mesa 2

Semana Unifesp Mostra sua Arte: Cultura e Memória

Mesa 2
19/10 - Arte e Tecnologia
Arte e tecnologias: como pensar e fazer mundos a partir dos dispositivos que se colocam como opção de expressão, comunicação e troca em tempos de isolamento? Como suas falhas, ruídos e exclusões apontam um lugar interessante para o entendimento do nosso tempo? Quais os apontamentos e sobreposições de tempo se colocam para as relações estéticas e políticas nessas interações humano/não-humanos?
Giselle Beiguelman é artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É autora de Políticas da inagem: Vigilância e resistência na dadosfera (UBU Editora, 2021); Memória da amnésia:políticas do esquecimento (Edições Sesc, 2019) e de vários livros e artigos sobre a cultura digital. Pesquisa as estéticas da memória e ativismo na sociedade em rede. Suas obras artísticas integram acervos de museus no Brasil e no exterior, como ZKM (Alemanha), Jewish Museum Berlin, e Pinacoteca de São Paulo, entre outros. desvirtual.com
Rodrigo Savazoni é escritor, realizador multimídia, pesquisador e gestor cultural. É diretor-executivo do Instituto Procomum, pelo qual, entre outras iniciativas, idealizou a criação da escola de artes e comunidades A Colaboradora. É mestre e doutorando em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC).
Vinicius Spricigo é professor adjunto do Departamento de História da Arte da UNIFESP. Realizou pesquisa de pós-doutorado junto ao Research Centre for Transnational Art Identity and Nation da University of the Arts London (2019-2020) e contribuiu, entre outros textos publicados, para os livros The Biennial Reader e German Art in São Paulo, ambos pela Hatje Cantz.
A Semana Unifesp Mostra sua Arte (UMA) ocorre anualmente em todos os campi da Unifesp desde 2015, tendo contado em suas edições com diversos tipos de expressões culturais. Em 2021, o evento acontecerá de forma remota. Além do Concurso Cultural: Cultura e Memória, a programação contará com cinco mesas de discussão que tratarão de diferentes temas relacionados à cultura, compostas por artistas e pesquisadores/as da área.
...
▶️Transmissão pelos nossos canais no YouTube:
Youtube da ProEC - https://www.youtube.com/watch?v=XFpsZKTvSYM
YouTube da Unifesp - https://www.youtube.com/watch?v=1TMfzLecuhU