo específico

Para atingir o objetivo geral exposto acima foram traçados os seguintes objetivos específicos:

- Estreitar a relação entre docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados através da arte e cultura;

- Realizar exposição sonora de poesia, por meio da colaboração com o projeto de extensão PodCast Canoa, incentivando a comunidade universitária a participar da gravação de um episódio sobre poesias/poemas sobre o mar (Cultura Oceânica);

- Conduzir um mini-curso de pintura em aquarela tendo como modelos elementos da Cultura Oceânica a serem expostos na Unidade Acadêmica II da Unifesp-BS, do IMar;

- Incentivar, através de ações do projeto de extensão Sealegre, a participação e estimular a produção criativa de usuários da Unidade Acadêmica II da Unifesp-BS, do IMar, (discentes, docentes, técnicos administrativos em educação e funcionários terceirizados) para usufruírem e desenvolverem habilidades artísticas paralelas às de suas atividades cotidianas específicas;

- Desenvolver, no contexto do Sealegre, ações expressivas de diferentes linguagens estéticas, especialmente visuais, em ambientes de mobilidade e acesso desse prédio, voltadas à diminuição da fadiga mental e o estresse; e

- Colaborar, em sintonia com o Sealegre, para um sentimento de pertencimento positivo, em estudantes, docentes, técnicos administrativos em educação e funcionários terceirizados, de um espaço acadêmico com elementos estéticos de identidade ambiental.

  1. Justificativa

A proposta se justifica pela sua exequibilidade e efetividade, por ser baseada em materiais simples e de baixo custo, logo, sua realização não apresenta grandes entraves. Por outro lado, ao manter atividades com produtos permanentes no saguão da Unidade Carvalho de Mendonça, espera-se um incentivo à mobilização de toda comunidade para a participação no evento.