Cat 3

 

Resultado do concurso cultural temático "Unifesp Mostra sua Arte - UMA 2021 - Cultura e Memória" na categoria 3 Imagem em movimento.

 

1º lugar - Mauro Messias Bueno 

A música é uma das mais antigas formas de expressão da memória da humanidade e uma importante construção cultural que uma sociedade pode ter, no minidoc mostramos o Maestro Mauro Messias que contribui para a cultura musical de Jacareí-SP há 40 anos, desde a criação da Fanfarra Municipal na década de 80 até hoje com a Orquestra Sinfónica Jovem, um dos maiores marcos de memória e cultura da cidade.

 

2º Lugar - ATEMPORAL 

 

ATEMPORAL é um convite à reflexão sobre a liberdade e a existência das mulheres, principalmente sobre as mulheres afegãs. Silenciadas por normas que condicionam toda a sua existência: sobre trabalho, relacionamentos, comportamento e lazer, as mulheres afegãs durante décadas e muitas vezes durante toda a sua vida, são condicionadas as ideias do clã fundamentalista islâmico. O futuro das mulheres no Afeganistão demonstra-se aterrador, sombrio e sem perspectivas de igualdade de gênero, ainda mais quando potências mundiais capitalistas se colocam entre as decisões e a orquestragem do país. Diariamente o medo se consome pelo autoritarismo, desrespeito e ignorância. Entretanto, enquanto houver mobilizações, reflexões e coragem, há esperança para tornar o futuro das mulheres como elas sempre mereciam: com respeito, oportunidades e donas de si.

 

3º Lugar - Somos Muitas 

 

"Somos Muitas”, muitas mulheres que, através de suas práticas cotidianas de fé resgatam conhecimentos de suas antepassadas, retomam saberes e ressignificam a concepção de si mesmas a partir do contato com a sabedoria ancestral feminina. A relação com o sagrado aparece nos registros de rezas e rituais diários dessas muitas mulheres, evidenciando entre todas elas a conexão com a natureza através da ‘Deusa Mãe Terra’. A presente produção reuniu registros de imagens dos últimos dois anos de amigas que participam do mesmo círculo de mulheres “A Deus Está na Terra”, também chamado de Sagrado Feminino. É possível identificar diferentes momentos ritualísticos de rezas à espiritualidade de linhagens femininas, às quais as personagens reverenciam. Muitos saberes da cosmologia ancestral feminina são resgatados nesta produção, entre elas, as avós curandeiras e benzedeiras; o uso de oráculos; a conexão com o fogo sagrado e sua magia; as tendas lunares, onde as mulheres se reuniam; altares naturais com ofertas de grãos diretamente na terra; músicas de rezo em tambores; rezos com o cachimbo sagrado de origem indígena, juntamente com a medicina do tabaco. As gravações aconteceram de forma individual, seguindo um roteiro de acordo com a prática de cada participante."

 

4º Lugar - Refrescando a memória: a pandemia ainda não acabou, mas o sangue está chegando ao fim 

 

Ação em vídeo de curta duração cujo objetivo é conscientizar a comunidade em geral sobre a importância da doação de sangue. A COVID-19 assolou o mundo, causando muitas mortes e a necessidades de vários tratamentos às pessoas em estágio grave. As medidas de distanciamento social são importantes, porém, causaram sensível diminuição de doadores. O vídeo busca "Resfrescar a Memória: A Pandemia ainda não acabou! Mas o estoque de sangue está chegando ao fim".

 

5º Lugar - Metodologias da presença: Planta 

Metodologias da Presença foi um projeto de extensão desenvolvido de Novembro de 2020 a Fevereiro 2021 com interface na disciplina de Pós-graduação, no acontecimento COVID-19 e na pesquisa desenvolvida pelos pesquisadores do Laboratório Corpo e Arte da Unifesp (Conrado Federici, Flávia Liberman e Marina Guzzo). Algumas perguntas nos instigavam... Seria possível ativar presença? Como fazê-lo? Afinal, para quê e por que fazê-lo nesta época em que vivemos? O que poderia significar presença e sua miríade de significados e qualidades? 'Estar' presente é diferente de 'ter' presença? Quando se sente que se está presente? Quando se sente que o outro está ausente? E o inverso? Assim, o projeto se tratou de uma plataforma remota de criação e invenção, para encorajar os participantes a produzir e compartilhar exercícios artísticos dentro de temas propostos, sendo um deles “Plantas” e suas ativações de presença, sejam no presente, passado ou futuro. Ativar presença também é ativar a memória.

 

#Uma2021 #UnifespMostraSuaArte2021 #cultura #arte #ProecUnifesp